O setor de tecnologia da informação vem se transformando nos últimos anos. Uma das principais mudanças é voltada ao reposicionamento deste nas empresas.
No passado, o TI era identificado como área que desempenhava apenas funções operacionais e de suporte.
Agora isso mudou, pois grande parte dos negócios implementa este ramo como um aliado, se tornando um setor estratégico a fim de fazer um importante suporte para as tomadas de decisões, assim como para visar a melhoria da qualidade de produtos e serviços, desenvolvendo tecnologicamente e com a conquista de novos mercados.
Ligando com as soluções e táticas de negócios, o setor de TI está sendo requisitado por inúmeras áreas dentro das empresas. Elas querem uma postura mais dinâmica e proativa com a tecnologia da informação. Isso tudo é para que sejam capazes de fornecer respostas rápidas das demandas de negócios.
Hoje o TI não é mais apenas uma ferramenta de suporte, mas também é um ramo de capacitação, com o objetivo de criar negócios. Através de uma perspectiva inclusiva e mais ampla, faz-se necessário que as empresas passem a gastar mais com o setor, que atuará mais ostensivamente a fim de tomar as melhores decisões para dentro da organização.
Como fazer o TI ser uma área estratégica?
Para esta implementação, é necessário que sejam feitos alguns passos para que a tecnologia da informação passe a ser uma área fundamental para o crescimento de um negócio. Entre estas medidas está a de alinhar o Planejamento Estratégico Corporativo (PEC) com o Planejamento Estratégico de TI (PETI).
Através deste alinhamento, é possível favorecer uma ação proativa no ato de identificar oportunidades na área de TI. Esta atuação funciona como agente de mudança no direcionamento dos investimentos em tecnologia da informação, por conta das estratégias e prioridades do negócio.
Ao longo dos anos, é possível perceber inúmeros casos de áreas de negócio que adquiriram softwares de mau funcionamento, ou então contratando soluções customizadas sem que haja o conhecimento nas áreas internas de TI. Quando isso acontece, o setor de tecnologia da informação seria apenas acionado quando estes softwares apresentassem um comportamento negativo ou indesejado no negócio.
O alinhamento com o TI é necessário, isso para garantir que a tecnologia não seja implantada em uma empresa apenas por ser nova, rápida ou utilizada por negócios concorrentes, mas sim por conta de seu valor que terá para o negócio em si, com o objetivo de buscar os resultados verdadeiros e positivos que a empresa vai ter através da sua utilização.
Hoje em dia, o ramo corporativo quer um TI com grande capacidade tecnológica. Além disso, este precisa ser atualizado, e com preparo para fazer o atendimento de suas demandas. A meta é garantir o melhor aproveitamento dos recursos que estejam disponíveis, a fim de realizar entregas de qualidade para o cliente.
A área de tecnologia da informação deve contar com profissionais qualificados, que conheçam cada uma das etapas que envolvem os processos de negócios nas empresas. Desta maneira, é possível identificar os pontos de melhoria, para atuar de maneira proativa no que é necessário, de forma a implementar qual é a melhor solução, para evitar qualquer risco.
Vale a pena investir em TI nas empresas
A maior parte dos processos nas empresas dependem do TI. Isso é um demonstrativo de que o setor é de extrema importância, movendo as organizações de forma a impactar nos investimentos e nas receitas que surgirem.
É importante investir com a tecnologia da informação, que servirá como suporte na hora de tomar decisões estratégicas, para que a organização seja cada vez mais competitiva no mercado.