No artigo anterior “Um bom Currículo faz toda a diferença!” foram apresentadas de forma simples e objetiva algumas dicas de estruturação de um currículo com foco para quem está iniciando ou buscando recolocação na área de TI.
Neste artigo, o objetivo é apresentar dicas e situações que possam ajudar o candidato a destacar-se nas entrevistas e dinâmicas quando o seu Curriculum Vitae (CV) for selecionado para a vaga.
O primeiro passo, conforme já informado no artigo anterior, é buscar informações sobre a empresa que está recrutando, ou seja, estude o website da empresa, missão, valores, objetivos, nome do presidente e diretores, entre outras informações, que irão dar embasamento e apoio nas entrevistas. Conhecer a empresa ou, pelo menos, estudá-la antes irá fazer toda a diferença no momento da contratação.
O segundo passo é se preparar para as dinâmicas e entrevistas pessoais com os recrutadores. Normalmente, a empresa faz uma triagem dos currículos, seleciona alguns candidatos para uma dinâmica em grupo e aplica testes psicológicos e comportamentais. Os candidatos que forem aprovados serão encaminhados para a parte final da contratação: a entrevista com o gestor da área.
A seguir, algumas dicas para se destacar na dinâmica em grupo:
Já se foi o tempo que o profissional era contratado somente para fazer uma determinada tarefa. Os sistemas evoluem, os processos são automatizados, novas demandas surgem, novas obrigações fiscais aparecem, e o resultado destas constantes mudanças se refletem no dia a dia dos profissionais. Sem a proatividade, vontade de evoluir, buscar conhecimento, sair da zona de conforto, o profissional será facilmente substituído.
Mantenha-se sempre calmo, controle a respiração e principalmente o tom da sua voz. Falar muito alto, muito baixo ou muito rápido pode demonstrar um baixo nível de maturidade ou insegurança. Este ponto também vale para os gestos com as mãos e os pés, bem como ficar se movimentando na cadeira a todo instante.
Para se destacar no mercado de trabalho, o candidato não pode somente fazer a mesma coisa que os outros ou responder as perguntas com as mesmas respostas. Busque uma alternativa, pense de uma outra maneira (fora da caixa) para a pergunta e, automaticamente, irá ter uma outra resposta. Caso não tenha entendido a pergunta ou situação, peça para o recrutador repetir (isso não tem problema algum).
A seguir, serão apresentadas algumas situações no momento da Entrevista com o Gestor da área.
Quando o candidato é selecionado para entrevista com o gestor, isso sugere que ele possui o CV e comportamentos apropriados para a vaga, porém ainda depende de uma aprovação do gestor. O mesmo precisa conhecer os candidatos e avaliar mais tecnicamente e através do feeling, qual se enquadra mais no perfil solicitado.
É normal o gestor realizar algumas perguntas que você não tenha conhecimento ou nunca tenha atuado profissionalmente. Neste momento, mantenha a tranquilidade e informe que você ainda não teve a oportunidade de trabalhar com aquela situação, mais é um dos seus objetivos profissionais, e que irá estudar e solicitar apoio para conseguir atender a esta necessidade. (O candidato que responder somente que não conhece aquela situação e ponto, não irá agregar em nada e, automaticamente, apresentará uma falta de proatividade e iniciativa).
Temos o habito de sempre concordar com alguém que está em nível superior de conhecimento na área ou possui mais experiência que nós. Neste momento, as pegadinhas irão ajudar o gestor a detectar se o candidato possui um diferencial. O gestor pode realizar perguntas do tipo: Tive um problema no meu Windows Server 2010, você já trabalhou com ele? Ou, você pretende tirar a certificação “XPTO” (itens que não existem)? Se o candidato não estiver 100% atendo irá concordar com todas as afirmações ou responder que é um dos objetivos dele tirar aquela certificação. Cuidado!
Neste momento da entrevista, o candidato também precisa saber se é exatamente esta vaga que ele está buscando. Com o decorrer da conversa, se o candidato verificar que não era aquilo que ele imaginava ou a oportunidade não chamou mais a sua atenção, seja 100% transparente e informe ao gestor que você estava com outra visão sobre a vaga e, para aquele momento da sua vida, a vaga não seria interessante.
Quando o candidato está participando de uma entrevista para uma nova oportunidade, ele precisa demonstrar 100% de interesse, porém não pode continuar no processo seletivo se aquela vaga não está condizente com as suas expectativas. A transparência é um sinal de respeito pela empresa e pelo recrutador que irá dar credibilidade, mesmo quando o candidato resolver sair do processo seletivo.
Por fim, quando a entrevista acabar e, caso o candidato tenha se identificado 100% com a vaga, demonstre mais uma vez o total interesse e disponibilidade para o gestor entrar em contato, tirar novas dúvidas, entre outros. Informe que se for necessárias novas entrevistas, você estará à disposição!
Para finalizar este artigo, espero que estas dicas contribuam com os candidatos que estão participando ou irão participar de novas oportunidades de trabalho. Boa sorte a todos!
Fiquem a vontade para comentar, compartilhar e complementar as informações que constam neste artigo.
[Crédito da Imagem: Entrevistas: SHutterStock]
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