Carreira

Ξ 6 comentários

CCNA grátis e sem truques

publicado por Marcelo Arthur Souza

CCNA grátis e sem truquesComo tinha dito no último post, pretendo dar uma ênfase e passar um roteiro de como fazer uma boa preparação para o exame CCNA CISCO na nova versão 200-120.

Acredito que até  Março de 2014 o exame estará disponível apenas em inglês, não se deve criar uma expectativa sobre isso ser antecipado, pois por padrão a Cisco leva 6 meses para lançar algumas versões deste curso em português isso somente para o CCNA Router, (versões Voice e Telecom não tem seus exames traduzidos).

Apesar do detalhe, para quem for bem preparado para prova, essa questão não chega a ser um impedimento, pois a Cisco ainda não tem um grande banco de dados com questões para essa prova, ou seja , segundo colegas que passaram no exame, muitas questões são ainda da versão anterior , quem estudou fatalmente teve contato com esses mesmos exercícios que costumam cair exatamente iguais no exame, sou testemunha disso.

Curso presencial : Para quem acha que não consegue fazer um curso online e sente a necessidade de ter uma pessoa qualificada para ajudar com dúvidas e estratégia para prova, a Fundação Bradesco oferece um curso de 480 horas (NetAcademy) gratuito e de excelente qualidade

http://www.escolavirtual.org.br/cursos.asp .

Para se inscrever, clique no link “Inscreva-se!”, no lado esquerdo da página da instituição, preencha seus dados, selecione o curso e aguarde a confirmação da matrícula. Simples assim!

* Cursos Online : Aqui temos a opção de fazer o curso em casa, repetir as aulas quantas vezes quiser. Os cursos não abrangem todo matéria do exame, porém com uma pesquisa no youtube colocando diretamente o assunto da matéria no título de busca, aparecerão várias vídeo aulas a respeito das matérias do CCNA.

http://vimeo.com/dltec Neste site é encontrado uma coletânea de 32 vídeos aulas da DLTEC que ministra treinamentos Cisco online, onde se tem a opção de acompanhar, através de exemplos e exercícios, as matérias preparatórias para o exame.

http://www.youtube.com/user/fabianoshz?feature=watch do Fabiano Soares, excelente vídeo aulas, muito bem explicadas (com aulas de até 3 horas de duração) que apresentam os assuntos mais complexos do exame como ACL, OSPF entre outros.

Material de estudo : Na internet é possível achar um extenso volume de matérias, tutorais, exercícios, simuladores de provas para serem usados como base de estudo para o exame. Vou apresentar alguns que considero vitais:

http://estudeccna.com.br/ Acredito que este lugar seja o ponto de partida para uma boa preparação para o exame, contém fóruns, vídeo aulas, exercícios e tudo mais referente ao exame.

http://www.bentow.com.br/2009/05/27/pacotao-laboratorios-passo-a-passo-para-ccna/ Considero um dos links mais importantes para quem for fazer o exame, porque o exame CCNA tem uma parte prática de laboratórios e neste link contém vários exemplos de laboratórios que caem no exame, além de possuir um guia que informa a porcentagem do conteúdo executado até completar o laboratório, matéria indispensável para o exame.

Simuladores : 

Outro material que pode ajudar muito no estudo das provas da CCNA são os exames simulados. Existem diversas empresas que produzem simulados para certificação como:

  • TestKing
  • Cramsession
  • BrainDumps
  • Pass4Sure
  • ActualTests
  • CertifyMe
  • ExamWorx

Todos os simulados acima podem ser comprados em seus respectivos sites. Geralmente são disponibilizados em formato PDF, o que dificulta o estudo, pois as respostas vêm logo abaixo das perguntas.

Os simulados supracitados podem ser facilmente encontrados na internet através de diversos sites, o mais famoso deles é o Exam Collection. Os arquivos para download no site da Exam Collection estão em formado .VCE, que podem ser abertos com um programa muito bom para estudos chamado Visual Cert Exam Suite que pode ser baixado no site oficial uma versão “gratuita para teste” no próprio site.

O Visual Cert Exam Suite é um software utilizado para criar simulados, nele podem-se simular situações reais de prova tendo a opção de simular uma prova abrangendo todos os assuntos, ou fazer a prova de uma determinada matéria.

Recomendo aos candidatos que antes de simular as provas com o tempo e número real de questões, façam TODAS as questões várias vezes. Dessa forma, o candidato pode testar seus conhecimentos atuais, verificar os comandos, arquivos de configuração e corrigir suas falhas.

Desnecessário dizer que o intuito do software é ser usado como objeto de estudo, não vou bancar o Tio de ninguém explicando o motivo porque não se deve limitar a decorar somente as respostas, lembrem-se é sua carreira que esta em jogo neste momento!

Bem pessoal, é isso! Agora é o momento de correr atrás e buscar especialização.

OBS: O autor desse post não é associado, ou faz qualquer propaganda em favor da Exam Collection, o site foi listado aqui apenas por ser amplamente conhecido. O autor desse post não oferece nenhuma garantia de uso em relação aos recursos exibidos no site Exam Collection. Use a seu próprio risco.

* Os sites apresentados neste post tem intuito unicamente de oferecer a todos os colegas opções de estudo para quem não tem condições financeiras para arcar com um curso pago, minha intenção apenas é oferecer as mesmas chances de estudo para todos. Os sites mencionados são conhecidos de forma geral por todos que fazem parte do universo Cisco.

[Crédito da Imagem: Redes – ShutterStock]

Artigos Relacionados

Autor

Analista de Redes , CCNA R&$ , MCP, formado em Ciências da Computação na Faculdades Associadas de São Paulo

Marcelo Arthur Souza

Comentários

6 Comments

  • […] meu último post apresentei um pequeno guia de como estudar por conta própria para obter êxito no exame CCNA […]

  • Boa matéria hein … vamos aos estudos

    • Obrigado e vamos lá passar por cima deste desafio

  • Marcelo, que bom que ainda existem pessoas dispostas a ajudar colegas de profissão. Continue assim. Abração… Gutemberg.

    • Gutemberg no mesmo site tem a segunda parte do post com os novos tópicos do exame 200-120 e fontes de consulta, de uma conferida, abs

  • Marcelo,

    Parabens pelas explicações, estou me preparando para o CCNA router e switching, e o suas dicas esta sendo de grande ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos!

Patrocínio

SUPER PROMOÇÃO

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Inscreva-se em nossa Newsletter