Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Avaliação Técnica de Projeto de Software – Saiba mais

publicado por Helio Engholm

Este artigo tem por finalidade, apresentar a Avaliação Técnica elaborada para projetos de software.

Podemos chamar de Avaliação Técnica do Projeto, documento inicial de projeto utilizado para levantar e registrar os seguintes quesitos de projeto, listando as seguintes finalidades básicas deste artefato:

  • Conter informações que deverão ser consideradas antes de se decidir se o projeto é viável / competitivo ou não (Estudo de Viabilidade), durante a fase de aprovação do projeto.
  • Conter visão inicial sobre riscos e viabilidade do projeto.
  • Servir de base para a elaboração de Proposta Comercial.

Após elaboração da Avaliação Técnica do Projeto, a mesma deve ser aprovada pela área da empresa responsável pelas aprovações de projetos, antes de efetivamente o atendimento à demanda ser iniciado. Em nosso estudo de caso estarei apresentando uma Avaliação Técnica do Projeto, na qual você poderá entender o significado de cada item apresentado.

Como elaborar uma Avaliação Técnica

A avaliação técnica deve ser elaborada por um gerente de projetos experiente, pois ela possui uma série de itens que necessitam de  competência para serem devidamente estimados e elaborados.

Entre os vários itens, podemos listar:

  • Cronograma preliminar do projeto
  • Custos
  • Riscos
  • Entregáveis do Projeto.

Observe que somente um profissional experiente pode produzir um cronograma preliminar de projeto, baseado apenas em documentos que definem o escopo do mesmo.

Vamos focar neste artigo a elaboração do cronograma.

Elaboração  do cronograma do projeto

Antes de mais nada, sabemos que cronograma está relacionado a tempo. Logo, surge a primeira curiosidade, como podemos estimar o tempo de desenvolvimento de um projeto de software?

Obviamente tempo está relacionado ao tamanho do software que deverá ser desenvolvido. Logo a pergunta fundamental é, como podemos medir o tamanho do software?

Métricas de software

Existem no mercado algumas propostas desenvolvidas com a finalidade de se mensurar o tamanho de software. Entre elas, podemos listar:

  • Análise de Pontos de Função
  • NESMA
  • MARK II
  • COSMIC-FFP

Geralmente acabamos utilizando a mais aceita pelo mercado, neste caso a APF.

A partir do s requisitos de negócio do projeto, a aplicação da APF fornece um tamanho da aplicação em pontos de função, que pode ser traduzido em duração em horas, aplicando-se uma produtividade de mercado ou da própria empresa, como 12 horas / PF.

Isto nos permite estimar o esforço total do projeto considerando-se todas as fases do mesmo, desde o levantamento de requisitos, até o desenvolvimento, testes, …

A figura abaixo mostra o resultado de contagem de APF para um projeto simplificado B2C.

Produtividade da equipe de desenvolvimento

Depois de termos a estimativa do projeto em termos de Pontos de Função precisamos determinar a duração em horas do mesmo. As empresas devem então selecionar a produtividade em termos de Horas por Ponto de Função, por exemplo, 14 horas/Ponto de Função a ser utilizada no planejamento do projeto.

Distribuição de esforço do Projeto por Fase na Prática

Para elaborarmos a nossa proposta e planejamento do projeto, precisamos identificar o ciclo de vida de nosso projeto e as fases do mesmo a serem consideradas. Devido ao fato de que nosso estudo de caso considera um ciclo completo de um projeto de software, consideraremos as seguintes fases do processo de Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos:

  • Elicitação de requisitos.
  • Análise dos requisitos.
  • Arquitetura e Desenho (Design).
  • Codificação.
  • Testes.
  • Implantação.

Para realizar o planejamento do projeto de software, precisamos prever os percentuais a serem utilizados por fase e o perfil profissional que será utilizado em cada uma. Esses percentuais são características da maturidade de cada empresa e devem ser baseadas em histórico interno e de mercado.

Neste artigo proponho o rateamento percentual apresentado na tabela abaixo.

Perfis profissionais do projeto e custo relacionado

Para elaborarmos nossa proposta e planejamento do projeto estimando custos, precisamos identificar os perfis profissionais que necessitaremos ter envolvidos e, a partir dos dados apresentados na tabela de Esforço por disciplina, distribuir as horas do projeto por perfil.

Esse exercício permite que consigamos estimar os custos do projeto relacionados a recursos humanos, veja a tabela abaixo.

Tabela de custos de RH do projeto

Boa sorte.

Autor

Publicações - Para saber mais sobre os tópicos de meus artigos, consulte meus livros: - Análise e Design Orientados a Objetos – ISBN: 978-85-7522-340-6 Editora Novatec (Jun 2013) - Engenharia de Software na Prática – ISBN: 978-85-7522-217-1 Editora Novatec (Abr 2010) Hélio Engholm Jr. é profissional da área de TI há mais de duas décadas, atuando como gerente de projetos na área de TI em empresa internacional CMMi 5, ministrando treinamentos sob demanda relacionados ao ciclo de desenvolvimento de sistemas e implementação de sistemas no paradigma orientado a objetos utilizando-se UML, entre eles, RUP, Levantamento e Gerenciamento de Requisitos, Análise e Design Orientados a Objetos, desenvolvimento em C, C++, C# e Java. Artigo científico Thermodynamics of a diatomic gas with rotational and vibrational degrees of freedom - International Journal of Engineering Science (Oct 1993)

Helio Engholm

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes