Gestão de Conhecimento

Ξ Deixe um comentário

Como melhorar os seus cursos em Rapid Learning

publicado por Luciano Gardesani Marques

Como melhorar os seus cursos em Rapid LearningO Rapid Learning se tornou um marco no dinâmico mercado mundial de e-Learning ao permitir que qualquer pessoa pudesse criar e compartilhar conteúdo de aprendizado. Isso aconteceu há alguns anos e após a popularização do modelo e das ferramentas o desafio passou a ser como elevar o nível do conteúdo produzido extraindo o máximo do que as ferramentas de autoria oferecem.

Nesse artigo nós vamos relacionar algumas diretrizes que podem ajudar a melhorar o nível dos cursos produzidos na modalidade Rapid Learning tendo em vista qualidade, produtividade e eficácia do aprendizado.

  • Estabeleça um processo: essa é uma ação que pode causar um impacto extremamente positivo! Quem ainda não possui um processo de produção adequado certamente está deixando de lado questões de qualidade, produtividade e eficácia de aprendizado. Um processo adequado é aquele aderente à sua realidade e contexto, sem excessos. Resumidamente estamos falando de processos típicos que incluem o planejamento para levantamento de informações, desenho instrucional para organização do conhecimento, etapas de construção e montagem do curso, validações de especialistas, métricas de qualidade e formatos de publicação.
  • Menos planejamento, mais produção: é muito comum perder oportunidades incríveis de obter resultados práticos através de treinamentos on-line simplesmente pelo excesso de planejamento ou zelo na concepção de um novo projeto. É importante começar e fazer. Isso porque a experiência nos garante aprendizado e o Rapid Learning permite que qualquer autor rapidamente produza versões novas e melhores de um treinamento a partir do feedback obtido junto ao público treinado.
  • Trate o Rapid Learning com seriedade: se o Rapid Learning pode melhorar o desempenho das pessoas, então pode trazer resultados positivos para uma organização, seja ela acadêmica ou corporativa. Portanto, trate o Rapid Learning como algo realmente importante. Essa seriedade pode ser um fator chave para o sucesso ou fracasso da iniciativa. Lembre-se de buscar e garantir os recursos necessários antes de começar um novo projeto. Então gerencie o projeto para garantir o cumprimento de prazos e objetivos. As pessoas envolvidas precisam dedicar tempo! Não permita que o projeto seja tratado somente como mais uma tarefa de alguém.
  • Menor = Melhor: produza conteúdos de aprendizado curtos que realmente possam ser absorvidos com rapidez pelo seu público. Se possuir um conteúdo vasto, divida-o em módulos breves. Isso fará uma grande diferença. Atualmente as pessoas esperam obter informações de forma ágil e descomplicada. Organizar conhecimento em módulos com curta duração irão de encontro a esta expectativa. Tenha somente o cuidado de garantir que cada módulo trate o respectivo tema com o mínimo de aprofundamento necessário para garantir um aprendizado relevante.
  • Foco no aprendizado: o Rapid Learning será um sucesso se as pessoas perceberem que aprendem através dele. Essa valorização é essencial, portanto, mantenha sempre o foco no conteúdo e no aprendizado que ele proporciona. Pense na facilidade de absorção do conhecimento pelas pessoas. Desenvolva alguns projetos que possam servir como exemplos para benchmarking e sirvam como parâmetro para quem está “embarcando” no Rapid Learning agora.
  • Oriente e apoie os especialistas: trabalhe sempre muito próximo dos especialistas. Oriente-os para que eles produzam o conhecimento necessário no melhor formato possível para alimentar as etapas seguintes de produção. Se necessário treine-os no processo! Esse engajamento é outro fator chave para garantir a eficácia do conteúdo e também pode significar um aumento de produtividade. Um projeto em Rapid Learning não depende de uma única pessoa, mas de um time que trabalhe em conjunto.
  • Pense na reutilização de objetos: quanto mais cursos você produzir maiores serão as chances de reaproveitamento de objetos. Trabalhe para criar uma biblioteca de elementos como templates, imagens, animações, etc., que possam ser reutilizados. Isso vai garantir aumento de produtividade e redução de custos. Lembre-se que o foco deve estar no conteúdo, logo não haverá problemas se alguns objetos aparecerem em vários cursos.
  • Padronize as ferramentas de autoria: mesmo que você possua um processo mais aberto para a produção de conteúdos, com várias equipes de áreas diferentes trabalhando com autonomia nos projetos, estabeleça limites para a adoção de ferramentas de autoria. Se necessário adote uma ou mais ferramentas, mas não abra demais este leque. Foque nas ferramentas que podem ser mais úteis para cada tipo de projeto e trate-as como as ferramentas credenciadas para a autoria de cursos. Essa padronização garantirá maior sinergia entre as equipes e maior potencial para reutilização de objetos.
  • Invista em grupos ou comunidades de estudo: uma ideia para garantir a permanente evolução dos cursos produzidos em Rapid Learning é montar um grupo de estudos composto pelas pessoas envolvidas no processo de produção: autores, especialistas, designers instrucionais, desenvolvedores web, etc. Todos os envolvidos aprenderão algo em cada projeto. Promova o compartilhamento desse aprendizado dentro deste grupo com a troca de experiências e informações. Organize encontros presenciais ou simplesmente estabeleça uma comunidade on-line. Lembre-se novamente: trate o Rapid Learning como algo importante e os seus resultados também serão!

Referências:
“Tips for Rapid Learning Roll Out” – CrossKnowledge
“e-Learning” – Marc Rosenberg

[Crédito da Imagem: Rapid Learning – ShutterStock]

Autor

Especialista em educação corporativa com mais de 14 anos de experiência na implementação de projetos baseados em tecnologia.

Luciano Gardesani Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes