BI

Ξ Deixe um comentário

A Microsoft se prepara para dominar o BI?

publicado por Lucas Vallinoto

A Microsoft se prepara para dominar o BI?Estive trabalhando em um assessment de BI Microsoft para um cliente, e pude conhecer melhor as ferramentas de BI da Microsoft. Em relação a arquitetura, soluções de ETL e publicação e disponibilização de relatórios, não vi nenhuma grande novidade fora da curva. Apenas leva a concluir que é uma excelente plataforma, e que como as demais soluções, possui grande lugar no mercado e seu uso pode ser o ideal para algum cenário em particular. Até então, mais do mesmo. Porém, trabalhei com a versão mais recente do pacote Microsoft, e em minha análise estavam inclusas as ferramentas power view e power pivot ( publicadas no SharePoint, como portal de BI ), e uma coisa se destacou em relação à uma possível estratégia de dominação do mercado, mais do que o produto em sí: A inclusão do Power View / Power Pivot no excel 2013.

Para explicar, faço uma analogia. Analise a participação dos Browsers de Internet no mercado:

Porque o Internet Explorer lidera com folga, com quase 60%? Com certeza, não é por uma escolha consciente, mas sim pelo fato que ele já vem instalado no Windows.

Outra situação interessante, é o fato do Windows dominar nas empresas. As ferramentas e o ambiente Windows já não requerem muito ou quase nenhum treinamento para um novo contratado na empresa, já que o mesmo já está acostumado com o ambiente em casa. Logo, o treinamento já vem de fábrica.

Voltando ao Business Intelligence. Ao incluir o Power View no Excel, o efeito prático é que em pouco tempo, todos os computadores já terão uma ferramenta de Front End de BI instalado. É como se todos os computadores já viessem com o Qllkview, ou com o Tableau instalados. Além disso, a plataforma é totalmente integrada no Excel, de forma que a familiaridade com a ferramenta é instantânea, pra quem trabalha com Excel. A estratégia aqui, segue o mesmo raciocínio dos exemplos acima: O BI da microsoft “já vem de fábrica” com o funcionário. E ele com certeza já têm a ferramenta em casa para treinar por conta própria. Sem precisar nem se dar ao trabalho de instalar, ou passar por treinamentos. Logo, o custo em treinamento e consultoria ao considerar qual ferramenta de BI adotar, caí consideravelmente ao escolher a Microsoft.

Assim, a Microsoft parece ter conseguido o sonho de todas as ferramentas de BI , e usada como pivot na estratégia de marketing das atuais ferramentas ( ao lado da visualização sofisticada ): Eliminar a consultoria de TI no desenvolvimento de BI.

Porém, se essa era a intenção, então na verdade se concretizou em apenas uma estratégia a ser consolidada nos próximos anos. Isto porque embora a ferramenta apresenta níveis de visualização parelhos às ferramentas em ascensão no mercado, ela ainda é extremamente limitada quanto a seus recursos. Um simples segundo eixo em um gráfico já se torna uma dor de cabeça ( até onde ví, existe uma sugestão de desenvolvimento da funcionalidade na Microsoft na ferramenta, já que atualmente a mesma não existe! ). Talvez a Microsoft esteja testando se vale a pena investir mais na ferramenta, baseada no impacto que ela vai ter sobre as vendas do Microsoft BI ao vir integrada no Excel 2013.

Agora, alguns pontos para desmistificar um pouco, pra quem não é da área:

  1. O Power View ainda está muito atrasado e limitado quanto à funcionalidades. É verdade que em uma tarde você aprende a fazer relatórios incríveis ( experiência própria ), mas fica muito aquém do que existe no mercado em termos de aplicações, quantidade de gráficos, etc.
  2. Se for utilizar o Power Pivot, existe uma “linguagem de programação” própria, que pode não ser tão simples mesmo para quem já está acostumado com fórmulas do Excel.
  3. Questões de segurança para publicar no SharePoint ainda estão limitadas, sendo necessário o uso de uma linguagem ( DAX ) para algumas questões consideradas básicas em BI ( Row Level Security ).
  4. Cuidado ao se impressionar com o Power View. Uma solução de BI ainda vai precisar de uma considerável Consultoria para mapear origens de dados e construir uma camada mais amigável. Existe muito mais além do Power Pivot na solução de BI da Microsoft.

Vendedores sabem que se vendem sonhos, e não os produtos. A solução da Microsoft para BI é completa e excelente, mas cuidado ao considerar a idéia de que todos automaticamente irão desenvolver seus próprios relatórios da noite para o dia. A facilidade ( e provavelmente os custos ) serão os mesmos de outras ferramentas como Qlik e Tableau, e suas funcionalidades ainda por trás da visualização estão muito aquém destas.

Autor

Business Intelligence / Qlikview Consultant with eight years of experience, mainly projects, with different timelines ( from weeks to up to 1 year ). About four years QlikView full certified consultant (Developer v11, Designer v11 and System Administrator v11 ), several Qlikview Development complete life cycle, and Server Maintenance. Worked as Qlikview Developer in a Brazilian pharmaceuticals industry ( Offices in 16 States) , managed by Celesio ( German Multinational ). Worked for a Latin America Qliktech Implementation partner company for the last year, using official Qliktech projects methodology / Templates. Also Participated of a "QlikView 4 Big Data" lecture and introduced to the confidential "QlikView Next". BI Project Manager ( CMMI compliance ) leading up to 8 people, and ETL Architect at a telecommunication industry ( CTBC:US$ 878.4 mi 2012 Revenue, 700.000 customers ) for 6 years International experience in San Diego – CA – US for 3 months –Fluent English. Data Mining research with Master Degrees students (Extracurricular College activities). Also helped to organize the 20 Brazilian Symposium on Databases. Personal Study in Tableau for pre-sales Qlikview meetings. Worked in Oil extraction, Steel mill, telecommunications and pharmaceuticals industries. Worked for Portfolio monitoring, accounting, sales, marketing and financial departments.

Lucas Vallinoto

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes