CarreiraAs 4 qualificações desejadas de um profissional de TI...

As 4 qualificações desejadas de um profissional de TI que busca recolocação

-

Publicidade

Figura - As 4 qualificações desejadas de um profissional de TI que busca recolocaçãoMuitos profissionais qualificados estão pela primeira vez buscando a recolocação profissional e se deparam com vários obstáculos: instabilidade emocional, falta de clareza, falta de foco, indecisões; resumindo, sentem-se perdidos.

A demissão deve ser encarada como uma fase dentro do ciclo profissional. Assim como você é contratado e recebe promoção, também pode ser desligado da empresa.

Buscar uma recolocação é um trabalho pesado, pois exige dedicação, esforço, disciplina e foco. Mas a maioria das pessoas, por não conhecerem como funciona o mercado, acreditam que a recolocação se restringe a: reescrever e enviar o currículo para conhecidos e amigos e se candidatar a vagas.

O este processo exige uma boa estratégia que demandará ao menos 10 horas de trabalhos diários.

Dica: continue acordando no mesmo horário e utilize um local adequado em sua residência, que será seu escritório durante essa fase. Lembre-se que você não está em férias.

As 4 qualificações desejadas de um profissional de TI que busca recolocação

Independentemente da posição que esteja pleiteando para voltar ao mercado de trabalho, as qualificações descritas abaixo, são requisitos obrigatórios para sua jornada:

  1. Integridade – Seja honesto em qualquer circunstância. Não minta para as pessoas, não invente competências ou habilidades que não tenha durante a entrevista ou quando escrever o seu currículo. Lembre-se, o velho ditado diz: a mentira tem perna curta.
  2. Vontade de aprender – Tenha o desejo de aprender coisas novas todos os dias. Infelizmente, vejo muitos profissionais reclamando da situação e ficam paralisados diante dela, tenha em mente que os profissionais mais bem remunerados e que atuam nos melhores projetos ou posições, são aqueles que gostam do que fazem, por isso eles procuram o conhecimento, o aprendizado continuo. Então, comece hoje a procurar assuntos que são relevantes à sua função que farão parte do seu posicionamento.
  3. Humildade – Reconheça limitações, carências, quer pessoais, quer profissionais. Faça reflexões diárias sobre isto, identifique em momentos passados, onde errou e acertou, pois no que errou, é hora de corrigir, para não cometer mais erros. Lembre-se, você precisa criar empatia com as pessoas que tem contato e reconhecendo suas limitações e carências é o ponto de partida para isto.
  4. Espírito empreendedor – Tenha foco e pensamento positivo. A primeira coisa que deve fazer é parar de olhar para tudo, ou seja, distribuir seu currículo para todos não vai funcionar, crie uma estratégia. Você deve transmitir confiança, para isso precisará se conhecer melhor, treinar sua fala antes de ir às entrevistas, estudar cada ponto relevante que colocou no seu currículo, pois será questionado sobre isto. Dessa forma, passará uma imagem positiva para você e para o entrevistador. Seja sempre positivo, tenha visão, atitude, decisão e coragem não espere que seus colegas e amigos consiga um trabalho para você. Arregace as mangas e vai à luta, pois a recolocação depende pelo menos 80% ou mais de você mesmo.

Se você gostou desse artigo, clique em curtir e compartilhe para um colega ou amigo profissional de TI que conheça e precisa de ajuda para conseguir um novo trabalho.

Um forte abraço e nos vemos no próximo post.

Reinaldo Gandelinihttp://www.reinaldogandelini.com.br
Sou especialista em carreira e LinkedIn para profissionais de Tecnologia, Engenharia e Ciências Exatas. Eu já apoiei e preparei mais de 150 profissionais ao longo de quase 4 anos. Eu tenho 16 anos de experiência no mercado de tecnologia e trabalhei em empresas como HP, Atento, Bradesco entre outras. Por meio do Coaching de Carreira vou te ajudar a levar sua carreira para o próximo estágio, te assessorando na conquista de um novo trabalho, na realização da transição de carreira ou na alavancagem de resultados profissionais. A minha missão é te mostrar o caminho viável para alcançar os seus objetivos otimizando tempo e dinheiro.

Latest news

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.

Inteligência Artificial e Cibersegurança: Os Novos Desafios da Era Digital

%%excerpt%% Descubra os riscos da Inteligência Artificial na cibersegurança, como ataques adversariais, phishing 2.0 e deepfakes, além de desafios éticos e legais.

IA que gera vídeos: O Guia Definitivo das Melhores Ferramentas de 2025

Descubra os 10 melhores geradores de vídeo por IA de 2025. Veja comparações reais, preços, APIs e escolha a ferramenta ideal para seu projeto.
Publicidade

Construindo Times de Sucesso: Como Equilibrar Similaridade e Diversidade de Perfis

Descubra estratégias de liderança para formar times de sucesso. Aprenda quando optar por perfis semelhantes para estabilidade e quando escolher perfis diversos para impulsionar a inovação.

Inteligência Artificial na Guerra Moderna: A Nova Fronteira do Combate

Como a Inteligência Artificial na guerra moderna está decidindo batalhas? Entenda a tecnologia por trás dos ataques de Israel e Irã e as táticas de IA que mudaram o combate.

Must read

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you