Vamos falar de Governança de TI e uma dúvida que aparece quando queremos seguir nossos estudos nesse caminho.
Governança de TI é o framework que garante o suporte da infra-estrutura de sua organização, facilitando a realização das estratégias e objetivos corporativos.
Podemos ver que no mercado quando se fala em governança de TI, vem logo na mente COBIT e ITIL, e qual a diferença entre eles?
Na verdade, dizem que eles são mais complementares do que concorrentes e eu concordo com isso.
COBIT concentra-se na definição, implementação, fiscalização, medição e melhoria dos controles para processos específicos, abarcando toda o ciclo de vida da TI e considerado no mercado o melhor modelo para a governança de TI.
ITIL fornece as definições de melhores práticas e critérios para operações de gestão e concentra-se principalmente na definição do funcional, atributos operacionais e organizacionais para as operações de gestão, tais como service support e service delivery
Existem outros frameworks de governança de TI, como o QuarterBack, Six Sigma, ISO 20000, BSC, etc.
O mercado atualmente é dominado por COBIT e ITIL, nada que diminua a importância de outros frameworks, claro.
Na minha opinião COBIT é o mais sistemático e completo. E se complementa muito bem com o ITIL.
Qual o seu objetivo?
Melhorar a qualidade e capacidade da governança do ciclo de vida da TI e implementar um sistema de controle para conformidade, então COBIT é o seu caminho.
Se você quer melhorar continuamente a eficiência das operações e qualidade de atendimento, pegue carona no ITIL.
O ideal é seguir os dois, afinal, como sabemos, não basta implementar apenas, temos que ter uma melhoria contínua em todos os processos e operações.
Isto é o que exige o mercado de hoje, eficiência extrema, operações com qualidade e uma visão ativa com performance em todo o ciclo de vida da TI em sua corporação, seja grande ou pequena.
Se tiver oportunidade e tempo, ter uma certificação COBIT e ITIL, é sempre bom; não apenas para o currículo; para seu crescimento e metodologia organizacional, as empresas hoje em dia utilizam e dependem cada vez mais da TI e a organização disto internamente é essencial para o crescimento não só da empresa como de seus profissionais, e não falo só dos profissionais de TI mas sim de todos os envolvidos na empresa.
Bom estudos!!!
[Crédito da Imagem: ITIL – ShutterStock]