Carreira

Ξ Deixe um comentário

Adaptando-se a um mundo em mudanças

publicado por Alex Dela Costa

Adapte-se as mudanças!

A necessidade de adaptação a um mundo em mudanças se tornou quase um mantra comentado aos quatro cantos e não se pode ignorar o fato de quanto mais flexíveis e adaptáveis formos, menos energia desperdiçaremos lutando contra essas mudanças e energia é o que mais precisamos para realizar nossos objetivos pessoais e profissionais.

O mundo passa por uma era de hiperconectividade e interação tremenda entre pessoas das mais diferentes idades, gerações e classes sociais, gerando novos costumes, hábitos, necessidades e negócios.

Esses novos negócios fazem com que empresas como a Airbnb, com o valor de mercado de 25,5 bilhões de dólares, seja hoje, a terceira maior empresa da indústria hospitaleira sem ter nenhum hotel, ficando atrás apenas da rede de hotéis Hilton (US$ 27,6 bilhões) e do site de reservas de hotéis Priceline (US$ 59,5 bilhões), de acordo com informações do The Wall Street Journal.

Nessa mesma linha, a startup Uber tem hoje o valor de mercado estimado em 41 bilhões de dólares não possuindo sequer um taxi!

Quais são os reflexos no mundo corporativo?

Algumas empresas que são diretamente impactadas pela tecnologia e pelas mudanças de comportamento das novas gerações de consumidores, estão lutando para continuarem vivas adaptando seus modelos de negócios.

Em muitos casos somente à adaptação do modelo não basta, é necessário que haja rompimento com velhas premissas e conceitos.

Um exemplo de modelo adaptado pode ser o mercado de comunicação, que ainda têm como maior fonte de receita assinaturas e publicidade.

As empresas migraram seus jornais e revistas para o mundo digital, porém, seguindo o seu antigo modelo de negócio e logo perceberam que em geral as novas gerações de consumidores não tem o hábito de pagar para ter acesso ao conteúdo.

Mas isso não é algo novo, desde 2000 as empresas desse setor vêm sofrendo com as quedas nas receitas e margens em seus negócios. O cenário atual era esperado, foi aos poucos sendo construído e era preciso um olhar para o futuro e a coragem para reconstruir o negócio.

Quais os reflexos disso no campo profissional?

Alguns setores são mais afetados que outros, por exemplo, no setor da tecnologia, os desafios parecem ser enormes, pois se tem a idéia de não ser possível acompanhar tantas mudanças tecnológicas e manter sua empregabilidade nesse mercado.

As exigências técnicas de hoje foram apontadas em análises de tendência há pelo menos 05 anos atrás e mais uma vez o cenário atual era esperado, foi aos pouco sendo construído.

O que desejo debater nesse artigo é a idéia de que mudanças acontecem todos os dias de forma gradativa e acabar com a impressão de que um dia acordamos e tudo está diferente, se bem que metaforicamente isso é perfeito, se considerarmos que ficamos anos ‘dormindo’ e nos concentrando apenas em atividades e compromissos diários do trabalho.

Profissional – Como acompanhar as mudanças?

  1. Conheça as tendências: As mudanças em geral só geram oportunidades para quem antes as enxergou e você não precisa ser nenhum guru para saber isso, bastaria uma rápida leitura em mídias especializadas em sua área para ficar por dentro.
  2. Se atualize: Uma vez que identificou as tendências, procure as que mais estão alinhadas ao seu perfil e comece estudar. Você pode dizer que não tem dinheiro, que manter-se atualizado é caro ou que esse papel é da empresa onde trabalha, mas existem hoje inúmeros cursos relevantes na internet com ótimos conteúdos e pouco valor de investimento, muitas vezes completamente gratuitos.
  3. Alinhe-se com a sua organização: Além de conhecer as tendências de sua área é importante que entenda o modelo de negócios de sua empresa, não precisa ser nenhum mestre em negócios ou participar do conselho da empresa, basta ler os comunicados internos e os anúncios para o mercado. Sua empresa sinaliza sempre quais são os caminhos que irão trilhar nos próximos anos.Entenda se você faz parte dos times que estão apoiando os planos e apostas da sua empresa, procure fazer parte do lado em crescimento.
  4. Alinhe-se ao mercado: Importante monitorar o que acontece no mercado em geral, se interessando e estudando um pouco mais os movimentos das outras empresas do setor, isso também lhe garantirá maior visão e alinhamento com essas mudanças.

Organizações e pessoas são parte de um sistema maior e como tal, estão sempre mudando e afetando outras partes, gerando dessa forma oportunidades para uns e problemas para outros.

Não sei se o seu momento atual é de problemas ou oportunidades, mas com certeza ele foi fruto de suas escolhas diárias no passado.

Quais escolhas você vai fazer hoje?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

- 18 anos de experiência no segmento de Tecnologia da Informação - Membro da Sociedade Brasileira de Coaching - Certificado pela Behavioral Coaching Institute - Practitioner em PNL - Analista de Perfil Comportamental Apogeo - Coach de Carreira especializado no mercado de TI Sou um entusiasta a respeito do potencial humano e acredito que cada pessoa possui infinito potencial de crescimento e todos os recursos necessários para conquistar seus objetivos. site: www.alexdelacosta.com.br e-mail: coach@alexdelacosta.com.br facebook: www.facebook.com/alexdelacostacoach

Alex Dela Costa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.