Carreira

Ξ Deixe um comentário

Como planejar e ter sucesso na carreira

publicado por Alberto Parada

Como planejar e ter sucesso na carreiraVocê sabe em qual posição no organograma e em que empresa gostaria de trabalhar daqui dois anos? Não se preocupe se a sua resposta for não. A maioria das pessoas também não sabe!

Mesmo não tendo a menor ideia dos objetivos profissionais, cresce a cada dia, o exército de pessoas sedentas por conhecimento, a procura por certificações e pós-graduações nunca estiveram tão em alta. Mas se não se sabe onde quer chegar, como escolher o curso certo?

Na maioria das vezes, a escolha baseia-se na moda, indicação de amigos, sugestão do chefe ou da mídia, que massifica as possíveis carreiras do futuro, sempre com o foco na remuneração.

Se já não bastasse a falta de planejamento na escolha da especialização, é comum encontrar pessoas frequentando cursos que não possuem nenhuma afinidade com a sua carreira atual, ou seja, além de não saber se gostará de exercer os ensinamentos que está aprendendo, a possibilidade de exerce-lo profissionalmente será praticamente impossível.

Fazer uma especialização com o objetivo de mudar de carreira é o desejo de muitos. O que poucos sabem é que fazer uma transição sem planejamento resulta, quase sempre, em grandes frustrações. Dificilmente se consegue uma colocação baseado somente nos conhecimentos recentemente adquiridos. Falta experiência; quando se consegue a tão  sonhada nova colocação, a remuneração está muito aquém do desejado (afinal não se tem experiência profissional nenhuma na nova posição).

Para piorar o cenário, escolhe-se uma instituição de ensino de baixa qualidade, com a proliferação das entidades educacionais de nível superior e com a enorme concorrência, os preços despencaram e a qualidade do ensino foi junto.

O pesadelo está completo! Uma especialização mal definida, uma falta de planejamento de transição de carreira, somados a uma instituição de ensino que, ao invés de agregar ao currículo, irá denegrir a imagem do profissional no mercado.

Acordar do pesadelo depois das decisões tomadas será dolorido e financeiramente caro. O dinheiro gasto e o tempo perdido jamais voltarão.

Portanto, antes de sair alucinado, entrando nos embalos dos outros, controle a sua ansiedade. Nada de sonhar sem planejar. Primeiro identifique onde está profissionalmente e onde deseja chegar. É fundamental determinar o caminho a seguir para obter sucesso definindo metas de 2, 5 e 10 anos.

Para ter consciência do seu momento presente, faça uma análise da sua carreira, de onde veio, quais passos deu, onde está no organograma, sua formação acadêmica e sua idade. Mais importante do que ficar feliz ou não com o resultado da análise é ter informações importantes para poder planejar e ficar feliz com o seu futuro.

Não saber o que se quer ou estar focado apenas em dinheiro não é demérito nenhum. Mas, para decidir se é apenas foco no dinheiro que determinará o seu futuro, é importante que saiba que é trabalhoso ter sucesso fazendo o que se gosta. Imagine fazer o que se odeia apenas por dinheiro… Tenha certeza que seu desempenho e consequentemente, seu sucesso não serão os mesmos se você não amar o que faz.

Pesquise, pergunte, fale com quem faz o que você sonha em fazer. Monte uma tabela com os pontos positivos das carreiras, das pessoas e das empresas. Depois de ter uma boa amostragem você terá material para saber os pontos positivos e negativos de cada um e, somente aí, você poderá fazer escolhas consistentes.

Por fim defina um plano, passo a passo, para sair de onde está e chegar, de maneira consistente e consciente, onde deseja, escolhendo as especializações que vão agregar e instituições que farão a diferença quando a empresa que você deseja trabalhar comparar o seu currículo com o do seu concorrente.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.