Carreira

Ξ 2 comentários

CCNA Gratis e sem truques : Tópicos do novo exame 200-120

publicado por Marcelo Arthur Souza

CCNA Gratis e sem truques : Tópicos do novo exame 200-120Em meu último post apresentei um pequeno guia de como estudar por conta própria para obter êxito no exame CCNA Cisco.

Hoje pretendo detalhar os novos tópicos que serão cobrados e os que saíram do escopo no exame 200-120.

No novo exame, saem a parte de Redes Wlan que vai para o exame de Wireless, a parte de Segurança no tópico de Gerenciamento de Redes Cisco migra para a certificação CCNA Security,  IGRP na parte de Roteamento IP também sai do escopo no novo exame.

Segue a lista dos novos tópicos cobrados :

  •  IPV6 (maior enfoque) além de sub-redes IPV6;
  • Sistema de licenciamento do IOS 15 (introdução ao sistema IOS Cisco );
  • OSPF v3 e OSPF multi-area;
  • Autenticação local de usuários : Syslog, Netflowe SNMP v2 e v3 na parte de gerenciamento de redes;
  • PPPoE em protocolos WAN;
  • First Hop Redundancy, Protocolos HSPR, VRRP e GLBP;
  • Etherchannel na parte de Configuração de Switches.

Os primeiros relatos de quem prestou o exame é que houve pouca mudança no que se refere aos novos tópicos e uma maior ênfase nas questões relacionadas a EIGRP e ACL (tópicos do exame anterior), ou seja, ainda não houve uma grande mudança no banco de questões da Cisco até o momento. Mas isso não é regra, é apenas uma tendência. Particularmente acredito que os tópicos serão inseridos aos poucos conforme sejam lançadas novas questões no arquivo de dados do exame, ou seja, quanto antes a prova for feita maior a chance de pegar questões ainda básicas.

O intuito aqui é oferecer material para uma boa preparação para o exame, uma parte eu já indiquei no post publicado anteriormente neste site, agora vamos ao material dos novos tópicos cobrados.

Seguem abaixo dois links muito comentados pelos candidatos relativos ao exame CCNA. Tratam-se de coletâneas de vídeoaulas caracterizadas pela objetividade, sem rodeios e informando o que é, para que serve e onde aplicar.

https://secure.cbtnuggets.com/it-training-videos/course/cisco_ccna_icnd1_100_101

O primeiro  enfatiza a versão 604-802, o por isso pode-se estudar pelos links informados no post anterior (CCNA grátis e sem truques) ou pelo link indicado acima.

http://www.cbtnuggets.com/it-training-videos/course/cisco_ccna_icnd2_200_101

Já este abrange o novo conteúdo para o exame Cisco 200-120 com as novas matérias.

Todo o material está em inglês, porém ao ver qualquer uma das vídeoaulas nota-se que o entendimento é fácil e cada tópico é exibido passo a passo pelo instrutor, facilitando o entendimento do assunto. Parto do princípio que se está lendo este artigo e atua com redes deve ter algum conhecimento de inglês, uma vez que na área de redes o contato com o idioma é constante, tanto para utilizar certos softwares como para interpretar mensagens de erro de sistema.

Versões traduzidas dificilmente chegarão antes de 2014. O fato de lograr êxito no exame em outro idioma, com certeza, contará muitos pontos em uma seleção em um mercado onde existe “mais do mesmo“ e ainda há poucos CCNA’s 200-120.

Merece destaque um outro site, em português, que oferece um guia de acesso rápido a uma lista de comandos usados na configuração de diversos protocolos de rede, muito útil para serem usados nos exercícios de laboratório cobrados no exame 200-120.

http://www.ti-redes.com/configuracoes-basicas/comandos-basicos-roteadores-cisco/

Uma última informação, como disse, no exame sempre caem dois exercícios práticos (laboratórios). Os comentários dos colegas é que nesta nova versão existe um laboratório EIGRP e um ACL. Considere esta informação uma tendência do que pode cair no exame e não uma regra.

No meu último post apresentei o caminho onde pode-se praticar todos estes laboratórios: http://www.tiespecialistas.com.br/2013/10/ccna-gratis-truques/

Bons estudos

[Crédito da Imagem: Rede – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Analista de Redes , CCNA R&$ , MCP, formado em Ciências da Computação na Faculdades Associadas de São Paulo

Marcelo Arthur Souza

Comentários

2 Comments

  • Ótimo post amigo, claro e objetivo. O CCNA é uma das certificações de entrada com um altíssimo nível e por a dedicação é crucial.

    • aproveite que lancei uma matéria mostrando passo a passo como fazer as questões que caem no exame

      Obrigado

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.