Mobile

Ξ 2 comentários

Cenários Mobile e Personas

publicado por Rafaella Trindade

persona

A conectividade que o contexto mobile proporciona ao usuário é de que ele sempre está disponível  para família, amigos, clientes, dentre outros. Nesse cenário, o usuário móvel está sempre presente e disponível através do telefone do dispositivo, assim ele também está sociável para as pessoas que estão ao seu redor. Geralmente, o dispositivo é pessoal e pertence a apenas a uma pessoa e dessa forma o usuário é identificável através do dispositivo. O ambiente afeta em como o dispositivo é usado, o ideal seria que o dispositivo soubesse o que o usuário móvel está em uma reunião de negócios, em uma viagem ou em outra atividade, assim podemos dizer que o usuário móvel é contextual [Ballard 2007].

Outra característica do usuário móvel é que ele é passível de interrupção. Por exemplo,o usuário ao usar o dispositivo pode fazer apenas uma coisa por vez, se o dispositivo é interrompido por um recebimento de uma chamada e o usuário está digitando uma mensagem naquele momento, ele não terá a chance de terminar e salvar a mensagem quando é interrompido. Outro exemplo em um contexto social, é que o ônibus não pode esperar o usuário terminar uma tarefa ou uma conversa. Dessa forma, o usuário pode ser interrompido quando usa o dispositivo.

As características de um usuário móvel são mapeadas através de cenários que é realmente fácil e possível de realizar. O mapeamento do cenário vai ajudar  você a pensar sobre seus usuários, a pensar sobre suas tarefas e, mais importante para pensar sobre o tipo de experiência de usuário que você deseja fornecer. Ele também irá ajudar a garantir que seus projetos são baseados no mais próximo possível da realidade do usuário, porque as forças de mapeamento de cenário que você considerou é um contexto em que um projeto é susceptível de ser usado.

No mundo do design de experiência do usuário um cenário é basicamente uma história sobre alguém (geralmente seus usuários) ou o que está sendo projetado para realizar uma tarefa ou objetivo específico. Por exemplo, um cenário pode descrever como Pedro usa um site para pedir uma entrega de pães para o café da manhã, ou como Maria compra um bilhete para ir ao teatro ( objetivos e contexto são importantes) . Os cenários podem detalhar, todo o caminho em alto nível, mas é muito importante, delinear o ‘quem’ , ‘o que ‘, ‘ quando ‘, ‘ onde ‘, ‘ por que’ e ‘como’ do uso.

Começar a mapear o seu primeiro cenário

Identifique seu primeiro usuário (para o qual você vai espero ter uma persona ), ou uma das tarefas-chave. Ou localiza a razão do seu produto. O que deve ser alguém capaz de fazer? Quais são as tarefas realmente importantes do ponto de vista do usuário e de negócios ? Por exemplo, para um site de comércio eletrônico que você pode usar a compra de um item como o cenário principal para mapear inicialmente

Esboço algum contexto para o cenário

Para cada cenário (história) que você mapear é importante considerar e fazer uma nota identificando : quem ; o que ; onde ; por isso ; e quantas vezes este cenário é realizado.

Percorrer as etapas que o usuário levaria

Realizar o caminho que deste cenário é entender as possibilidades e execução real. Você vai querer andar por todas as etapas que prevêem um usuário de tomar para realizar sua tarefa? Uma dica é que para a organização das ideias você pode utilizar de cor diferente de post-it em um quadro.

O que o usuário faz. Lembre-se de se concentrar sobre o que acontece , não necessariamente como isso acontece. Por exemplo, Pedro acessa imagens maiores do pão que desejou encomendar.

Quaisquer comentários ou informações que você sente é importante nesta etapa. Por exemplo, você pode querer fazer uma nota que pode haver imagens alternativas disponíveis para um café da manhã e suas localizações.

Quaisquer dúvidas ou hipóteses que surgem são este passo que você vai querer resolver . Por exemplo, se as imagens para pães devem estar do mesmo tamanho e proporção?

Quaisquer ideias ou sugestões são bem vindas. Por exemplo, interessante permitir que Pedro para aumente o zoom em uma imagem, de modo que ele possa ver o pão em mais detalhes e desta forma aguçar sua vontade em experimentar o produto.

Cole seu post-it para a etapa na parede

A ideia básica é mapear passos na horizontal, da esquerda para a direita e detalhes, como comentários, ideias e sugestões verticalmente abaixo o passo associado. É importante manter passos no topo para que alguém possa seguir o cenário através da leitura da linha superior esquerda para a direita.

Repita o procedimento para a próxima etapa até que o usuário tenha completado sua tarefa

Ao traçar cenários não se preocupe inicialmente capturar todo o minuto passos que um usuário levaria, caso contrário você vai se afogar nos detalhes e nunca obter o seu cenário mapas concluída. Inicialmente você vai querer manter os passos nível relativamente elevado. Por exemplo, uma de suas etapas podem ser  “Pedro preenche seus dados de endereço ” . Em algum momento você pode querer mapear exatamente como Pedro faz isso (Pedro  informa o seu nome, o seu número de casa e da rua etc … ), mas esta é provavelmente muito detalhe para uma primeira passagem.

Mapear todas as tarefas -chave de usuários

Você vai querer criar mapas de cenário para todos, ou certamente a maioria das tarefas -chave que os usuários realizaram em seu site por exemplo uma dica é inicialmente em cenários de sucesso. Estes são os cenários onde tudo correr conforme o planejado ( assim nunca acontece ) , ao contrário de cenários alternam o caminho de sucesso “, onde ocorrem problemas inesperados. Por exemplo, um cenário de ” insucesso ‘ pode envolver um endereço não foi encontrado ou uma data de entrega preferido não estar disponível .

Tire fotos de seus mapas de cenários

Tire fotos digitais de seus mapas quando pronto ajuda nas comparações de linha de base , progresso ou até mesmo quando um Post-It cai do seu lugar. E pode facilmente enviar para outras pessoas, se necessário.

Quando é que é melhor para usar o mapeamento de cenário?

Cenário de mapeamento é usado principalmente para fornecer uma imagem da experiência do usuário pretendido (ou seja, o que idealmente deveria acontecer ), mas pode igualmente descrever o que acontece atualmente , bem como análise de tarefas .

Quando usado para capturar a experiência do usuário destina Descobri que o mapeamento cenário é mais eficaz desde muito cedo em um projeto para ajudar a aperfeiçoar a jornadas de usuário, as características do produto prováveis ​​e possíveis telas para a interface do usuário.

Para projetos ágeis , pode ser útil para ajudar a montar o product backlog e para mais projetos tradicionais para a definição dos requisitos funcionais . Mapas cenário também são um bom precursor para desenhar telas para a interface do usuário, ou mesmo a criação de um sketchboard .

Não se esqueça de que o mapeamento de cenário  você não está tentando capturar tudo , apenas o suficiente para descobrir o que deve acontecer ou o que acontece atualmente , a dar-lhe o suficiente para seguir em frente com o projeto. Portanto, não se empolgar demais!

Referência:
http://chocoladesign.com/criando-personas-no-design-de-produto

Ballard, B. (2007). Designing the Mobile User Experience. Little Springs Design, Inc., USA: Wiley, 2007.

[Crédito da Imagem: Mobile – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

MBA Gestão da Informação Certificada ISTQB Certificada CBTS

Rafaella Trindade

Comentários

2 Comments

  • Excelente artigo. Muito bom!

    • Obrigada pela leitura!!!

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.