TI CorporativaEvolução tecnológica como propulsora da competitividade

Evolução tecnológica como propulsora da competitividade

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Evolução tecnológia como propulsora da competitividadeTodas as empresas estão diante de mudanças significativas. Muitos conceitos estabelecidos ao longo de décadas estão em cheque. Por exemplo:
a) O Sucesso no presente não garante sucesso no futuro. O mundo muda muito rapidamente. Vejam que a própria loja iTunes já está perdendo espaço para Amazon e o modelo de streaming.
b) Tudo que puder ser transformado em bits o será. Ou seja o futuro será cada vez mais digital.
c) O tempo é inimigo. Colapsos acontecem de forma imprevista, e exemplo é o próprio fim da URSS. Esperar para ver o que vai dar com os outros não é mais alternativa…
d) As regras, limites e estrutura das industrias e da competição estão em constante mudança. Olhar apenas para seu setor restringe a visão de inovação.

Este contexto leva por um lado aos executivos das empresas verem as (r)evoluções tecnológicas como fundamentais para a competitividade, mas por outro lado questionam o papel da TI corporativa neste processo. Fazem claramente a distinição entre importância da tecnologia e a importância do papel da TI corporativa. Isto fica patente quando analisamos duas pesquisas da IBM com CEOs. Uma delas, “CEO Study 2012”, para a pergunta “What are the most important external forces that will impact your organization over the next 3 to 5 years?”, a resposta em primeiro lugar foram os fatores tecnológicos. Mas, outra pesquisa, “CEO Concerns 2012 and the IT Implications”, para a pergunta “Who has primary responsibility for leading your organization’s innovation management program ?”, o CIO parecia em oitavo lugar. Para a pergunta “Which two roles most closely support the CEO in strategic changes to your business ?”, novamente o CIO aparecia em oitavo lugar. Péssima situação!

Portanto a TI corporativa, como a conhecemos hoje está diante de um desafio. Não atende mais aos anseios e necessidades do cenário de negócios e tem que mudar. A TI corporativa tem que se adaptar ao mundo onde os funcionários das empresas e os clientes estão cada vez mais conectados. Em 2002 cerca de 80% da performance dos funcionários dependiam deles mesmos. Hoje cada funcionário interage com pelos menos 10 outros para efetuar sua tarefa e seu desempenho depende da eficiência do grau de conexão disponivel ente ele e seus pares, bem como com seus clientes. Cerca de 2/3 do funcionários atuam de forma muito mais colaborativa que há três anos atrás.

As mudanças nos modelos organizacionais e no cenário de negócios são uma constante e seu ciclo vem se acelerando. Em consequencia os objetivos e estratégias não se mantém mais por longo tempo.

Cada vez mais a produtividade das empresas depende do empowerment dos funcionários para tarefas menos padronizadas, como vendas, customer service, inovação e marketing, uma vez que os processos mais automatizáveis e padronizáveis como finanças, faturamento e controle de estoque já são suportados pela TI tradicional, através de sistemas como os ERPs.

E, indiscutivelmente que a oferta de tecnologia é cada vez mais diversa e abrangente e entra nas empresas pelos funcionários e não mais pela TI. É o processo de consumerização e fenômenos como BYOD, BYOA e BYOC. O IDC estima que em 2016 mais de 80% dos investimentos de TI terão decisões ou envolvimentos diretos dos executivos de linhas de negócios, e não apenas de TI. Na prática, com a disseminação da tecnologia, os usuários estão cada vez mais imersos e experientes no seu uso e menos dependentes da expertise profissional do setor de TI. O próprio fenômeno de “shadow IT”, que é a ação do usuário baixando apps e adquirindo serviços em cloud bypassa o setor de TI.

Este cenário obriga a TI corporativa e aos CIOs a se reiventarem. Será necessário nova maneira de pensar, novos skills e novos procedimentos. TI deixa de ter o monopólio da oferta de produtos e serviços de tecnologia para empresa. TI deverá oferecer não apenas automatização de processos mas deverá atender essencialmente às demandas de melhor experiência do cliente/usuario, analisar dados de forma rapida e eficiente para tomada de decisões de negócios, e facilitar a conexão entre os funcionários e entre a empresa e seus clientes e parceiros de negócios. É uma TI voltada para o mundo externo e não apenas para dentro dos muros da empresa. Definir planos estratégicos de longa duração perdem efeito. Os tradicionais PDTI (Planos Diretores de TI) tornam-se inócuos se não forem revistos trimestralmente. Sistemas que levem dois a três anos para serem implementados já entrarão fora de contexto. Pensar em infraestrutura da maneira tradicional também passa a ser estorvo e não atividade crítica. Provavelmente veremos um modelo baseado em “zero capital” se disseminando pela TI e criando novos modelos de financiamento de recursos tecnológicos.

O que TI deverá proativamente desenvolver? Primeiro quebrar paradigmas arraigados…Por exemplo, considerar que plataformas sociais não são distração que baixam a produtividade dos funcionários, mas ao contrário, são a base para o aumento desta produtividade. As pessoas estão cada vez mais interdependentes e conectadas, e trabalham de forma colaborativa. Impedir isso implica em baixar a eficiência das empresas. Estamos falando de social business e não apenas de páginas no Facebook.

Entender que as informações internas são apenas um pequeno estrato do total de informações que os funcionários e executivos poderiam usar para efetuar suas tarefas e tomar decisões. As empresas usam em média 0,5% do total de informações, internas e externas, que de alguma forma podem ser úteis ao negócio. O conceito de Big Data se encaixa neste aspecto.

A força de trabalho estará cada vez mais móvel e dispor de dispositivos para acessar informações não deverá mais ser privilégio de alguns, mas essencial a todos os funcionários para efetuar as suas tarefas cotidianas. Mobilidade será a regra e não exceção.

Redesenhar seus aplicativos para que eles se tornem plataformas onde os interfaces sejam desconectados dos processos embutidos neles. Criar APIs que permitam os usuarios a criarem seus proprios interfaces e customizarem suas experiências, necessidades pessoais e preferencias de uso. O modelo “one size fits all” para os interfaces propostos pelos modelos de aplicativos atuais, tipo ERPs, terão que ser repensados. Provavelmente o modelo de apps stores internas deverá ser o modelo que irá prevalecer na oferta de soluções para os usuários.

A resultante destas mudanças será uma TI entranhada na corporação, sendo parte integrante do negócio. TI não estará apenas se conectando aos executivos de linhas de negocios, mas falando diretamente com todos os funcionários e mesmo a clientes e parceiros. Assim, deixa de ter sentido falarmos em “alinhamento de TI com o negócio”, pois TI será parte do negócio. Entretanto, para suportar esta transformação serão necessárias mudanças nos perfis e skills dos profissionais de TI. Podemos pensar em novas funções como Social Media Evangelist, Cloud Integration Specialist, Data Scientist, etc. Os desenvolvedores estrão trabalhando com processos ágeis e muito mais preocupados com questões de usabilidade. A figura do User Experience Designer passa a ter papel importante no projeto de sistemas.

E culminando com estas mudanças, a transfomação da TI corporativa deverá fazer com que os atuais CIOs passem a ser muito mais Estrategistas Digitais que executivos operacionais. Por que não algo como Chief Digital Officer? Afinal tudo o que puder ser transformado em bits o será…

Cezar Taurionhttp://www.litterisconsulting.com.br/
Cezar Taurion é head de Digital Transformation da Kick Ventures e autor de nove livros sobre Transformação Digital, Inovação, Open Source, Cloud Computing e Big Data.

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