Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Cinco motivos para virtualizar sua empresa

publicado por Francisco Panis Kaseker

Cinco motivos para virtualizar sua empresaA virtualização de um ambiente de trabalho é muito mais do que repartir um servidor físico ou na núvem pública e privada, em centenas ou até milhares de pontos de acesso. A solução traz benefícios para vários setores de uma empresa, da administração ao departamento financeiro, independentemente do porte ou segmento de atuação. Veja abaixo cinco motivos para virtualizar seus servidores:

  1. Redução de gastos – Um dos principais benefícios da virtualização é a economia em diversas frentes, com hardware, consumo de energia, aluguel de espaço físico, manutenção. Com um único servidor apto para todas as aplicações e recursos, as máquinas virtuais são acessadas remotamente por qualquer computador com configurações básicas ou até mesmo de uso pessoal, para realizar cada serviço.
  2. Alta disponibilidade – Algumas empresas têm sistemas críticos que não podem ficar fora do ar sequer por um minuto. Em um sistema virtualizado, por meio do acesso remoto, é possível corrigir falhas em qualquer máquina virtual (VM), restabelecendo instantaneamente o serviço com base nos pontos de restauração e backups realizados periodicamente, garantindo o funcionamento do serviço e a produtividade dos colaboradores.
  3. Padronização do sistema – Mesmo com diferentes sistemas operacionais instalados em cada ponto de acesso, a virtualização permite a homogenização do ambiente virtual. Com isso, uma aplicação pode ser instalada no servidor sem se preocupar com conflitos e incompatibilidades em drivers de cada máquina. Além disso, uma solução para uma determinada VM pode ser estendida para todas as outras.
  4. Controle de acessos – O servidor virtualizado é uma grande central que permite ao gestor liberar acessos, agendar e atribuir tarefas para cada máquina virtual. Os gerenciadores e hipervisores fornecem relatórios completos de capacidade de recursos, oferecendo a alternativa de realocá-los de acordo com a demanda, quando necessário.
  5. Sustentabilidade – Incentivos fiscais para centros de processamentos de dados que aplicam o conceito de TI Verde são uma tendência internacional contra a emissão de CO², utilização de ar condicionado e consumo de energia. Os recursos da virtualização amenizam o impacto no meio ambiente, já que demanda menos equipamento e espaço físico.

[Crédito da Imagem: Virtualização – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Francisco Panis Kaseker (francisco.kaseker@mandriva.com.br) é especialista em cloud da Mandriva, fabricante franco-brasileira de software livre para o mercado corporativo – www.mandriva.com/br/

Francisco Panis Kaseker

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.