Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Facebook X Instagram: as redes sociais e suas particularidades

publicado por Aline Sampaio

Figura - Facebook X Instagram: as redes sociais e suas particularidadesO Facebook e o Instagram são apenas duas das dez mídias sociais mais utilizadas. O que atrai o público é a grande presença de pessoas e atividades nelas envolvidas, para se ter uma ideia, no Brasil, o Facebook recebe mais de 105 milhões de visitantes por mês, já o Instagram tem uma faixa de 35 milhões de contas ativas.

Com o objetivo de entender um pouco mais o comportamento e como cada usuário reage ao feed das duas redes, a Ipsos Connect, realizou uma pesquisa com pessoas que utilizam as redes semanalmente entre 18 e 64 anos no Brasil, nos Estados Unidos, na França, no Japão, Reino Unido e na Austrália. Saiba agora o que foi constatado:

Informações de amigos X Inspiração

O público passa bastante tempo em ambas as redes, porém utilizam o Facebook para saber das novidades dos amigos e do mundo, e utilizam o Instagram como uma fonte de inspiração. É necessário que a empresa disponibilize conteúdos diversificados para cada rede, ou seja, mais notícias e novidades no Facebook e mais posts inspiracionais e motivacionais no Instagram.

Reconhecimento X Relaxamento

Na pesquisa, foi descoberto que as pessoas que acessam as duas redes utilizam o Facebook para ter maior reconhecimento, empoderamento e conexão com o mundo, já no caso do Instagram, o utilizam para ter um momento de relaxamento, diversão e descobertas.

Opinião X Perspectiva

Foi constatado que em grandes eventos culturais como o Carnaval, no caso do Brasil, e na Melbourne Cup, na Austrália, por exemplo, o Facebook foi utilizado para a busca de reações e comentários dos eventos, já o Instagram para mostrar imagens do que estava acontecendo nos eventos de diferentes perspectivas, como se fosse um “por trás das cenas”.

Humor X Inesperado

O tema diversão e entretenimento estão ligados às duas redes, porém no Facebook está mais ligado ao humor, onde piadas e “memes” são compartilhados, já no Instagram as pessoas se divertem ao encontrarem algo inesperado. Segundo os entrevistados, o Instagram é uma rede que surpreende mais.

Em resumo, com a pesquisa realizada pela Ipsos Connect, foi constatado que o Facebook é uma rede para a exposição de novas ideias e formas de pensar, e o Instagram se trata de uma rede de inspiração, onde novidades do dia a dia são publicadas instantaneamente a fim de surpreender o público.

Agora que você já tem uma noção das diferenças e particularidades do Facebook e do Instagram, entre em contato com a Agência Nitus para que sua empresa tenha conteúdo e estratégias relevantes em cada rede social.

  •  
    7
    Shares
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Aline Sampaio - Especialista em marketing digital, Aline Sampaio é diretora estratégica da agência Nitus desde janeiro de 2011. Formada em Comunicação Social Jornalismo, pela faculdade de São Marcos, Aline trabalhou no Groupon Brasil, SPFW, revista Capricho, Revista Uma, revista Zero, Revista Dome, Revista Farmais, Guia da Vila, Revista Bella Cabelo. Além de prestar assessoria às marcas Laces and Hair, Studio Lorena, Anna Pegova, Puket, Belcorp Brasil, Pampili, Sumirê Fashion Show, entre outros. Também foi redatora de blog do Makro, MSC, Casa Grande Hotel, Kyocera, FGV-EASP, Chubb, Mimo Restaurante, entre outros.

Aline Sampaio

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes