Em 1983 quando iniciei o meu mestrado em Ciência da Computação na USP as linguagens de programação eram poucas e trabalhosas. Algol, Cobol, Basic e Assembler eram as mais usadas e demandavam horas de trabalho para obtenção de pequenos resultados.
Com a evolução do hardware, sistemas operacionais, interface gráfica e a introdução de novas linguagens este ambiente se tornou vasto e complexo.
A grande duvida de um programador nos dias de hoje é qual linguagem mais apropriada ira utilizar para o desenvolvimento da aplicação desejada.
Os grandes fabricantes de software como a Microsoft, Oracle, Google e Apple disputam este mercado e fornecem softwares de desenvolvimento gratuitos cada vez mais interessantes atraindo vários programadores para a sua plataforma.
O Google criou um site que disponibiliza a sua ampla plataforma de desenvolvimento incluindo o sistema operacional Android, a Apple com a sua plataforma de desenvolvimento voltada exclusivamente aos seus produtos e acreditando na venda dos produtos através da Applestore, a Oracle, além do seu banco de dados campeão, tem o Java como a sua bandeira de desenvolvimento e a Microsoft, tradicional em venda de ferramenta de desenvolvimento, também esta oferecendo alguns produtos gratuitos aos desenvolvedores para que as aplicações continuem necessitando da sua plataforma de software.
O que me chamou atenção nos últimos tempos foi às redes sociais trazendo ferramentas de desenvolvimento que integram as aplicações e possibilitam o acesso e divulgação dos seus softwares aos milhões de usuários. O Facebook disponibiliza algumas ferramentas (APIs) de fácil implementação e integração com as aplicações WEB existentes.
Se você tem interesse em conhecer alguma destas plataformas de desenvolvimento, acesse:
- Microsoft: Visual Studio 2010 Express em: https://spreadsheeto.com/visual-studio-community/
- Oracle: Java Developer: http://www.oracle.com/technetwork/java/index.html
- Google: Google Code: http://code.google.com/intl/pt-BR/
- Apple: Developer : http://developer.apple.com/
- Facebook: Web social: http://developers.facebook.com/
Materia importante, clara e bem escrita. Quero parabenizar o autor e dizer que precisamos de esclarecimentos sempre desta forma, acessiveis ao leigo.