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A Transformação Digital é sobre pessoas e não tecnologia

publicado por Carol Merten

Figura - A Transformação Digital é sobre Pessoas e não TecnologiaA Transformação Digital atualmente é um dos tópicos de negócios mais latentes nas conversas do ambiente corporativo. Verdade seja dita, os elementos cruciais da Transformação Digital ainda precisam ser claramente delineados, e as áreas de intervenção no ambiente corporativo ainda estão por ser definidas. Transformação Digital não é sobre tecnologia, mas sim sobre uma nova maneira de fazer negócios e uma nova maneira de abordar modelos corporativos.

Quando se trata de transformação digital, digital não é a resposta. Transformação é.” George Westerman

A Transformação Digital precisa ser abordada dentro das corporações, através de três níveis cruciais:

  • Estratégia
  • Execução
  • Tecnologia

Um programa eficaz de Transformação Digital tem que abranger pelo menos dois dos três níveis – e, idealmente, deve cobrir (a longo prazo) cada um dos 3 níveis. Por exemplo, a definição de um novo Modelo de Negócio “Digital”, sem a sua execução por meio de uma nova abordagem do Go-to-Market, é um exercício teórico puro que (talvez?) permanecerá na apresentação em nível de diretoria e não mudará a forma como o negócio é executado. Por outro lado, a implementação de um novo sistema de TI (como um ERP ou CRM) ou a criação de um e-commerce independente não é uma iniciativa de Transformação Digital, se isso não fizer parte de uma transformação geral do Modelo Operacional ou de uma nova abordagem do Go-to-Market.

É importante reconhecer que cada um dos três níveis tem uma forte influência sobre (e realmente define) os outros elementos da estrutura. Um programa de transformação digital bem-sucedido, de fato, requer uma abordagem de “sistema” para abraçar uma iniciativa verdadeiramente transformacional. Estratégia, execução ou tecnologia por si só não podem transformar uma empresa: apenas uma revisão integrada de (pelo menos) dois dos elementos permite a transformação corporativa.

Os blocos de construção da transformação digital

Existem 5 blocos de construção que definem o framework:

  • Modelo de Negócio/Estratégia Empresarial
  • Modelo Operacional
  • Operações
  • Conhecer o mercado
  • Tecnologia

Cada um dos elementos é relevante e a relação entre os elementos deve ser levada em consideração nas iniciativas de transformação digital. De fato, uma nova maneira de “fazer negócios” (tanto dentro da empresa quanto em relação ao mercado) é a maneira correta de um programa de transformação digital. Na verdade, as tecnologias impactam o Modelo Operacional e as Operações de uma empresa, além de apoiar a evolução do Go-to-Market (por exemplo, por meio de uma nova abordagem de canal ou por meio da revisão do portfólio de produtos ou recursos do produto). Da mesma forma, a implementação do Modelo de Negócio requer a definição (e evolução) de modelos operacionais específicos, atividade operacional e abordagem de mercado.

Nível 1: Estratégia (modelo de negócio)

A Estratégia, é preciso enfatizar suficientemente a importância da Estratégia nos processos de Transformação Digital. E, a propósito, não existe Estratégia Digital: apenas Estratégia de Negócios em um ambiente digital enriquecido.

Ao definir a Estratégia de Negócios em um ambiente digital (ou habilitado digitalmente), as empresas devem avaliar oportunidades e impactos (bem como ameaças potenciais) de Modelos de Negócios (ou Modelos de Negócios Digitais) habilitados por tecnologia, como (mas não limitado a):

  • Plataforma do negócio e o mercado
  • Evolução do modelo de propriedade (com a mudança de propriedade para acesso, através de modelos pay-per-use)
  • Serviços de valor agregado através da tecnologia digital
  • Produtos baseados em dados (e serviços)

Nível 2: Execução

Não é claro que Sir Winston Churchill realmente disse “Por mais bela que seja a estratégia, você deve ocasionalmente olhar para os resultados”, mas o ponto aqui é claro: a execução é a chave para a transformação corporativa e os programas de Transformação Digital não funcionam de forma diferente.

A execução funciona de fato em duas direções: dentro e fora da empresa (em direção ao mercado ou aos mercados que a empresa está disposta a servir).

Existem 3 blocos de execução:

  • Modelo de Operação Corporativa
  • Modelo Operacional de Operações
  • Abordagem Go-to-Market

Cada um dos blocos requer um aprofundamento específico, uma vez que cada um dos três blocos de construção é na verdade feito de outros elementos, e cada um deles requer atenção especial ao desenvolver uma iniciativa de Transformação Digital.

No entanto, é importante ter em mente que, neste nível, a estratégia definida é realizada através dos elementos fundamentais de uma empresa:

  • Produto e Cliente: que define a oferta do negócio (levando em consideração elementos-chave, como preço de venda, canal de distribuição, abordagem de promoção e comunicação, proposta de valor do produto digital, etc.)
  • OrganizaçãoProcedimento e Ferramentas, que – através do Modelo Operativo – delineiam a estrutura da corporação e o modo como ela funciona
  • Operações, constituem a forma como a empresa realiza produtos (e serviços) que estão dispostos a empurrar para o mercado.

Esses elementos são, obviamente, os componentes padrão da execução da estratégia e não são relevantes apenas em um contexto de transformação digital. No entanto, é importante destacar que, nesse contexto, eles exigem uma abordagem específica por meio da avaliação do impacto digital e tecnológico. Por exemplo, qual é o “produto” em um contexto habilitado digitalmente, como plataformas de compartilhamento de carros? É o serviço prestado, a chegada ao destino final, o acesso ao carro, o tempo necessário, etc? E considere que a própria definição de “produto” tem então um impacto sobre a definição do preço, o valor fornecido, a oferta principal do produto, etc.

Camada 3: Tecnologia

Como mencionado no início, a tecnologia não é o núcleo da transformação digital, mas é na verdade o seu facilitador. A tecnologia serve (e suporta) a realização do objetivo e do objetivo do negócio por meio dos blocos de ‘execução’. A tecnologia é o facilitador da evolução do Modelo Operacional, das Operações (com a abordagem da Indústria 4.0) e a realização da abordagem Go-to-Market.

Por outro lado, a tecnologia é o impulsionador das mudanças, e a capacidade de identificar o impacto da tecnologia em cada nível é uma das principais capacidades corporativas estratégicas. É importante identificar mudanças de negócios no mercado impulsionadas pela tecnologia e definir respostas estratégicas (ou possivelmente antecipar com o movimento estratégico correto).

A Jornada da Transformação Digital é sobre pessoas

“A transformação digital é uma jornada, não um destino“: como todas as outras atividades estratégicas no campo corporativo, as iniciativas de transformação digital precisam ser constantemente revisadas e avaliadas. A aceitação de novas tecnologias, novos procedimentos e novas formas organizacionais pela corporação é uma área chave que requer monitoramento contínuo e (se necessário) ajuste rápido. E, claro, como em qualquer outro programa corporativo de transformação, o Gerenciamento de Mudançasé essencial para a realização da iniciativa. A transformação digital é realmente sobre pessoas, muito mais que tecnologia. Por esta razão, uma genuína abertura (e interesse) em direção à tecnologia e inovação é crucial dentro da organização (e especialmente na alta gerência) para o sucesso da iniciativa de transformação. As funções de tecnologia possuem o conhecimento tecnológico e know-how, mas uma compreensão sólida das implicações (e os benefícios) da tecnologia em torno de cada função da empresa é a chave para garantir o sucesso da iniciativa de transformação digital.

Autor

Sou uma profissional orientada para resultados, com visão sistêmica e foco em planejamento estratégico. Atuo como consultora de negócios digitais e ofereço aos meus clientes todo conhecimento e know-how adquirido em 17 anos de mercado, provendo serviços e soluções para web com estratégia direcionada em marketing digital. Proporciono as pequenas e médias empresas posicionamento mercadológico no ambiente digital, sempre com foco em resultados, para que o cliente consiga atingir seus objetivos e sua presença online resulte em mais negócios.

Carol Merten

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