Mercado

Ξ 2 comentários

A vez dos aplicativos

publicado por Silvio Bogsan

Quem é empreendedor sempre se sentiu acuado frente aos grandes “players” do mercado. Afinal, como competir com SAP, Microsoft, Oracle e Google ?

Pois agora surge um novo território onde os grandes tem mais dificuldades: os aplicativos. E não falo em aplicativos só para celular. Afinal, como colocar uma Nota Fiscal no Facebook ?

Estas pequenas maravilhas serão o sucesso absoluto daqui pra frente. As pessoas não precisam mais de computador. Este formato já era. Agora tudo será “embedded” ou “embutido”. Quer acessar seu email ? Seu celular tem um aplicativo para isso. Quer organizar a agenda ? Seu tablet tem um aplicativo para isso. O mesmo vale para acesso à Internet, documentos, livros, esportes, jornais e tudo o mais que os novos empreendedores imaginarem.

E eles estão por aí, criando ideias que nem sempre são uma obra de arte, mas muitas das ideias vendem, e se vender, as “stores” dos fabricantes de celular e tablets te repassam o lucro.

Sendo assim, qualquer garoto de 10 anos com uma boa idéia pode fazer dinheiro com isso. Seja a Apple Store ou a Blackberry Store. E ainda existem aplicativos para o Facebook e o Orkut. Não subestimem a Zynga, por exemplo, que já fatura bilhões com o seu “app” Colheita Feliz.

Dos mais de 190 milhões de celulares no Brasil, uma grande parte deles acessa a Internet e os jovens da tal “Geração Z” nem precisam mais de computador. Basta um celular com plano de dados e “voilá”: temos mais um cliente para aplicativos.

Basta agora as escolas técnicas e faculdades do país capacitarem seus alunos para este vasto mundo dos aplicativos e com um pouco de noção de empreendedorismo, teremos mais aplicativos disponíveis, que trarão mais pessoas para o uso diário do celular como ferramenta de Internet, e isso fará com que novos aplicativos apareçam, num ciclo rápido de desenvolvimento.

Já visitou a sua “lojinha de aplicativos” favorita hoje ? Vá conhecer as novidades. Aparece muita coisa nova todo dia. PS: este artigo foi escrito num aplicativo a partir de um celular… pensem nisso.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Graduação em Administração de Empresas, Especialização em Análise de Sistemas, Pós-graduação em Qualidade do Software, Mestrado em E-Business, MBA em Gerenciamento de Projetos. São 25 anos dedicados à area de Tecnologia, atuando como gerente, analista, programador, especialista técnico e professor. Vivência dentro e fora do país, em grandes, médias e pequenas empresas. Trago muita vontade de trocar experiências. Tenho 41 anos, sou casado, meus 2 filhos adolescentes são o Projeto mais importante da minha vida. Coleciono Jogos de Tabuleiro, leio muito. Quero fazer um doutorado em breve.

Silvio Bogsan

Comentários

2 Comments

  • Ainda lembro-me do início de minha carreira na área de TI, lá por 1986, onde linhas e mais linhas de código nos apresentam resultados hoje considerados “banais”. Atualmente tenho foco na área de infraestrutura mas continuo impressionado com o avanço na área de aplicativos e desenvolvimento. A atuais ferramentas permitem aos desenvolvedores dedicarem mais de seu tempo a elaborar novas idéias do que ao código em si.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes