Carreira

Ξ Deixe um comentário

Como construir um caminho sólido e se tornar freelancer profissional

publicado por Freelancer.com

Figura - Como construir um caminho sólido e se tornar freelancer profissionalConfira as principais recomendações da plataforma Freelancer.com para se tornar um freelancer profissional.

O ano de 2017 foi bastante movimentado para os trabalhadores brasileiros. A taxa de desemprego no país atingiu no último trimestre, 12,7 milhões de pessoas, segundo o IBGE. Além disso, as várias mudanças na CLT fizeram muitos brasileiros procurarem outras alternativas, seja pela oportunidade de trabalhar com um hobby ou para ganhar experiência em uma nova área, além de complementar a renda. Neste contexto, para 2018, estima-se que o trabalho freelancer cresça ainda mais.

O formato de trabalho freelance permite que você tenha mais tempo para investir em coisas que gosta, porém, exige um planejamento estratégico para estruturar um bom plano de negócios e ter sucesso nesta carreira. Tudo requer muita organização, tendo os procedimentos necessários bem estruturados e organizados.

É importante considerar o uso de ferramentas que gerem produtividade, uma vez que você precisará primar pelo bom relacionamento com seus clientes, conciliando com outras atividades, como demandas, reuniões, entregas de conteúdos e projetos, prazos, visitas e outros processos diários. Separe algumas horas para entender como essas tecnologias funcionam. Procure se familiarizar com elas. Da mesma forma, desenhe um planejamento para cada projeto, crie tarefas para si mesmo em diferentes datas e organize-se para dedicar algumas horas para cada cliente, evitando perder tempo e conflitos entre suas demandas.

Ainda, repensar sobre seus serviços e preços anualmente é uma boa oportunidade para se atualizar no mercado. Tire um tempo também para olhar com calma tudo o que fez no último ano, elimine tarefas que não fazem mais sentido e crie uma lista mais concisa de serviços a oferecer para seus clientes. Isso irá mantê-lo mais focado em suas principais habilidades e com certeza irá eliminar boa parte do estresse em entregar projetos tão diferentes entre si para seus clientes.

Um dos mais comuns e difíceis problemas que todos os freelancers enfrentam é manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Grande parte do tempo em que este tipo de profissional trabalha é dentro de casa, por isso o ambiente faz toda a diferença. O estereótipo de trabalhar de pijama, acordar e logo pegar o computador ou trabalhar “jogado” no sofá costuma não ser nada produtivo. A melhor recomendação, neste sentido, é para que o freelancer acorde e tenha hábitos de como se fosse sair, tome um banho, um bom café da manhã e tenha um espaço simples, mas que seja seu espaço de trabalho, com horário de entrada, almoço e saída. Outra coisa importante é programar as férias ao longo do ano. Procure viajar, conhecer lugares novos e descansar. Isso alimenta a alma e renova as energias para dar continuidade ao trabalho.

Para otimizar o seu alcance e suas prospecções, recorra a plataformas e tecnologias como o Freelancer.com, para ajudá-lo a receber novas demandas, clientes e projetos.

Bons negócios.

  •  
    20
    Shares
  • 18
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Fundado em 2009 e quatro vezes vencedor do WebbyAwards, o principal prêmio internacional de excelência na Internet, o Freelancer.com é a maior plataforma de outsourcing e crowdsourcing do mundo, e conecta mais de 13 milhões de profissionais independentes em todo o mundo, especializados em diversas áreas como: TI, internet, marketing, comunicação, engenharia, ciências, entre outras. O portal já foi responsável por mais de 6 milhões de projetos, movimentando cerca de US$ 1,5 bilhões. O Freelancer.com é ideal para pequenas empresas que buscam atender demandas de trabalhos sem ter que contratar em período integral. Para mais informações, acesse: www.freelancer.com.

Freelancer.com

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.