Carreira

Ξ Deixe um comentário

ECM – O jeito correto e sustentável para tratar informação não estruturada

publicado por Wander Nardino

É com grande honra que inicio minha coluna aqui no TI Especialistas ,  onde recebi o convite do Augusto Vespermann para contribuir semanalmente com o site.

Todas as terças-feiras estaremos por aqui debatendo assuntos, trocando experiências  numa linguagem bem leve e com a intenção clara de nos ajudarmos nas decisões e direções dentro das nossas atividades.

O assunto que inicio é o ECM. Como Arquiteto de Novas Soluções, tenho que verificar várias alternativas sustentáveis para os projetos na companhia em que atuo. Nos últimos 2 meses estou mergulhado no assunto ECM, por isso compartilho com vocês leitores.

Mas, o que é mesmo ECM?

Um ECM (Enterprise Content Management )  deve possibilitar a integração ou orquestração como queiram entre: Pessoas, Processos e Conteúdo. ECM é composto de uma coleção de aplicações de software usados em grandes empresas para gerenciar seu conteúdo eletrônico. Essa definição nos permite analisar a solução de forma mais abrangente.

A grande intenção das ferramentas de ECM é possibilitar o armazenamento e recuperação de informações de diversos lugares através de mecanismos de busca, taxonomia e agrupamento.

Geralmente as soluções são compostas de: Gestão de Documentos (GED),Gerenciamento de  Email ,Gerenciamento de Assinaturas Digitais, Gerenciamento de Gravações (em Storage ou não), e-Discovery, Mídias Sociais, Gestão de Conteúdo WEB, Archiving, Processos (BPM) etc.

O importante disso tudo é sabermos “dosar” a iniciativa de implantação de ECM. Digo dosar, pois, se você não possui algum componente de ECM você o terá; cedo ou tarde.

Será que eu preciso dessas ferramentas que compões um ECM ?

Você deve estar se perguntando: Mas eu tenho diversos bancos de dados, diversos sistemas, tenho um ótimo BI e não tenho a gestão da informação? Infelizmente a resposta é não.  Você já imaginou a quantidade de informação não estruturada que sua empresa processa?   E-mail, Documentos gerados via Office® , Documentos gerados por Ferramentas de Design ou Engenharia e mais tantas outras interações nas quais o seu processo de negócio está inserido.

Veja se você já não conheceu alguém em alguma empresa do mundo, não a sua (rs), onde aquela proposta de negócio quase pronta ou aquela planilha para a reunião com a Alta Direção, as 08:00 da manhã, estava no computador de alguém, que por uma obra do acaso não foi trabalhar. E não me venha com a solução: “ entre com a senha do administrador”, pois até que você encontre o nome do arquivo e a versão correta  o tempo seria enorme.

Com a gestão de conteúdo esse problema não existiria, pois todos os documentos estariam em um ou vários repositórios, providos de toda taxonomia, políticas de segurança, controle de versão, autor, e muito mais atributos (existem ferramentas que possuem indexação autmática de palavras dos documentos).

Dica de Implantação:

Não implemente a solução de ECM, na companhia toda de uma só vez. Inicie por uma área menos crítica, mas com visibilidade. Dessa forma você refina a metodologia e aprimora conhecimentos na curva natural de aprendizado na ferramenta e na cultura da utilização do recurso. Nunca subestime esse fator: cultura !

Lembre-se:

O ECM deve fazer parte de três grandes macro-processos ( Participação, Transação e Ciclo de Vida).

Quem provê essa solução:

Abaixo, em ordem alfabética os principais Vendors (fonte Gartner Outubro- 2009)

EMC

Hyland

IBM

Microsoft

Open-Text

Oracle

Principais desafios:

Estabelecer a estratégia de implantação, fazer uma boa Prova de Conceito (POC), mensurar de forma assertiva o ROI, evitar o Wild-West-ECM (uso indiscriminado do ECM para tudo)

Sustentabilidade:

A solução é por si sustentável, pois evita a impressão. A natureza agradece.

Opine, divulgue, pergunte.

Ótima semana para todos nós !

Wander Nardino

www.twitter.com/wandernardino

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de Sistemas. Formado na Universidade Mackenzie, ITIL e Cobit Certified. Coordenou projetos em empresas de grande Porte como ABB (onde atuou fortemente com Bi e DataWarehouse) e Braskem (onde atuou como Coordenador de BI e Administração de Dados além de participar da implementação do ERP BANN IV.). Foi Professor e coordenador do Curso de Processamento de Dados para escolas técnicas. Já atuou como DBA SQL Server e Oracle, além de Modelagem de dados. É Especialista em Governança SOA. É Arquiteto de Soluções de uma Grande Seguradora onde atua na área de arquitetura de Processos e novas Tecnologias, onde ganhou o prêmio ORACLE BPM Implementation of the Year Award – Latin America 2011. Atualmente é Lider de Frente na implementação de SAP (focado em MIgração e Convivência entre Sistemas Legados). www.twitter.com/wandernardino

Wander Nardino

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.