TI CorporativaGestão de PessoasFalta de franqueza nas entrevistas

Falta de franqueza nas entrevistas

-

Figura - Falta de franqueza nas entrevistas

Quantas pessoas você conhece que se decepcionaram com a empresa em que ingressaram após um, dois ou seis meses de trabalho? Eu conheço algumas e considero essa quantia bem expressiva.

Sinceramente, não entendo porque os entrevistadores insistem em mentir e vender uma empresa imaginária durante o processo seletivo. No fim das contas, eles conseguem contratar o profissional que desejam, mas isso não basta, pois, quando este conhece a realidade da empresa geralmente se decepciona e logo procura por algo melhor e saí da empresa.

Não seria mais lucrativo ser sincero? Falar dos reais problemas que existem como excesso de horas extras, processos precários, atividades extras ao cargo e tantos outros problemas.

Se após expostos todos esses pontos críticos, o entrevistado mesmo assim aceitar a proposta, tudo fica mais fácil, transparente e sem falsas expectativas – o que evita um futuro mal estar entre o funcionário e a empresa.

Nas entrevistas procuro ser sempre o mais franca possível quanto as minhas qualidades e, principalmente, quanto aos meus defeitos, às atividades que exerço e aquelas que não desempenho, pois, estão fora do meu skill e/ou interesse.

Algumas pessoas me criticam, pois, dizem que assim passo a imagem de alguém exigente e seletiva, mas não vejo problema algum. Afinal de contas sou exatamente isso: seletiva, exigente e perfeccionista.

Sempre quando vou entrevistar alguém procuro expor os pontos positivos e negativos da empresa, da equipe e do cargo. Elaboro algumas questões comportamentais que me ajudam a identificar como o entrevistado se comportaria nessas situações problemáticas.

Outra dica bacana é coletar opiniões na sua rede sobre a futura empresa a aceitar a proposta, analisar o perfil dos funcionários nas redes sociais, solicitar passar um dia na empresa para sentir o ritmo da empresa e da equipe. Tudo isso pode mitigar o risco de assumir um cargo em um lugar que não seja exatamente o que você procura ou aquilo que lhe foi vendido na entrevista.

Pesquise, informe-se e fale com as pessoas para evitar cair em uma furada.

Mas, se já estiver caído na armadilha, volte a olhar o mercado, não se acomode com a situação atual, utilize as dicas apresentadas e siga seu caminho.

Sucesso na trajetória!

Carolina Souzahttp://conversasinteligentes.wordpress.com/
Especialista em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Requisitos. Com doze anos de experiência em TI, atuando na área de desenvolvimento de software nos setores público e privado, em projetos de médio e grande porte.

1 COMMENT

  1. Olá Bruno,

    Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do texto.

    Concordo contigo, a falta de franqueza é ruim em ambos os lados, tanto do entrevistador quanto do entrevistado porque ao constatar a realidade essa sensação de querer pular do barco só aumenta e gera um desgaste absurdo para todos.

    Abraços.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you