A necessidade de adaptação a um mundo em mudanças se tornou quase um mantra comentado aos quatro cantos e não se pode ignorar o fato de quanto mais flexíveis e adaptáveis formos, menos energia desperdiçaremos lutando contra essas mudanças e energia é o que mais precisamos para realizar nossos objetivos pessoais e profissionais.
O mundo passa por uma era de hiperconectividade e interação tremenda entre pessoas das mais diferentes idades, gerações e classes sociais, gerando novos costumes, hábitos, necessidades e negócios.
Esses novos negócios fazem com que empresas como a Airbnb, com o valor de mercado de 25,5 bilhões de dólares, seja hoje, a terceira maior empresa da indústria hospitaleira sem ter nenhum hotel, ficando atrás apenas da rede de hotéis Hilton (US$ 27,6 bilhões) e do site de reservas de hotéis Priceline (US$ 59,5 bilhões), de acordo com informações do The Wall Street Journal.
Nessa mesma linha, a startup Uber tem hoje o valor de mercado estimado em 41 bilhões de dólares não possuindo sequer um taxi!
Algumas empresas que são diretamente impactadas pela tecnologia e pelas mudanças de comportamento das novas gerações de consumidores, estão lutando para continuarem vivas adaptando seus modelos de negócios.
Em muitos casos somente à adaptação do modelo não basta, é necessário que haja rompimento com velhas premissas e conceitos.
Um exemplo de modelo adaptado pode ser o mercado de comunicação, que ainda têm como maior fonte de receita assinaturas e publicidade.
As empresas migraram seus jornais e revistas para o mundo digital, porém, seguindo o seu antigo modelo de negócio e logo perceberam que em geral as novas gerações de consumidores não tem o hábito de pagar para ter acesso ao conteúdo.
Mas isso não é algo novo, desde 2000 as empresas desse setor vêm sofrendo com as quedas nas receitas e margens em seus negócios. O cenário atual era esperado, foi aos poucos sendo construído e era preciso um olhar para o futuro e a coragem para reconstruir o negócio.
Alguns setores são mais afetados que outros, por exemplo, no setor da tecnologia, os desafios parecem ser enormes, pois se tem a idéia de não ser possível acompanhar tantas mudanças tecnológicas e manter sua empregabilidade nesse mercado.
As exigências técnicas de hoje foram apontadas em análises de tendência há pelo menos 05 anos atrás e mais uma vez o cenário atual era esperado, foi aos pouco sendo construído.
O que desejo debater nesse artigo é a idéia de que mudanças acontecem todos os dias de forma gradativa e acabar com a impressão de que um dia acordamos e tudo está diferente, se bem que metaforicamente isso é perfeito, se considerarmos que ficamos anos ‘dormindo’ e nos concentrando apenas em atividades e compromissos diários do trabalho.
Organizações e pessoas são parte de um sistema maior e como tal, estão sempre mudando e afetando outras partes, gerando dessa forma oportunidades para uns e problemas para outros.
Não sei se o seu momento atual é de problemas ou oportunidades, mas com certeza ele foi fruto de suas escolhas diárias no passado.
Quais escolhas você vai fazer hoje?
You must be logged in to post a comment.