Desenvolvimento

Ξ 4 comentários

CMMI nível 2 certificação para todos

publicado por José Roberto Nunes Alves

Vou descrever os passos necessários para implantar CMMI nível 2 de maturidade, para ambientes de mínimo 4 experientes profissionais de  TI.

Na maioria das vezes as empresas já desenvolveram seu software, este software esta consolidado, só que tem um problema.

Não tem documento, seu desenvolvimento foi no molde costura e remenda, vai pedindo que vou colocando.Este é o cenário de 90% de empresas de software.

 E para captar novos recursos financeiros, principalmente os recursos financeiros estrangeiros precisam de certificação nos seu projetos, o software precisa ser certificado. E como fazer isto?

 Vamos contratar um Gerente de Projetos, que o cara resolve?

E ai meu caro começa o problema, mas não entraremos em detalhes.

O primeiro passo que o Gerente de Projetos deve tomar é:

Envolver todos os desenvolvedores no processo, e por que?

 No CMMI nível 2, um dos tópicos PMC(Monitoramento e controle  de projetos), é permitir o entendimento do progresso do projeto. O progresso é principalmente determinado pela comparação de produtos de trabalho e atributos de tarefas, esforço, custo e cronograma reais com o planejado nos marcos determinados ou níveis de controle no cronograma do projeto ou na estrutura de decomposição de trabalho (conhecida em inglês pela sigla WBS).

A visibilidade apropriada possibilita tomada de ações corretivas no momento adequado quando o desempenho desvia significativamente do plano.

Primeiro passo como Gerente você ira precisar de um site bem simples, onde iremos postar todas as especificações que iremos usar, estas especificações  terão a opção de download e upload, e todas terão métricas apontadas, neste momento você envolve os caras de desenvolvimento no processo.

Vamos responde os por quês dos caras de desenvolvimento, eles adoram deixar gerente de projetos com saia curta, se eles perguntarem por que você precisa de um site, nos já temos um site?

 Você responde como gerente, ótimo, assim é só colocar um link no digital para chamar a nossa INTRANET que iremos utilizar no processo de certificação, ele ira rodar em HTTPS.

Só pessoas autorizadas terão cesso.

 Ai vem a segunda pergunta, porque download e upload?

 Todas as especificações para desenvolvimento deverão estar disponível, para as pessoas autorizadas, isto inclui, localmente e remotamente, após a postagem da especificação, a mesma recebe uma sinalização, que idenficara seu estado, exemplo: amarela avaliação da especificação, verde especificação em desenvolvimento, vermelho especificação com o tempo estourado.

 Porque avaliar a especificação?

Todas as especificações terão métricas apontadas, essas métricas devem ser aprovadas pelos desenvolvedores, pois nem tudo que parece que é, será.

 Respondido as perguntas dos desenvolvedores, precisamos definir as regras de negócio da nossa Intranet, algumas já foram definidas ao responder as perguntas aos desenvolvedores.

Na prática, vamos mostrar para o cliente como esta sendo feito, quem está fazendo e qual a situação atual. Um alerta importante, se o perfil da empresa for Microsoft, o TFS(Team Fundacion Server) atende em partes a situação proposta, fica a cargo do Gerente e da sua equipe a sinalizar as especificações e apontar as métricas para o desenvolvimento. Para o gerente de projeto temos todos os stackeholders relevantes, até o momento, podemos definir as tarefas de revisão, quando apropriado.

 Até agora não envolvemos o nosso cliente, pois a tarefa é implantar processo de Fabrica de Software CMMI Nível 2 no departamento de TI ou o antigo CPD ou setor de desenvolvimento de sistemas. Assunto que iremos discutir nas próximas postagens, que será, definir os padrões de desenvolvimento, necessário e muito relevante para software certificado.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formação em Ciências da Computação, 17 anos de Experiencia como Lider de Projeto, Analista Arquiteto, Analista Programador, Analista de Sistemas, Analista Delivery, Analista Especificador Cargos Voltados para o Desenvolvimento de Sistemas em Segmento: ERP, CRM, Financeiro, Comercial, Intranet, Extranet, Sites Ecomerce, Móbile, WebService, Smart, WCF. Implantação CMMI em Fabrica Software.

José Roberto Nunes Alves

Comentários

4 Comments

  • Como empresa media e pequena, com faturamento mensal elevado, muitas necessitam desta certificação e pelo que foi exposto o custo é bem baixo, para adquirir.

  • Existe certificação para pessoa física, como especialustas em CMMI?

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes