Mercado

Ξ Deixe um comentário

Bem-vindo à era das Sports Techs, as startups que unem os setores de esportes e tecnologia

publicado por Equipe da Redação

Diz-se que onde alguns veem um desafio, outros encontram oportunidades, e a evolução tecnológica dos esportes é um claro exemplo disso. As chamadas Sports Techs são startups que mesclam o mundo do esporte com a tecnologia e estão entre nós há alguns anos.

As grandes oportunidades das Sports Techs no panorama atual

O desenvolvimento tecnológico e a digitalização dos processos cotidianos criaram um cenário ideal para os chamados profissionais do futuro, que são especialistas em tecnologias sofisticadas, como a Inteligência Artificial, e responsáveis ​​por maximizá-las em nosso dia a dia. Nesse contexto, surgem as Sports Techs, que são startups que buscam transformar os desafios do mundo dos esportes em oportunidades de negócios.

Uma das aplicações mais conhecidas da tecnologia no esporte é o chamado VAR (Video Referee Assistant), que fez sucesso durante a Copa 2018 e hoje é utilizado em todas as grandes ligas do planeta. Além disso, o uso de sensores de frequência cardíaca e ferramentas que calculam a velocidade e a distância percorrida pelos jogadores durante um jogo são exemplos dos dados que costumam ser analisados ​​por equipes de especialistas para ajudar os times a melhorar o desempenho de seus jogadores.

A análise de dados é também uma parte que vem sendo otimizada por conta das inovações tecnológicas. Enquanto no mundo do marketing a análise de dados em redes sociais ajuda a prever tendências de compra do cliente, no ambiente esportivo os dados gerados pelos carros de Fórmula 1 em túneis de vento, os percentuais de rebatidas de jogadores de beisebol em MLB (Major League Baseball) e até mesmo o número de golpes conectados por um lutador de artes marciais mistas no UFC são exemplos de como a Inteligência Artificial encontra novos espaços no setor de esportes. A análise de dados é uma área que evoluiu com a tecnologia para ter previsões mais precisas dos resultados ou resolver questões como se a bola cruzou a linha do gol ou não. No entanto, em esportes nativamente digitais, como os eSports, startups e grandes empresas encontram também uma grande área de oportunidade.

eSports: foco num esporte nativamente digital

A digitalização mudou drasticamente a forma como fazemos negócios, levando, por exemplo, a indústria cinematográfica a enfrentar gigantes digitais como a Netflix e até mesmo motoristas de táxi a competir contra plataformas que começaram como startups, caso do Uber. A transformação digital tem um forte impacto na tomada de decisão de várias empresas, e o crescimento que os eSports tiveram nos últimos anos levou mídias renomadas a decidirem criar um espaço em seus serviços que fosse dedicado a novidades e informações interessantes relativas ao setor de esportes digitais.

Plataformas de notícias esportivas, como a SporTV, desenvolveram uma seção em seu site, a E-SporTV, para compartilhar as novidades referentes aos protagonistas do setor. Da mesma forma, a Betway, site de eSports bets, também abriu espaço em sua plataforma para partilhar projeções dos mais importantes torneios de eSports em todo o mundo, incluindo os jogos do Brasileirão de Rainbow Six e da DreamHack Masters Series Winter Asia, que tem o CS:GO como ponto central. Vale ressaltar que até mesmo marcas que não necessariamente teriam ligação com o ramo de eSports vêm tirando partido do sucesso do setor. É esse o caso da companhia de bebidas energéticas Red Bull, que já desenvolveu uma minissérie denominada Esports Unfold e que analisa a vida e a personalidade de alguns dos mais importantes jogadores de eSports da atualidade enquanto competem e treinam para os torneios de que participam.

Empresas de pesquisas de mercado, como a Kantar, destacam que tecnologias como 5G e eSports já são duas das principais tendências da área tecnológica na atualidade. Fatores como a grande quantidade de dados que são gerados e transmitidos em enorme velocidade pela rede 5G e o aumento da presença dos eSports na mídia têm se tornado uma grande oportunidade para especialistas em marketing digital. Isso porque os obriga a inovar em suas respectivas áreas de trabalho para tentar se manter atualizados com os avanços das Sports Techs, que dia após dia encontram novas oportunidades em análise de dados, visão computacional e até tecnologias como blockchain dentro dos eSports.

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes