TI CorporativaE-CommerceDicas para um Comércio Eletrônico Bem Sucedido

Dicas para um Comércio Eletrônico Bem Sucedido

-

Publicidade

Hoje uma loja virtual enfrenta vários desafios diferentes desde a sua concepção até a sua manutenção no dia a dia. Essas dicas são características comuns entre os negócios virtuais de sucesso. Aplicar essas dicas ira garantir algumas posições de vantagens em relação à concorrência em geral.

Não permita que Clientes fiquem dando Voltas

O senso comum diz que uma empresa deve fazer um processo de compra conveniente. Surpreendentemente, alguns sites de comércio eletrônico conseguem complicar esse processo simples. Em vez de simplificar o processo, eles fazem os visitantes passarem por uma série de cliques do mouse, mesmo depois de terem acrescentado produtos ao carrinho, além de terem que negar o tempo todo vários “up-sells”. Mesmo nas lojas mais bem sucedidas a taxa de abandonos de carrinho gira em torno de 20 a 30%. A mensagem é alta e clara: muitos clientes se recusam a correr em círculos.

Seja Diferente neste Oceano Vermelho

Por que um cliente irá visitá-lo? Vender mercadorias exclusivas? Oferecer o menor preço?
Essas respostas são a “alma do negócio” e vão ajudar no desenvolvimento da sua estratégia de mercado. Toda empresa precisa se diferenciar. Uma empresa de comércio eletrônico não pode esperar que vá vender tudo para todo mundo. Uma maneira de diferenciar o seu negócio é resolver pelo menos um problema que os clientes enfrentam – especialmente um problema que ninguém está resolvendo.

Garanta sua Logística

A entrega do pedido sempre acontece nas maiorias dos casos fora do alcance das vistas do lojista. Porém as conseqüências de falhas são sentidas pelos clientes. Entrega incorreta, mercadoria danificada, entrega atrasada, ou ainda falta de mercadorias pode garantir que o cliente nunca retorna mais para comprar. Logo é importante, que o acompanhamento e principalmente “feedback” do encerramento do pedido seja feito para verificar se todo o processo ocorreu a contento para o cliente. Porque a terceirização da entrega deve ser uma escolha estratégica e não uma abnegação de responsabilidade.

Usar Tecnologia com Parcimônia

Com o tipo de software de comércio eletrônico robusto e de hospedagem disponíveis hoje em dia, não há desculpa para sites de comércio eletrônico não funcionam bem. Entretanto, usar tecnologia certa não é apenas ter uma loja livre de “bugs”. É também sobre o uso de tecnologia para atingir fins comerciais. Por exemplo, um tempo atrás algumas as empresas criaram blogs. Hoje, muitos desses blogs parecem cemitérios. Nem sempre o que todo mundo faz é o melhor para seu negócio virtual, faça uma analise conceitual e quantitativa antes de iniciar o uso de uma tecnologia.

Seja Rentável

As margens brutas de lucro estão sendo reduzidas para um único dígito, as empresas de comércio eletrônico estão vendendo mais, e também reduzindo seus lucros. Isso não é sustentável. Todas as empresas de comércio eletrônico ficam tentadas a reduzir os preços. Todavia as guerras de preços sempre levam à morte vários jogadores. Algumas optam por preço elevado, enquanto outros oferecem grandes descontos. Mas quando se trata de gestão de custos, não pode haver pontos de vista divergentes. Somente as empresas de comércio eletrônico com controle de processos eficazes de custos vão sobreviver.

Marcelo Goberto Azevedohttp://www.mundoecommerce.com.br
Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo Ecommerce. Atualmente como Diretor na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Latest news

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.

Vender serviços de TI para empresas não é difícil! Aprenda agora!

Criar uma boa estratégia para comunicar e divulgar seus serviços de TI para outras empresas não é difícil. Você só precisa analisar, entender e criar uma estratégia que te faça ser visto como uma opção eficiente e confiável para os negócios. Precisa de ajuda para focar melhor sua comunicação em empresas? Confira as dicas que separamos neste artigo!

Kakau Tech é escolhida para participar do Programa Nvidia Connect, com o objetivo de impulsionar inovações em tecnologia

A Kakau Tech, empresa reconhecida por sua inovação em tecnologia, acaba de anunciar sua participação no programa Nvidia Connect, uma iniciativa que oferece recursos exclusivos para desenvolvedores de software e provedores de serviços.
Publicidade

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

Must read

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you