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Certificações e a administração pública

publicado por Daniel Hatano

Certificações e a administração públicaNascido e criado em Brasília/DF, sempre vi muita influência no estudo para concursos públicos por parte dos pais de amigos, pois estes pais já eram servidores públicos e a estabilidade, para eles, é a melhor coisa já conquistada na carreira, além dos vários outros benefícios da carreira pública. Digo que sempre vi, como se estivesse de fora, porque minha família, com origem na imigração japonesa, não possuía esse histórico.

Por estar em Brasília, onde grande parte das oportunidades é a administração pública em todos os níveis, também estudei um pouco para concursos, muito menos do que colegas cujos pais os matriculavam, já na época da faculdade, nos cursinhos específicos para os concursos. Mesmo assim, com muito esforço, passei em um concurso e fui admitido onde trabalho hoje.

A visão que eu tinha e ainda tenho é que enquanto a empresa privada precisa ter lucro para sobreviver, a entidade pública precisa agregar valor à máquina do Estado investindo os recursos públicos para prover serviços à sociedade.

Especificamente na área de TI, apesar das diferenças, vejo a necessidade dos profissionais estarem cada vez mais bem preparados para levar adiante a missão do Estado como provedor de melhores serviços. Essa necessidade tem direcionado o trabalho de tal forma que as melhores práticas de mercado na gestão da tecnologia da informação estão sendo empregadas nos órgãos públicos em todos os níveis, o que consequentemente faz com que os padrões de mercado possuam seu valor também na iniciativa pública. E nesse quesito vejo que as certificações tanto mais técnicas quanto as mais voltadas à gestão estão ganhando cada vez mais força na administração pública. Prova maior disso são concursos onde há diferenciação de pontuação por títulos, onde antes figuravam apenas títulos da educação formal (pós graduação, mestrado, doutorado, etc), agora pontuam também certificações de diversos segmentos da TI.

Focado nisso, vejo muitos profissionais que visam um cargo público seguirem um caminho bastante interessante. Ao estudarem para os desejados concursos, ao finalizar o estudo de determinada área de conhecimento, prestam a prova de certificação. Com isso, além de estudar para a prova de concurso, conseguem uma melhor colocação no mercado.

Muito do direcionamento dos órgãos públicos segue, principalmente, as recomendações dadas pelos órgãos de controle, que estão cada vez mais se esforçando para que os padrões de sucesso sejam aplicados no governo. Essa ação uniformiza a forma de trabalho das várias entidades e faz transparecer os indicadores tão importantes para medir a eficácia e a eficiência de cada órgão.

Portanto, talvez seja uma boa ideia perseguir as certificações mesmo que seu foco seja na administração pública.

[Crédito da Imagem: Certificação – ShutterStock]

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Autor

Gerente de projetos certificado PMP com 12 anos de experiência em desenvolvimento de projetos software, tendo atuado como analista de negócios, analista de requisitos e atualmente trabalha como gerente de projetos na Companhia Nacional de Abastecimento. Possui conhecimento profundo em prospecção de negócios e levantamento de requisitos assim como no gerenciamento de projetos. Atuou no desenvolvimento de sistemas nas mais diversas áreas (saúde, agricultura, estoque, faturamento, recursos humanos, tributária, jurídica, bancária, orçamentária e financeira), principalmente em sistemas ligados ao setor público.

Daniel Hatano

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