Todos nós sabemos que o ano de 2020 foi um ano para jamais ser esquecido, ocorreram diversos impactos para as pessoas, negócios e empresas em geral. Com o mercado de TI não foi diferente, o início da pandemia do Covid-19 acelerou diversos projetos que não eram prioridades para as empresas até então. Dentro desse contexto as empresas tiveram que se adaptar rapidamente para a alta demanda de tecnologia da informação, isso tudo também obrigou os profissionais a desenvolverem mais rapidamente suas habilidades digitais.
As empresas foram obrigadas a adotar novas tecnologias, softwares, plataformas, sistemas, equipamentos e mão de obra qualificada para que ocorresse a continuidade das suas operações, seja por demanda de projetos e principalmente, na prestação de serviços, sendo necessário manter o atendimento ao cliente e adaptar os colaboradores ao trabalho remoto dentro de suas casas.
O mercado de tecnologia já vinha crescendo antes da pandemia e 2020 foi um ano que acelerou este processo, a TI que antes era vista como suporte ao negócio agora é essencial para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações com um todo. O profissional de tecnologia tem que conhecer o business da empresa, viabilizar o crescimento do negócio e atuar diretamente nas decisões estratégicas.
Tecnologia da informação só evolui, o profissional de tecnologia deve ter consciência em relação a sua carreira, analisar a demanda de projetos, analisar se os conhecimentos que estão sendo adquiridos agora podem impactar o negócio futuramente, oportunidades não irão faltar, mas se faz necessária a busca constante por atualização e por diferentes modos de interação com pessoas.
Desafios:
- A evolução é absurdamente rápida, tão rápida que as pessoas mal conseguem se capacitar, o profissional de TI tem que estar atento o tempo todo, buscando se aperfeiçoar constantemente, para que possa estar em condições de implementar os mais diversos projetos e tecnologias demandadas pelas empresas ou negócios.
- O domínio do idioma estrangeiro continua sendo umas das maiores dificuldades com relação ao acesso a tecnologias de fora, é imprescindível que o profissional tenha a habilidade de se comunicar em inglês para que tenha facilidade e acesso amplo ao rol de tecnologias e produtos que estão sendo utilizados e implementados ao redor do mundo.
- Atuação em equipes multidisciplinares, contribuindo com outras áreas e interagindo com diversos segmentos dentro de uma organização, ou fora dela.
Com a popularização do trabalho remoto, mais posições surgem para o profissional de tecnologia da informação, claro que a concorrência também aumenta, mas a oferta por oportunidades fora do País se mostram vantajosas, haja vista a remuneração ser em dólar ou em euro. Com o aquecimento do mercado, a alta demanda de trabalho e profissionais competitivos, as empresas estão revendo também a questão dos benefícios, flexibilizando as jornadas de trabalho para que o colaborador possa investir em cursos e equipamentos que julgar necessário.