TI CorporativaMarketing & TecnologiaDesmistificando o marketing para o distribuidor

Desmistificando o marketing para o distribuidor

-

Desmistificando o marketing para o distribuidorO departamento de marketing para a distribuição é uma área essencial. O sucesso do distribuidor depende da força que ele tem em logística e também nas vendas. Nessa última parte, entra em cena a equipe responsável pelo marketing. Ela precisa funcionar como uma consultoria caso a companhia queira ter sucesso e aumentar o faturamento.

Isso porque são as pessoas envolvidas com essa área que irão elaborar pesquisas e estudos que avaliam o mercado e o desempenho de cada produto do catálogo. Os números coletados darão uma amostra do setor de distribuição no país. Assim, é possível orientar o time de vendas com os próprios fabricantes que trabalham com a distribuidora para que eles possam tomar as melhores decisões.

Entre elas as possibilidades de identificar as linhas que podem crescer mais nos próximos meses, onde investir melhor a receita obtida e definir novas estratégias com outros itens que não estão dando o retorno esperado. Uma boa pesquisa dará mais qualidade na informação e mostrará um planejamento para que os fabricantes não se preocupem com isso e possam se concentrar em outros temas.

Contudo, nem sempre é assim. Por muito tempo os distribuidores confundiram o profissional de marketing como um publicitário. O colaborador que ocupasse esse cargo ficava responsável pela criação de peças e anúncios, no desenvolvimento de e-mail marketing e outras funções que tiravam tempo dele de poder auxiliar na estratégia de vendas e apontar, com números e dados, o melhor caminho a ser seguido.

Não que isso não seja função da área. Mas os fabricantes foram perdendo essa curiosidade de ter o profissional como um consultor. A necessidade de fazer resultados gera uma preocupação grande em colocar o produto à venda e a última coisa que eles se perguntam é se aquele item possui alguma demanda no mercado.

Cabe ao departamento de marketing exercer essa função, mostrando para o fabricante a aceitação de determinado produto no mercado brasileiro e apontando alternativas e soluções. É importante que ele participe da organização de eventos para aproximar os fabricantes da revenda e também ajude na elaboração de peças publicitárias para vender produtos. Mas o grande dever, na verdade, é atuar diretamente com a estratégia de crescimento da distribuidora e ser uma verdadeira consultoria baseado em constantes pesquisas e estudos.

[Crédito da Imagem: Marketing – ShutterStock]

Mariano Gordinho
Mariano Gordinho, Presidente da ABRADISTI

Latest news

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...
Publicidade

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Must read

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you