Carreira

Ξ 1 comentário

E agora… O NOVO CHEFE CHEGOU

publicado por Roberto Pinheiro

E agora… O NOVO CHEFE CHEGOU…

Esta frase está na boca da maioria dos colaboradores das áreas de Ti, afinal a perseguição por resultados JÁ e a qualquer preço, transformou a dança das cadeiras, em giros do “chapéu mexicano”.

A coisa é tão rápida, que alguém deixa a função ao final do dia (sempre) e outro, de fora da empresa, chega na manhã do dia seguinte.

E pior… este outro é VOCÊ! O que fazer?

Assim que chega, sente de 150 a 300 olhos em média, olhando para você quando adentra ao território da Tecnologia ao dirigir-se a sala que “ainda” será sua, sim… pois nela ainda está a energia, as frases, os acertos e etc. do seu antecessor. Isto sem falar do companheirismo de copo!

Chega o momento de sentar, por um minuto a hesitação, quase se senta na cadeira de visita, porém… não dá, vamos lá.

Agora sentado e de frente para sua equipe, visualiza de forma impressionante cada um dos pares de olhos que antes não viu.

Sente toda a expectativa, temor, desconfiança e até certo ponto, o desejo de que tudo dê errado, que vêm das pessoas lá de fora.

A espera por interagir formalmente com a equipe parece uma eternidade, simplesmente não acontece, e o povo lá fora já esta incomodado.

Quando de repente aquele mais audacioso toma a iniciativa, entra em sua sala e comenta um problema que acabou de acontecer na noite seguinte, na virada da Produção, pois um evento da comercial está paralisado por uma mera queda de link, e ele te questiona como poderá resolver este problema.

É neste momento senhores que se inicia a conquista!

Os mais afoitos, porém experientes, já passaram por isso um milhão de vezes e já sabem a resposta quase que de imediata, com algumas variantes a mais ou a menos, a solução praticamente é a mesma, correto? ERRADO!

Escutem o audacioso, deixem-no falar. Solicitem a ele maiores detalhes, por favor, peçam a opinião do audacioso, pois é justamente isto que ele está esperando, apenas ser ouvido. Afinal, a chefia direta do audacioso não o escuta nunca, e ele precisa aproveitar a oportunidade de falar com Zeus no Olimpo.

Troque algumas idéias, concorde com algumas dele, mostre de forma afável que talvez a sua seja um pouco mais prática, mais rápida (e com certeza é) afinal, você é o cara experiente e ganha bem para ter este tipo de solução.

Pronto! Como equipe, resolvemos o problema, e como Novo Chefe você acabou de ganhar um colaborador, o qual te descreverá o perfil de cada um da sua nova equipe, é lógico, com certeza ele tenderá a colocar suas próprias frustrações, porém você já tem um caminho para poder começar a “perceber” a nova equipe.

E aí se inicia o trabalho! A grande arte de Liderar e não apenas Gerenciar!

Árduo, complexo, quase uma partida de xadrez diária, onde você necessita saber planejar muito bem todos os movimentos do peão ao rei com sublime antecipação.

Ops… mas como conseguirei definir quem são as peças deste xadrez? Como poderei identificar valores, destaques, os formadores de opinião principalmente, entre outros?

Estas e outras perguntas que imagino já tenham surgido durante esta leitura, serão respondidas em outra ocasião, basta aguardar, pacientemente com toda a sua sagacidade em alerta.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

26 anos de experiência como executivo no setor financeiro e no mercado de consultorias, o que embasa suas atividades de Coaching Empresarial e Pessoal. Atuando no decorrer da carreira em renomados bancos e consultorias como Citibank, Boston, BMG, Price Waterhouse, everis consulting, Banco ABC Roma(Organizações Globo), Banco Panamericano, Banco Bandeirantes, dedicando-se à direção e gerenciamento de áreas de tecnologia, operacionais, planejamento financeiro e projetos. Aplicando seus conhecimentos na forma de consultor em empresas como Bco GM, Bco ING Barings, Bco Panamericano, Borlem, Cargill, Gerdau , Kadron, Tabacow, Santos F.C. dentre outros. Capacitado em COBIT, ITIL,CMM,RUP, metodologia aplicadas em desenvolvimento de sistemas em métodos e processos e em tecnologia da informação, e Risk Management, IFRS, Basileia para operacionalização. Possui domínio avançado em gestão, gerenciamento e planejamento para produtos, projetos e pessoas. Excelente comunicador, assim como negociador e empreendedor. WorkShops Ministrados - O Processo de Mudança - Desenvolvendo o Datawarehouse - Aplicabilidade do Pmbok - A TI como solucionador Cursos Ministrados - Team Work - RUP–Rational Unified Process - Produtos Bancários Básicos - Técnicas de Mapeamento / Levantamento

Roberto Pinheiro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.