TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

A evolução da TI: riscos e incertezas impactam quem não se prepara

publicado por Francisco J S Fernandes

A evolução da TI: riscos e incertezas impactam quem não se preparaEm um artigo recente, Daniel Burrus escreveu sobre como fatores já conhecidos ajudam o crescimento num mundo de incertezas. Ele enfatizou a existência de ciclos já conhecidos que incluem o tempo, estação do ano, hora do dia, fatores biológicos, etc. Estes elementos representam um conjunto relevante de variações que precisam ser considerados por TI para suportar seu negócio. E estes ciclos estão sob controle. Mas o que realmente preocupa são as tendências tecnológicas e suas evolução cada vez mais rápida que fazem com que o que é incerto se torne um risco maior para a TI em muitas companhias.

Diante de ciclos de mudança cada vez mais curtos, em que, de um dia para outro, empresas inteiras podem desaparecer após a substituição de uma tecnologia, acompanhar as tendências de TI é fundamental, ainda que algumas companhias relutem em adaptar e evoluir seus sistemas e infraestrutura. Algumas mudanças são permanentes, não tem como voltar atrás. A injeção eletrônica nos motores de carro ou as turbinas de aviões são exemplos de tecnologia que substituíram outras. Ninguém imagina hoje em dia um avião moderno com hélices ou carros com carburadores. Estas mudanças podem fazer indústrias inteiras desaparecerem, como as fitas VHS e os LPs de vinil. Se a empresa foi capaz de entender esta mudanças a tempo, conseguiu evoluir junto com a tecnologia e modificou seu negócio. Se não foi capaz de antecipar estas mudanças, provavelmente fechou as portas. Em TI, mudança é a única constante, não só porque a tecnologia evolui, mas porque os negócios são dinâmicos.

Por isso, agilidade é palavra-chave e será cada vez mais importante. Novos ciclos vão emergir, direcionados por mídias sociais, novos hábitos e comportamentos das gerações Y e Z. Novos dispositivos serão vestíveis e farão parte da vida de todo o mundo – e do seu negócio também. Como estratégia para lidar com essa perspectiva de futuro, inspire-se nas placas das linhas de trem: pare, olhe e ouça:
Pare de responder freneticamente às mudanças e reserve um tempo para pensar à frente, tentando antecipar o futuro.
Olhe os problemas que você deve ter agora, os que você deve enfrentar no futuro e como sua organização será impactada por eles. Prepare-se para enfrentar estes desafios.
Ouça as dicas que podem estar fora do seu campo de visão. Antecipar problemas pode trazer alternativas ponderadas cuidadosamente, não iniciativas por impulso de última hora.

A tecnologia já tem um papel fundamental para alguns novos produtos e diversas formas de interação com os clientes estão sendo criadas. Mobilidade e Internet das Coisas não são só tendências, mas bons exemplos de como a TI será desafiada a viabilizar a inovação nas empresas.

Essas novas tendências trazem muitas possibilidades, mas um caminho claro é o Novo Estilo de TI, que pode ajudá-lo a mitigar os riscos associados com situações inesperadas e que precisem de respostas rápidas.

O futuro já chegou e é preciso avaliar seu impacto nos negócios todos os dias. Tire um tempo para pensar sobre o que vai acontecer nos próximos três anos. O novo estilo de TI pode preparar seu negócio para um futuro de sucesso: a escolha é sua.

Autor

Profissional de IT e apaixonado por tecnologia, Francisco é Arquiteto de Soluções com mais de 25 anos de experiencia no mercado de TI em diversas empresas como BID, HP, EDS, Fininvest, Unibanco, Banco Nacional e Sul America Seguros. Escrever é um dos seus hobbies e, além de tecnologia, é aficionado por música, viagens, fotografia e futebol. Meus contatos são: LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/franciscojsfernandes E-mail: kikofernandes@gmail.com Twitter: @kikofernandes71

Francisco J S Fernandes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes