Gerência de Projetos

Ξ 3 comentários

Ferramenta gerencial: Gantt Project

publicado por Cleyton dos Santos Sousa

Precisa de uma ferramenta para elaborar um cronograma, sendo opensource, de fácil instalação, leve e usual, Gantt Project pode ser essa ferramenta, que pode ser executado no Windows, Linux e Mac OS.

Em uma entrevista, perguntaram qual era minha opinião da melhor ferramenta gerencial, respondi:

A que temos no momento, a melhor será a ferramenta que a estrutura corporativa oferece e principalmente, depende muito da utilização e empenho dos usuários. Tenho preferencia que visualizem as informações em gráfico, ficando mais fácil o entendimento das informações, uma das maneiras de exibir um cronograma graficamente seria através do Gantt. Temos varias ferramentas que realizam isso, mas como não existe nenhuma licença na corporação, vamos trabalhar com o Gantt Project que além de atender os requisitos necessários é freeware.

Gannt Project foi desenvolvido por universitários na França, baseado em linguagem Java, onde como o próprio nome já diz, destaca a visualização dos agendamentos das tarefas em diagrama de Gantt, verifica o desenvolvimento das tarefas em gráficos de barras horizontal, diferenciando as cores do tempo sugerido das tarefas ao o tempo real.

Essa técnica de diagrama de Gannt foi criada por Henry Gantt no início do século, com o objetivo militares, na construção de navios durante a guerra.

10 dicas de utilização do Gantt project:

1) Conhecendo o Gantt Project.

Os menus são simples, com poucas opções, com isso facilita a utilização e memorização, na barra de ferramentas estão somente as principais ações, na Guia Gantt, exibe o Gantt do projeto e na guia pessoa (poderá ter uma terceira se necessário, abaixo será apresentado) são os recursos do projeto.

As setas de navegação das tarefas ou dos recursos, permitindo movimentar a tarefa ou o recurso para cima ou para baixo ou fazer endentação neles. As grades que exibem o cronograma da maneira tradicional e a direita visualiza o cronograma através do Gráfico de Gantt, se necessário editar, basta clicar com o botão direito, por exemplo, podemos inserir uma nova coluna ou excluir.

 

Tela inicial do Gantt

Figura 01: Exibe a tela do Ganttproject

.

2) Criando uma nova tarefa

Basta ir a Tarefa e selecionar a opção nova tarefa ou se preferir ctrl+T.

3) Inserindo novo recurso

O novo recurso será a nova pessoa no projeto, para inserir acesse o menu pessoa e escolha a opção nova pessoa, ou clique na guia pessoas e depois no ou use a tecla de atalho Ctrl+H, indicando o nome do recurso, contatos dele e função, na opção férias, podemos inserir o tempo de férias.

4) Arquivos do Microsoft project

Permite importar arquivos do Microsoft Project ou ate mesmo TXT, em menu arquivo escolha a opção importar.

5) Exportando imagens, relatórios e arquivos

Além de possibilitar a exportação de arquivos de imagem (jpg ou png), permite relatório pdf ou html e exportar como arquivo do Microsoft Project, basta acessar em menu arquivo e escolher a opção exportar.

6) Configurações das opções

As opções que podem ser configuradas:

  • Gráfico de Gantt: detalhes da grade, tarefas, vinculo das tarefas e quais serão as cores das barras utilizadas no gráfico.
  • Diagrama de pessoas: definir as cores do diagrama das pessoas.
  • Ftp: configurar a publicação via ftp do projeto.
  • Projeto: (defina o nome, organização o link de acesso e uma descrição sobre o projeto).
  • Geral: configuração dos parâmetros de interface, a aparência e o idioma.
  • Exportação: permite indicar quais as propriedades e quais as informações terá em um arquivo.
  • Pessoa: permite indicar ID e novos cargos dos recursos.

Para acessa, vai em menu editar e acesse a opção configurações

7) Usando gráfico de Pert

Program Evaluation and Review Technique: utilizado para planejar, analisar e monitorar projetos. Para acessar, vai ao menu exibir e escolha a opção gráfico de Pert.

8) Importando contato:

Com intuito de utilizar uma lista de recursos já criada em projetos anteriores, basta acessar menu pessoa e escolha a opção importar pessoas, poderá escolher formato do arquivo em Gantt Project ou XML.

9) Acesso no servidor:

Com a necessidade de compartilhado do arquivo do projeto para os membros da equipe, com isso grave em um servidor, para fazer isso acesse menu projeto, escolha a opção servidor Web e escolha a opção Salvar, insira um path, usuário e senha.

10) Caminho critico:

Para definir quais tarefas que não terão margens de atraso, selecione a tarefa e clique no botão caminho critico , o ultimo botão da direita para esquerda.

  •  
    2
    Shares
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

CIO, autor, colunista, professor. Contato: cleyton_sousa@yahoo.com.br e twitter: @cleyton_keu

Cleyton dos Santos Sousa

Comentários

3 Comments

  • Muito bom, excelente ferramenta.
    Simples, direta, eficaz.

  • Preciso de um gráfico de Gantt para instalar em um servidor, de modo a que todos os componentes da equipe possam acessá-lo.

    Aldo

  • Excelente ferramenta, mas não entendi bem como colocar a tarefa sob a função caminho crítico.
    Grata!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes