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Desmistificando o marketing para o distribuidor

publicado por Mariano Gordinho

Desmistificando o marketing para o distribuidorO departamento de marketing para a distribuição é uma área essencial. O sucesso do distribuidor depende da força que ele tem em logística e também nas vendas. Nessa última parte, entra em cena a equipe responsável pelo marketing. Ela precisa funcionar como uma consultoria caso a companhia queira ter sucesso e aumentar o faturamento.

Isso porque são as pessoas envolvidas com essa área que irão elaborar pesquisas e estudos que avaliam o mercado e o desempenho de cada produto do catálogo. Os números coletados darão uma amostra do setor de distribuição no país. Assim, é possível orientar o time de vendas com os próprios fabricantes que trabalham com a distribuidora para que eles possam tomar as melhores decisões.

Entre elas as possibilidades de identificar as linhas que podem crescer mais nos próximos meses, onde investir melhor a receita obtida e definir novas estratégias com outros itens que não estão dando o retorno esperado. Uma boa pesquisa dará mais qualidade na informação e mostrará um planejamento para que os fabricantes não se preocupem com isso e possam se concentrar em outros temas.

Contudo, nem sempre é assim. Por muito tempo os distribuidores confundiram o profissional de marketing como um publicitário. O colaborador que ocupasse esse cargo ficava responsável pela criação de peças e anúncios, no desenvolvimento de e-mail marketing e outras funções que tiravam tempo dele de poder auxiliar na estratégia de vendas e apontar, com números e dados, o melhor caminho a ser seguido.

Não que isso não seja função da área. Mas os fabricantes foram perdendo essa curiosidade de ter o profissional como um consultor. A necessidade de fazer resultados gera uma preocupação grande em colocar o produto à venda e a última coisa que eles se perguntam é se aquele item possui alguma demanda no mercado.

Cabe ao departamento de marketing exercer essa função, mostrando para o fabricante a aceitação de determinado produto no mercado brasileiro e apontando alternativas e soluções. É importante que ele participe da organização de eventos para aproximar os fabricantes da revenda e também ajude na elaboração de peças publicitárias para vender produtos. Mas o grande dever, na verdade, é atuar diretamente com a estratégia de crescimento da distribuidora e ser uma verdadeira consultoria baseado em constantes pesquisas e estudos.

[Crédito da Imagem: Marketing – ShutterStock]

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Autor

Mariano Gordinho, Presidente da ABRADISTI

Mariano Gordinho

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