TI CorporativaMarketing & TecnologiaA Comunicação Integrada de Marketing como estratégia potencializadora de...

A Comunicação Integrada de Marketing como estratégia potencializadora de resultados

-

Publicidade

A Comunicação Integrada de Marketing como estratégia potencializadora de resultados.Vivemos num cenário de mudanças significativas no mercado de consumo em virtude da popularização dos meios de comunicação eletrônica. A internet chegou até a população tornando-se indispensável e a cada ano milhões de usuários começam a ter acesso à rede.  Essa revolução se deu principalmente a partir da popularização do acesso a banda larga, potencializando a era do conteúdo, do relacionamento em  redes, da participação e da informação.

Neste contexto, mudanças acontecem de forma acelerada e diversas áreas do conhecimento estão se modificando e adaptando-se a nova realidade de consumo. Potencializando o Marketing como uma estratégia eficiente para os resultados empresariais. Deixando claro que marketing não é uma ferramenta somente para fins comerciais; hoje se insere como um importante instrumento de recurso administrativo e tem um papel relevante no mundo contemporâneo e midiático.

O surgimento de diversas marcas e a expansão dos canais de comunicação compõem um cenário extremamente competitivo, levando as empresas a utilizarem-se das ferramentas existentes para sua melhor atuação diante dos seus concorrentes. O mercado digital e suas infinitas possibilidades vêm revolucionando a sociedade, por meio das plataformas de tecnologias digitais de comunicação e informação. Afetando e modificado todas as dimensões da vida humana desde o trabalho, relacionamento, lazer e educação.

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é uma ferramenta estratégica essencial para o desenvolvimento das organizações, contribuindo para que a empresa consiga potencializar sua comunicação com intuito de provocar maior impacto e se destacar junto aos concorrentes. Por isso integra a mensagem, conteúdo e veículo onde está inserida, auxiliando na identificação do mercado-alvo e suas premissas. Combinando com todos os elementos do composto de comunicação, a eficácia dos efeitos causados por suas ações poder ser de maior impacto e gerar mais resultados.

Neste sentido, a CIM relaciona atividades voltadas para os elementos do composto de marketing, relacionando as mudanças existentes do mercado com as estratégias a serem desenvolvidas para atingir o alvo. Diante disto ressalto que em todos os aspectos do marketing se envolvem diretamente com a comunicação existente na empresa. Neste sentido, todos os departamentos da empresa devem estar integrados entre si. A comunicação é o utensílio de principal relevância para a integração dos departamentos, pois através dela é possível estabelecer uma sinergia voltada para atender as metas e objetivos traçados pelos gestores. Portanto a integração entre os meios de comunicação e suas especificidades é fundamental e necessário para o bom desempenho da gestão, mas para que aconteça é necessário um Plano gestor de marketing.

Assim sendo, pode-se aqui afirmar que uma boa comunicação é essencial para a melhoria de processos nas organizações e para a otimização de suas atividades, influenciando positivamente no alcance dos objetivos estratégicos e até mesmo sendo fator decisivo para a sobrevivência dessas marcas no mercado.

[Crédito da Imagem: Marketing – ShutterStock]

Mateus Rosahttp://about.me/mateusrosa
PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

3 COMMENTS

Latest news

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.

Inteligência Artificial e Cibersegurança: Os Novos Desafios da Era Digital

%%excerpt%% Descubra os riscos da Inteligência Artificial na cibersegurança, como ataques adversariais, phishing 2.0 e deepfakes, além de desafios éticos e legais.

IA que gera vídeos: O Guia Definitivo das Melhores Ferramentas de 2025

Descubra os 10 melhores geradores de vídeo por IA de 2025. Veja comparações reais, preços, APIs e escolha a ferramenta ideal para seu projeto.
Publicidade

Construindo Times de Sucesso: Como Equilibrar Similaridade e Diversidade de Perfis

Descubra estratégias de liderança para formar times de sucesso. Aprenda quando optar por perfis semelhantes para estabilidade e quando escolher perfis diversos para impulsionar a inovação.

Inteligência Artificial na Guerra Moderna: A Nova Fronteira do Combate

Como a Inteligência Artificial na guerra moderna está decidindo batalhas? Entenda a tecnologia por trás dos ataques de Israel e Irã e as táticas de IA que mudaram o combate.

Must read

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you