Mercado

Ξ Deixe um comentário

Compras de Tecnologia do setor público, como estão?

publicado por Roges Pereira

Ao longo dos últimos 10 anos tenho me dedicado ao atendimento comercial de Governo nas empresas onde atuei e aprendi, da forma mais difícil, como conduzir os negócios neste segmento visando a proporcionar o acesso destes usuários as melhores tecnologias, lembrando que é o maior quinhão de negócios no Brasil hoje.

Se analisarmos a luz da Lei 8666, que rege as compras públicas, todo o setor estaria repleto de produtos de origem e qualidade duvidosa com tecnologias obsoletas ou inadequadas, mas não é o que acontece.

Deixando de lado o aspecto patriotismo, sabemos que as grandes soluções na área de TI estão ligadas a produtos internacionalizados, normalmente sob a propriedade intelectual ou industrial de empresas multinacionais e não necessariamente possuem os preços mais acessíveis que venceriam os pregões eletrônicos, tão utilizados atualmente.

Como está sendo enfrentado o problema? A palavra chave é colaboração: devido a limitação de pessoal com grande especialização nos setor público, os agentes destas empresas de tecnologia aqui no Brasil tem realizado um grande trabalho de consultoria, na maioria dos casos sem remuneração, procurando definir as especificações nos editais ( Termos de Referência) de forma a contemplar as melhores tecnologias e auxiliando na definição das exigências de qualificação do objeto e dos participantes a um nível técnico que elimine a possibilidade de composições políticas nos processos, acordos comerciais estranhos, mal feitos ou outras interferências e como resultado podemos afirmar que atualmente tanto as empresas de tecnologia vinculadas ao governo como os setores de TI de usuários públicos estão totalmente atualizados e, guardadas algumas limitações normais da área, possuem um nível de eficiência que se iguala a qualquer grande empresa privada.

Portanto se a sua empresa tem interesse em uma fatia deste quinhão, prepare-se e invista nas oportunidades estando presente nos clientes desde o projeto pois no momento da publicação dos editais se não foi vc que auxiliou, alguém foi….

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional com mais de 30 anos de experiência na área comercial de empresas de TI, nacionais e multinacionais, com atuação nos mercados do RJ, SP e RS sempre atuando em vendas consultivas voltadas para grandes projetos em clientes corporativos privados ou públicos.

Roges Pereira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.