O sucesso do e-commerce no Brasil, e também em qualquer parte do mundo, transformou completamente a forma com que as pessoas realizam compras. Entretanto, isso não significa que tudo ficou mais fácil. Na verdade, os portais foram repensados para que todo o processo de atendimento ao cliente seja automático e mais acessível. A interface de um site, desde a capa até a forma de pagamento, pode fazer a diferença na experiência do usuário durante a compra.
As expectativas para o crescimento do comércio virtual são todas otimistas. No final de fevereiro, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico divulgou uma estimativa de crescimento na casa dos 18%, em comparação com o ano passado. Este mercado virtual deve ter uma receita de R$ 106 bilhões, o que seria um recorde aqui no país. E não faltam motivos para acreditar nisso.
Esse crescimento absurdo, e que não dá qualquer indício de parar, acontece pela evolução do e-commerce no processo de compra. Com cada vez mais cuidado no UX Design dos websites, a facilidade no momento de concluir uma aquisição virtual tem conquistado as pessoas. Esse caminho, que vai desde a escolha do método de pagamento até a conclusão, é essencial para o cliente terminar a experiência de forma positiva e com grandes chances de voltar ao site no futuro.
Um bom exemplo que podemos citar é da gigante Amazon, que chegou no Brasil em 2019. A empresa de e-commerce é, segundo reportagem feita pela DW Brasil, a maior do mundo e vale US$ 315 bilhões, tendo conquistado uma valorização anual de 52%. Um dos motivos é o cuidado para que o caminho do cliente até finalizar a compra seja o melhor possível. São diferentes métodos utilizados, e cada vez mais simples, seja para adicionar um produto no carrinho, ou até no modo mais expresso sem precisar fazer qualquer cadastro na plataforma.
Alguns exemplos
Diferente de uma loja física, onde a pessoa possui o auxílio de um vendedor, as compras pela internet dependem exclusivamente de uma eficiência do design interativo do site. Assim, o cliente consegue, sem qualquer ajuda, realizar um pedido, efetuar o pagamento e sair satisfeito da compra. Por isso, o setor do e-commerce é quem merece mais atenção nesse quesito, e algumas empresas conseguem maior destaque.
É o caso, por exemplo, do portal da Netshoes, que vende material esportivo para todo o Brasil. Com 20 anos de mercado, a empresa virtual realizou diferentes mudanças no layout do portal e, atualmente, é uma referência. A facilidade que o cliente tem para selecionar o produto, numeração e até mesmo o prazo de entrega faz com que a satisfação do cliente seja alta. Isso explica o sucesso da empresa no país, com um funcionamento prático e eficiente.
Entretanto, não é apenas o e-commerce que faz do UX Design algo essencial para melhorar a experiência virtual. Sites de viagens, como é o caso da plataforma AirBnb, utilizam disso para facilitar todo o processo de escolha do usuário para descobrir casas para alugar nas datas e locais que procura. Já os sites de apostas online facilitam o cadastro de novos usuários, como é o caso do site de caça níquel online da Betway Cassino. O portal permite que o jogador se registre em apenas três passos simples, completamente intuitivos, e aproveite os diferentes jogos de apostas sem precisar preencher formulários complexos e com diferentes dados. Por último, também podemos citar as plataformas de cursos online. O site é especialista em tecnologia e, por isso, tem um design intuitivo para os alunos novatos e também curiosos pelos preços para novas matrículas.
Importância de mudar
Assim como tudo na internet, a interface perfeita não existe e é preciso ir evoluindo com diferentes experimentos e respostas dos clientes. É por isso que, desde 2016, nós estamos falando dos impactos que a experiência do usuário tem feito no e-commerce. É um mercado grande, e de forte concorrência. Logo, são essas pequenas ações que acabam fazendo uma empresa ter maior destaque, e cliente, do que outras.
Investir em UX Design significa ter uma atualização constante do site, e também um acompanhamento do feedback dos usuários. Essas opiniões de antigos clientes são fundamentais para aumentar o acesso e, ao mesmo tempo, o sucesso das vendas online. Uma experiência simples e eficaz é algo que todo mundo busca, seja em um site de compras ou em um jogo online.
A internet abriu a possibilidade para novos empreendedores, porém se manter e ter sucesso neste mercado não é nada fácil. É preciso estudar, mudar e se adaptar toda hora, e essa é a maior lição. A experiência do usuário é algo que se transforma rapidamente, e um botão que permite efetuar um cadastro rápido, uma uma compra em um clique, pode ser o diferencial para conseguir um cliente satisfeito.