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6 Passos para [criar] um Plano Estratégico de Marketing Digital

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 6 Passos para [criar] um Plano Estratégico de Marketing DigitalTodo o empresário experiente nunca comprou uma ação de publicidade tradicional, sem desenvolver um plano, e com os avanços de tecnologias digitais esse formato de compra não ficou diferente. Um plano estratégico de marketing digital inclui muito dos mesmos elementos de um plano de marketing tradicional. A investigação sobre os mercados-alvo e o comportamento de compra do consumidor é uma obrigação. Identificar pontos fortes e fracos da marca também é bastante importante.

Portanto uma vez que se realizou uma pesquisa, é hora de começar a traçar estratégias e desenvolver o seu plano. As mídias sociais são mais do que apenas uma maneira divertida de se envolver e se comunicar com os fãs da marca. Ela pode ser uma ferramenta extremamente poderosa de marketing para a empresa convencer na compra de novos produtos.

Por isso, é bastante importante ter em mente que o Marketing Digital vai muito além de Facebook, Twitter entre outras plataformas de Redes Sociais. E sim que o Marketing no ambiente Digital é um conjunto de diversas ações estratégicas que auxiliam na comunicação da marca e no aumento de sua presença nesse ambiente para assim, criar uma conversão em vendas.

Mas para que uma pequena empresa consiga se sobressair no ambiente digital é muito importante ter um bom planejamento estratégico e utilizar das ferramentas de forma correta e eficiente. No ambiente digital o conteúdo é base e o engajamento é essencial para o sucesso.

Por isso:

    1. Entenda o Ambiente Mercadológico:Primeiro passo para atuar no ambiente digital é preciso identificar como é o posicionamento (reputação) da sua empresa na web; As oportunidades e ameaças; Análise a sua concorrência, suas estratégias e público alvo.  A partir desse entendimento é possível nortear o seu plano de ação.
    2. Definir uma estratégia de Conteúdo:O conteúdo é uma das peças chaves na web, mas para definir como gerá-lo é preciso saber se seu consumidor alvo quer se divertir? Ou Quer informação?  A partir disto defina se o seu canal irá utilizar conteúdo próprio, de parceiros ou terceirizado; Se este conteúdo será fechado, aberto ou pago; Os formatos, abrangência, periodicidade e outras possibilidades. Se você quiser conversão em seus produtos ou serviços, é preciso fornecer boas razões para isso.
    3. Defina os Canais para Publicidade:
      A Publicidade te fortalece ao tornar público um produto ou serviço. No entanto planejar a forma que você tornará público a presença da sua marca no ambiente online é de suma importância por isso defina que formato sua empresa irá divulgar. Seja com publicidade on-line ou off-line, definir os formatos que serão adotados; Identifique sites e parceiros potenciam a publicidade e como medir o retorno desejado.
    4. Seja capaz de identificar o surgimento de novas tecnologias;Estar nas mídias que são relevantes para sua marca e onde o seu consumidor está inserido é o básico. Mas ser o pioneiro em um novo meio digital é muito importante, além de ser bem visto aos olhos dos consumidores e da massa crítica.
    5. Monitore a concorrênciaSaiba o que a concorrência está fazendo e como está se relacionando, gerando seus conteúdos, descubra quem é o favorito no digital pelos internautas e se antecipe nas tendências, trazer o novo é sempre uma boa estratégia.
    6. Analise as Ferramentas para executar Estratégias de Marketing Digital:
      Analisar as possibilidades e ações disponíveis (marketing direto, viral, de afinidades, de infiltração etc.) que podem ser implantadas no seu canal; definir as ações que serão implementadas (formato, periodicidade, público-alvo etc.).Ações de Marketing Direto como o e-mail Marketing se bem executados são eficientes Tenha um mailing qualificado com os seus potenciais clientes. Muitos provavelmente já façam parte da sua rede social, mas certifique-se de adicionar somente quem possa estar interessado nas suas ofertas, do contrário, seu e-mail pode ser interpretado como spam.

A internet é mais um canal de comunicação por isso lembre-se de definir quais as formas de comunicação com o mercado (prospects, clientes, fornecedores, parceiros, imprensa etc.); definir que ações serão utilizadas nesta comunicação (criação de marca virtual, newsletter – formato, periodicidade, áreas, tópicos) e o uso do e-mail marketing nas suas mais variadas formas etc.

Mateus Rosahttp://about.me/mateusrosa
PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

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