TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

A transformação de empresas com embasamento na Segurança dos Processos Seletivos

publicado por Vitor Marques

A cada momento em que a economia global avança, as necessidades empresariais em obter talentos que atendam as expectativas do negócio aumentam exponencialmente em dois contextos:

– O primeiro dá conta da necessidade de formar o Capital Humano, composto por profissionais que realmente façam diferença técnica e comportamental.
– No segundo contexto, a necessidade de criar uma metodologia de identificação e desenvolvimento de novos talentos, profissionais capazes de absorver a cultura organizacional da empresa e ao longo do tempo tornarem-se sucessores dos processos e, consequentemente, do negócio.

Sabemos que a perda mundial de conhecimento advinda da aposentadoria de talentos é um problema de difícil superação, especialmente se a empresa não se preocupou em formar novos profissionais para absorver o conhecimento e tecnologia conquistada ao longo de sua existência, por aqueles que se aposentam ou simplesmente partem para novas oportunidades.

Muitas vezes as empresas não se dão conta do tamanho dos investimentos feitos na busca e identificação de talentos. Fazem e refazem os processos seletivos e acabam por efetivar contratações que ao longo do tempo se mostram inócuas.

Sendo assim, destaco a necessidade de que as empresas se associem a processos seletivos simples na composição e mais eficazes no resultado. De nada adiantará produzir processos seletivos mirabolantes do tipo “inventar a roda”, fazendo com que os candidatos se desgastem e acabem, inclusive, desistindo de participar.

Como relatado anteriormente, é nítida a perda de conhecimento e tecnologia nas empresas, destacada pela natural renovação de pessoas economicamente ativas em seu time, isso não é exclusivo das grandes empresas, nas pequenas e médias esse fator se torna ainda mais complicado, muitas vezes não possuem lastro para investimentos significativos para treinamento de sucessores. Reforça-se, então, a importância da segurança no processo seletivo, visando a busca do “melhor talento” associado à característica de cada empresa.

Não cabe mais as premissas de Fayol, onde processos, eficiência e produtividade se sobrepunham às Pessoas, hoje é necessária a flexibilidade e valorização delas, é necessário conhecer os detalhes e características em Pessoas que podem agregar a cada tipo de empresa o detalhe, o sucesso e a longevidade de ambos, Empresa e Talentos.

Processos que sejam integrados da preocupação com detalhes, que visem identificar particularidades que, somadas, produzam uma imagem fiel de cada candidato e que possam ser comparadas com as necessidades da empresa.

Podemos dizer que vivemos constantemente em transformação; da economia, das empresas, do ambiente e principalmente das pessoas, sobre este contexto não há produto ou serviço que se perpetue sem que atenda a necessidade de Pessoas e empresas. A premissa “Buscar Pessoas para atender Pessoas” é fundamental para essas ações.

A segurança de se associar a um processo seletivo e de gestão com essas características dão a nítida certeza de que uma nova Era se iniciou, a Era das Pessoas e das Empresas, com capital humano de valor agregado.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Diretor de Recursos Humanos - PSM Company (www.psmcompany.com.br) Gestor de Pessoas e Palestrante, com destacada carreira na área de RH desde 1980, em empresas Multinacionais e Nacionais de médio e grande porte. Desenvolveu ao longo de sua carreira profissional, atribuições estratégicas e operacionais em todos os setores dessa área, especializando-se em gestão do Capital Humano nas organizações obtendo resultados expressivos no desenvolvimento de pessoas (capital humano) e das organizações que representou. Carreira evolutiva partindo das funções básicas da área de RH chegando a direção   Administrador de Empresas; Técnico de Segurança do Trabalho; Analista PI (Praendex Indective); Analista Transacional; Monitor de Ferramentas da Qualidade; Monitor de Ferramentas de Desenvolvimento Humano, Gestor de Pessoas, Radiestesista.   Profissional Executivo de RH de empresas tais como: EMBRASA; Métodos e Metas; GTCON (IBM Brasil); OBR Equipamentos Industriais; MASTER-MICRO; TPS; DICAVE, IBG dentre outras. Atualmente Diretor de RH da PSM Company na cidade de São Paulo/SP.

Vitor Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.