Carreira

Ξ 1 comentário

Dica de Carreira – Networking – Você toma café?!

publicado por Debora Miceli

Pode parecer sem sentido esta pergunta, mas vou explicar a origem desta história… este é o módulo básico 1 do networking… 😉

Vou falar sobre dicas para expandir seus relacionamentos profissionais ao longo das #dicasdecarreira e por isso, vamos começar do lugar mais óbvio possível: sua empresa atual!

Se você é um executivo que já chegou lá ou se você  não quer ser executivo e/ou ainda não chegou lá, leia com carinho… isso pode ser útil…  “nada é tão bom que não possa ser melhorado”!

Se tem um frase que me descreve bem: “Abençoada por Deus e workaholic por natureza!” (workaholic = viciado em trabalho)…  Durante um certo e razoável tempo, achava que bastava ser tecnicamente boa… produtiva e outras qualidades relacionadas a parte técnica.

Chegava ao ponto que me incomodava ir tomar café e deixar as tarefas… aí comecei a perceber e felizmente também me “deram um toques” que eu precisava ser mais sociável… 🙂  – eu comecei a refletir sobre o assunto, sobre minha personalidade, o que fazia sentido para mim… sobre qual era o plano de ação para eu ir melhorando neste quesito até que chegasse ao ponto que fosse eu “alto desempenho” neste item…

Brinco com alto desempenho, pois uma coisa é uma pessoa que nasceu para vendas – de 0 a 10 – talvez ele seja 9 em “gosto para eventos”, “gosto para café”, “gosto para relações públicas”… eu já sou mais analítica, mais introspectiva, me preocupo em escutar as pessoas e com as pessoas… gostava  e gosto das pessoas com as quais eu trabalhava, mas se você me perguntar: você prefere uma festa ou um computador/ficar sossegada em casa?! O que vocês acham? (É aquele tal: nem melhor, nem pior – apenas alinhado com aquele perfil)

O ponto é: você precisa aprender a tomar café – se você ainda não faz isso…

Vamos às segregações por “função”:

Se você é executivo e tem equipe – o café pode ser aquela hora para você dar “aquela quebrada no clima de trabalho, trabalho e trabalho” e até mesmo melhorar o desempenho da equipe. Se você precisa de uma explicação mais técnica sobre isso, existe bibliografia que comprova: Elton Mayo (Mais detalhes no Google) com a Teoria das Relações Humanas.

Se você não é e/ou não quer ser executivo e está do outro lado da mesa – isso pode lhe ajudar a melhorar como pessoa e na carreira também… se você está deste lado, é  óbvio que o café é depois que suas tarefas estiverem sob controle… e nada de exagero, 30 minutos batendo papo + os minutos de cigarro + a hora para pegar água + 50 minutos de toilette (ah, e agora tem Redes Sociais)… Faz as contas?!  Se isso acontecer, você vai ter outro problema, com outra interpretação (bem mais crítica) e com muito mais consequências…

Se você ainda não se convenceu da necessidade disso, meu último argumento… se você não desenvolver isso, isso poderá ser seu calcanhar de Aquiles… quando você brilha, você naturalmente incomoda. Aí temos duas consequências:

1. Se você incomodar alguém mais forte que você, esta pessoa pode apontar justamente este ponto: “Vai vendo, fulano pode ser até muito bom, mas não se relaciona! – Como vamos promovê-lo?! Um líder precisa ser aceito”.

2. Se você incomodar alguém igual a você – se essa pessoa ver que você também é gente boa – você da melhor e mais ética maneira possível vai desarmá-la…

Último ponto do Básico 1, você vai aos eventos de happy hour?! Se não vai, coloca na listinha… este é o segundo passo… pelo menos um sim, um não, com aparição mínima de 30/50 minutos… tenha assunto (NEUTRO – nem trabalho e nem da vida pessoal)… e SORRIA meu bem… certamente com o tempo você vai ver que isso “Pode ser bom ou Pode ser MUITO BOM” … 🙂 , eu me surpreendi muito comigo e com os outros… comigo, pois me superei… com os outros, descobri coisas tão legais, tantas qualidades que só melhoraram meu relacionamento com eles…e ainda tive “bonus game”, algumas pessoas foram descobertas tão preciosas que eu ganhei alguns amigos para a vida…

Ah, última coisa… “Take your time”…isto é, “no seu tempo”… deixe isso acontecer com calma…nada maduro muda da noite para o dia… o importante neste caso é a meta e não o tempo…

Licença Creative Commons
O trabalho Blog com Dicas de Carreira de Debora Miceli foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em deboramiceli.wordpress.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://deboramiceli.wordpress.com/.

Autor

Debora Miceli é consultora em Inovação de RH, docente, idealizadora e ativista na área de Desenvolvimento Social. Formada em Marketing, Pós Graduada em Estratégia Empresarial e Pós Graduando em Gestão Pública (foco de estudo: Políticas Públicas de Qualificação Profissional). Responsável pelo Blog www.dicasdecarreira.com que é parte do projeto de Desenvolvimento Social na área de Qualificação Profissional.

Debora Miceli

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes