Carreira

Ξ 4 comentários

Em que posso ajudar?

publicado por Alexandre Fernando

O trabalho voluntário é coisa séria e pode e deve ser realizado por todos que tenham disposição. É um ato de cidadania.

Na área de TI devido as condições de trabalho que não precisam ser necessariamente presenciais essa atividade é perfeitamente possível e necessária.

Muitas instituições que fazem um trabalho social importante não tem apoio para lidarem com a tecnologia, principalmente sites, mas, serviços online no geral.

Localmente, sempre há organizações não governamentais, ou até mesmo nichos do governo que necessitam de ajuda para desempenhar seu trabalho com mais facilidade ou mesmo na divulgação de suas ações.

Normalmente essas ações nascem apartidárias, sem vinculação política e naturalmente, as pessoas ligadas a essas entidades caminham para a política, a medida que ganham notoriedade e importância e também para aumentar a faixa  de abrangência de suas ações, medindo principalmente, pelo bem social que suas ações proporcionam à comunidade local.

O fato é que para o profissional de qualquer área abraçe uma causa social para defender, participar e contribuir é extremamente gratificante. Esse trabalho mesmo quando não é remunerado é desenvolvido com total satisfação e responsabilidade.

O ganho ?

Esse ganho é totalmente abstrato. É uma satisfação total. Talvez faça parte da emenda à constituição do @sen_cristovam que fala sobre o direito à felicidade da população.

Observando as necessidades locais, qualquer profissional pode detectar áreas carentes nas quais podem ajudar, mesmo que não empreguem tecnologia, não importa, o que importa é ajudar, basta querer.

Ouvi alguns recrutadores e selecionadores de RH falarem da importância do trabalho voluntário. Algumas pessoas incluem no currículo sua atuação em trabalhos voluntários. Isso passou a ser valorizado pelas empresas. É um sinal de maturidade, responsabilidade e de engajamento em causas sociais. As empresas passaram a ter metas de responsabilidade social a cumprir, por isso além de desenvolver internamente projetos sociais, começaram a exigir a contrapartida dos colaboradores.

Independente disto.

O trabalho voluntário satisfaz pelo altruísmo. Saber que você ajuda o próximo ( e existem várias maneiras de fazer isso).

Normalmente quem faz não gosta de aparecer, porque o objetivo não é ganhar méritos, mas sim ajudar a comunidade. É o livre exercício da cidadania.

O exemplo que tenho para compartilhar é o que aconteceu comigo:

Há alguns anos atrás, mesmo sentindo-me realizado profissionalmente, achei que faltava algo. Precisava fazer algo por alguém, colocar meus conhecimentos à disposição da sociedade e principalmente da minha comunidade local, ou seja, eu precisava fazer trabalho voluntário.

Esse sentimento foi uma coisa natural, foi nascendo… a consciência foi falando comigo…  e enfim, achei:

Em minha cidade: Louveira-SP, existe uma associação não governamental chamada:

Associação Paidéia

http://www.associacaopaideia.org.br

Essa entidade se empenha em fazer trabalhos com jovens e adultos na área de educação. Curso pré-vestibular e reforço para que as pessoas prestem concursos, psicologia na área de vocação profissional, etc. Eu fui aluno desta entidade por 2 anos antes de passar no vestibular, até então não a conhecia. Eu já procurava algum trabalho social desenvolvido na comunidade no qual eu pudesse encaixar minha ajuda. Conforme fui conhecendo as atividades da Associação Paidéia achei que seria a chance de ajudar e me ofereci para ajudar com a única coisa que tinha no momento: conhecimento na área de TI.

A partir de então, comecei a ajudar ativamente, montamos um site para utilização de alunos e professores e tornei-me diretor de tecnologia.

Esse exemplo é só para mostrar que quando se encontra um trabalho sério e se tem vontade e disposição é possível ajudar a comunidade.

Exercer a cidadania faz bem e nós da área de TI podemos fazer isto independente de qualquer retorno, temos conhecimento, somos competentes e podemos ajudar.

Chamo a todos a analisar sua cidade, seu bairro. Certamente você encontrará um bom trabalho social sendo desenvolvido e verá que pode ajudar e melhor: você se sentirá muito bem fazendo o bem.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Programador Sênior e Consultor ERP. Atua em projetos na área de desenvolvimento de sistemas corporativos desde 1995. Graduado Tecnólogo em Informática para a Gestão de Negócios (2010) FATEC - Faculdade de Tecnologia de Jundiaí http://www.fatecjd.edu.br BLOG

Alexandre Fernando

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes