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Como ser um autor de artigos de sucesso no LinkedIn

publicado por Rodrigo Pace de Barros

Figura - Como ser um autor de artigos de sucesso no LinkedInÉ possível escrever um post perfeito no LinkedIn? Antes disso, o que leva um post a ser perfeito? Estas respostas foram dadas por Paul Shapiro. Ele analisou aproximadamente 3.000 dos artigos que tiveram maior sucesso no LinkedIn e extraiu as técnicas utilizadas para que este sucesso fosse alcançado.

Agora trago estas técnicas para todos nós podermos atingir mais pessoas de forma positiva, levando conhecimento e contribuição a todos os que possam ter insights matadores a partir dos nossos textos.

Além disso, ganhamos o benefício de termos mais seguidores e de sermos melhores a cada dia, na direção de construir uma carreira de sucesso. Vamos? Leia todas as dicas e torne-se um autor de artigos de sucesso no LinkedIn.

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As técnicas escondidas do LinkedIn (agora reveladas)

Hoje o artigo será um pouco maior do que os de costume. Leia-o até o final, anote as dicas e construa sua forma Best Seller de escrever artigos de sucesso no LinkedIn Pulse.

Dica 1: Escreva títulos entre 40 e 49 caracteres

Na pesquisa realizada os títulos de artigos no LinkedIn com comprimento entre 40 e 49 caracteres tiveram a maior taxa de views quando comparado com os demais tamanhos de título. Veja o gráfico:
Titulos entre 40 e 49 - Rodrigopace.com.br

Dica 2: Faça um post visual! Adicione 8 imagens.

Porque 8? Porque esse foi disparado o número de imagens que rendeu mais visualizações. Apesar disso, seu público (ou sua rede de networking) pode preferir outro formato (com menos imagens, ou até nenhuma). Então a dica que dou é: teste. Escreva posts com mais imagens, outros com menos, outros sem nenhuma e veja o que da mais retorno.

Escrever artigos de sucesso é testar e testar e testar.

8 imagens - Rodrigopace.com.br

DICA EXTRA: Coloque uma imagem logo no começo do Post. Esta imagem deve ter relação com o conteúdo que você estará dispondo no seu artigo de sucesso no LinkedIn. Isso vai ajudar a acelerar a compreensão do seu conteúdo pelos seus leitores.

Dica 3: Vídeos atrapalham.

Sim, por incrível que pareça, pela pesquisa, os vídeos atrapalham o desempenho do seu artigo de sucesso. Confira:

Videos atrapalham - Rodrigopace.com.br

Apesar disso, testes são sempre bem vindos. Faça posts com vídeo e veja como seu público se comporta. Pode ser que seu conteúdo tenha muito a ver com vídeos. Então, novamente, teste.

Dica 4: Use “Como” e “Lista” no seu título

O título pode salvar ou afundar seu artigo no LinkedIn. Normalmente o título é considerado a parte mais importante do seu post pois ele é o cartão de visita do seu conteúdo para o mundo.

Então, siga as dicas abaixo:

Não escreva títulos com perguntas

Quando comparados com outros tipos, os títulos com perguntas tiveram resultados piores em termos de visualizações, comentários e compartilhamentos. Veja:

Titulos nao devem conter perguntas - Rodrigopace.com.br

Escreva títulos com “passo a passo”

Estes tipos de título normalmente se saem melhor do que a maioria. As pessoas se interessam por “Como” fazer algo e não por “O que” fazer. Entende?

Titulos com passo a passo

Escreva títulos com “Listas”

Este é outro formato bastante querido pelas pessoas. O conteúdo apresentado em um post deve ser mostrado claramente no artigo. Então, se você vai escrever um conteúdo com dicas para fazer algo, escreva isso claramente no seu título. A performance do seu artigo agradece. 🙂

Titulos com listas - Rodrigopace.com.br

Então, pra resumir:

Não escreva títulos assim:

“O trabalho do futuro já existe no presente?”

“O LinkedIn é uma rede social melhor que o Facebook?”

Escreva títulos assim:

“O trabalho do futuro já existe no presente”

“12 dicas para conseguir o emprego dos seus sonhos agora”

“Como ter uma performance excepcional em entrevistas de emprego”

Notou a diferença?

Dica 5: Utilize Headings para dividir o seu artigo no LinkedIn

Utilizar as tags H1, H2, H3, etc no seu texto faz com que ele fique organizado e sua leitura fique muito mais agradável para seus leitores. Apesar disso, encher o texto com os Headings pode atrapalhar (não vamos detalhar tecnicamente o que são headings. Se você quiser saber, deixe seu comentário no artigo).

O número ideal de Headings (ou cabeçalhos, subitens, etc) é 5. Portanto, divida seu texto em 5 partes, colocando os cabeçalhos de forma que seu artigo fique mais claro, mais fácil de se entender e mais agradável aos olhos de quem lê.

Divida seu artigo em 5 partes - Rodrigopace.com.br

Veja como fica nesse exemplo (em inglês):

Exemplo - Rodrigopace.com.br

Dica 6: Escreva artigos com conteúdo

Veja no gráfico. A pesquisa mostrou que artigos entre 1900 e 2000 palavras se saem melhor do que artigos pequenos. Então, quando for escrever algo, deixe a preguiça de lado e tenha conteúdo pra falar.

Artigo com conteudo - Rodrigopace.com.br

Portanto, na média, quanto maior o artigo, melhor sua performance com relação a comentários, compartilhamentos e curtidas.

Dica 7: Seja positivo, mas seja neutro sem ser negativo

Hoje em dia é comum ver pessoas noticiando coisas ruins e conseguindo alguma audiência com isso. Legal pra elas.

Segundo a pesquisa a melhor forma de emitir uma opinião é de forma neutra. Apesar disso, uma visão positiva do conteúdo ajuda a formar um artigo best seller. Ao somar estes dois temperos você terá um artigo mais comentado, compartilhado e curtido.

Positividade

Contudo, você deve ter visto que no gráfico acima os artigos que tendem a passar uma impressão negativa possuem mais performance do que os artigos com impressões positivas. OK. Porém nessa reflexão sobre “como escrever”, você deve analisar não só o conteúdo do post, mas deve, antes de mais nada, analisar como você quer ser visto pela rede. Ou seja, você quer ser lembrado como uma pessoa positiva ou negativa? Que benefícios ser negativo te trará? Que benefícios ser positivo ou neutro te trará? Hora da reflexão.

Dica 8: Faça seu conteúdo ser legível para uma criança de 11 anos

Apesar de parecer meio estranho, quanto mais fácil for ler seu texto, mais fácil ele será compartilhado, curtido, comentado e lembrado. De difícil já basta a vida. Escreva textos fáceis.

Veja só como os textos fáceis tem um desempenho melhor do que os demais:

Facilidade de Leitura - Rodrigopace.com.br

Dica 9: Coloque um Call to Action no seu artigo

Adicionar um CTA (Call to Action) no início e no final do seu artigo encoraja as pessoas a participarem efetivamente por meio de cliques, comentários e compartilhamentos.

Então, logo no começo e bem no final do seu artigo, coloque um texto mais ou menos assim:

“Se você gostou deste artigo, por favor clique no “curtir” e compartilhe com seus amigos!”

Dica 10: Resumindo

  • Dica 1: Escreva títulos entre 40 e 49 caracteres (h3)
  • Dica 2: Faça um post visual! Adicione 8 imagens. (h3)
  • Dica 3: Vídeos atrapalham (h3)
  • Dica 4: Use “Como” e “Lista” no seu título (h3)
  • Dica 5: Utilize Headings para dividir o seu post (h3)
  • Dica 6: Escreva artigos com conteúdo (h3)
  • Dica 7: Seja positivo, mas seja neutro (h3)
  • Dica 8: Faça seu conteúdo ser legível para uma criança de 11 anos (h3)
  • Dica 9: Coloque um Call to Action no seu artigo (h3)

Finalizando

Os dados desta pesquisa foram compartilhados com você para ajuda-lo a ser um escritor top best seller no LinkedIn. Porém elas não são uma regra. São apenas sugestões mostradas a partir de dados extraídos de uma pesquisa realizada.

Para conseguir os melhores resultados você tem que testar muito antes de encontrar o caminho correto entre seu artigo e suas conexões na rede.

Agora é a sua vez. Abra o seu editor de texto, inspire-se e escreva seu próximo artigo no LinkedIn.

Marque-me nele. Quero ver seu resultado melhorando a cada dia. Pode ter certeza que meu “curtir” e meu comentário você já tem. Mas pra isso é preciso me marcar. 😉

Agora, como disse a pesquisa:

“Se você gostou deste artigo, por favor clique no “curtir” e compartilhe com seus amigos!”

Conto com o seu Like! Comente também. Vamos bater um papo e chegar mais longe juntos!

Até a próxima.

Autor

Rodrigo Pace de Barros, PMP Coach de Carreira Especialista em Profissionais de TI Possui 17 anos de experiência em projetos de Segurança de TI e ambientes de missão crítica em empresas de grande porte. Atua há 10 anos na Telefonica Vivo como especialista em Projetos de Segurança da Informação, compliances e certificações e, atualmente ocupa o cargo de consultor especialista de Pré-Vendas. É formado pela Unesp de São José do Rio Preto e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Colunista em diversos portais de TI e Gestão de carreiras, palestrante, instrutor e assessor de carreiras especializado em TI. Site: http://www.rodrigopace.com.br Criador do Desafio LinkedIn: www.desafiolinkedin.com.br Contato: rodrigo@rodrigopace.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rodrigopace/ Facebook: https://www.facebook.com/rodrigopace.com.br Twitter: @RodrigoPaceDH

Rodrigo Pace de Barros

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