Mercado

Ξ Deixe um comentário

A dificuldade para retornar ao mercado de trabalho

publicado por Renato Luiz Cardoso

Figura - A dificuldade para retornar ao mercado de trabalhoMuitas pessoas hoje, estão na seguinte situação: Trabalharam vários anos em uma mesma empresa e acabaram saindo. Seja porque a empresa fechou, seja pela crise ou redução de custos. Enfim, o profissional se vê novamente em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

O que fazer? Por onde começar? Bom, aqui vão dez dicas para ajudar que está nesta situação ou mesmo para aqueles que estão pensando em trocar de emprego

Mantenha o foco no que você faz melhor

Vamos supor que você seja um excelente desenvolvedor JAVA, mas não é tão bom em desenvolvimento PHP. Procure se aperfeiçoar no desenvolvimento JAVA, aprendendo sobre as tecnologias que a linguagem oferece e suas ramificações. Por exemplo: Desenvolvimento de aplicações para celulares com sistema operacional Android. Se você é um desenvolvedor C# .NET pode aprender a trabalhar com UNITY3D e criação de jogos, entre outras opções.

Aperfeiçoe seus conhecimentos em TI

Aproveite a oportunidade para concluir aquele curso que faltava, ou ainda para realizar treinamentos on-line. A Internet oferece uma série de oportunidades de estudo on-line, sem custo algum. Visite sites como cursera.com ou veduca.com.br

Diversifique seus conhecimentos

A área de TI oferece muitas oportunidades de trabalho, porém, é importante pensar em estudar outras áreas, como administração, logística, projetos, entre outras. Através da diversificação dos seus conhecimentos, você agrega valor ao seu currículo e a sua carreira.

Aprenda sempre

Procure palestras e eventos da área, por exemplo, palestras na área de projetos, vendas, empreendedorismo, entre outros podem ampliar seus horizontes. E ainda, ao participar destes eventos, você estará melhorando seu “networking”.

Tenha um bom networking

Networking, em essência, significa sua rede de contatos, ou seja, uma rede de profissionais que participam da mesma área que você e podem lhe dar indicações sobre oportunidades no mercado de trabalho. A participação em eventos, palestras, grupos de discussão e cursos presenciais permite melhorar muito o networking profissional.

Participe do LinkedIn

Não é propaganda. O LinkedIn é uma rede social que une profissionais de diversas áreas de atuação e empresas. Permite a participação em grupos de discussão e oferta de vagas de trabalho. Você pode ainda baixar o aplicativo para seu smartphone e acompanhar as atualizações de onde estiver.

Visite sites da área de TI

Sites como o www.tiespecialistas.com.br são excelentes fontes de informações e oferecem em primeira mão vagas para a área de tecnologia da informação. Leia os artigos e participe das discussões.

Tutoriais

Podemos contar hoje com uma tecnologia que era considerada ficção científica há cerca de dez anos. Quem usou Internet discada sabe do que estou falando. O Youtube traz inúmeros tutoriais e “howto” (como fazer), basta escolher e assistir. Obviamente existe muita coisa disponível, então, selecionar vídeos de qualidade é essencial.

Colocar a “mão na massa”

A melhor forma de aprender a fazer é: fazendo! Se você é um desenvolvedor JAVA e quer aprender a desenvolver aplicativos para o sistema Android, a melhor forma é instalar o software em seu computador e começar.

E por fim: Disciplina

Uma das coisas mais difíceis em retornar ao mercado de trabalho é manter a disciplina. Organize-se. Reserve um tempo para estudar e cumpra este horário. Faça um planejamento das suas metas. Planeje sua carreira em curto, médio e longo prazo.

Eu sei que é mais fácil falar (escrever) do que fazer, mas é importante ter uma perspectiva de como começar. E mais importante ainda: Não desanime!

[Crédito da Imagem: Mercado de Trabalho – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Salto/SP

Renato Luiz Cardoso

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes