O sucesso do e-commerce no Brasil, e também em qualquer parte do mundo, transformou completamente a forma com que as pessoas realizam compras. Entretanto, isso não significa que tudo ficou mais fácil. Na verdade, os portais foram repensados para que todo o processo de atendimento ao cliente seja automático e mais acessível. A interface de um site, desde a capa até a forma de pagamento, pode fazer a diferença na experiência do usuário durante a compra.
As expectativas para o crescimento do comércio virtual são todas otimistas. No final de fevereiro, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico divulgou uma estimativa de crescimento na casa dos 18%, em comparação com o ano passado. Este mercado virtual deve ter uma receita de R$ 106 bilhões, o que seria um recorde aqui no país. E não faltam motivos para acreditar nisso.
Esse crescimento absurdo, e que não dá qualquer indício de parar, acontece pela evolução do e-commerce no processo de compra. Com cada vez mais cuidado no UX Design dos websites, a facilidade no momento de concluir uma aquisição virtual tem conquistado as pessoas. Esse caminho, que vai desde a escolha do método de pagamento até a conclusão, é essencial para o cliente terminar a experiência de forma positiva e com grandes chances de voltar ao site no futuro.
Um bom exemplo que podemos citar é da gigante Amazon, que chegou no Brasil em 2019. A empresa de e-commerce é, segundo reportagem feita pela DW Brasil, a maior do mundo e vale US$ 315 bilhões, tendo conquistado uma valorização anual de 52%. Um dos motivos é o cuidado para que o caminho do cliente até finalizar a compra seja o melhor possível. São diferentes métodos utilizados, e cada vez mais simples, seja para adicionar um produto no carrinho, ou até no modo mais expresso sem precisar fazer qualquer cadastro na plataforma.
Diferente de uma loja física, onde a pessoa possui o auxílio de um vendedor, as compras pela internet dependem exclusivamente de uma eficiência do design interativo do site. Assim, o cliente consegue, sem qualquer ajuda, realizar um pedido, efetuar o pagamento e sair satisfeito da compra. Por isso, o setor do e-commerce é quem merece mais atenção nesse quesito, e algumas empresas conseguem maior destaque.
É o caso, por exemplo, do portal da Netshoes, que vende material esportivo para todo o Brasil. Com 20 anos de mercado, a empresa virtual realizou diferentes mudanças no layout do portal e, atualmente, é uma referência. A facilidade que o cliente tem para selecionar o produto, numeração e até mesmo o prazo de entrega faz com que a satisfação do cliente seja alta. Isso explica o sucesso da empresa no país, com um funcionamento prático e eficiente.
Entretanto, não é apenas o e-commerce que faz do UX Design algo essencial para melhorar a experiência virtual. Sites de viagens, como é o caso da plataforma AirBnb, utilizam disso para facilitar todo o processo de escolha do usuário para descobrir casas para alugar nas datas e locais que procura. Já os sites de apostas online facilitam o cadastro de novos usuários, como é o caso do site de caça níquel online da Betway Cassino. O portal permite que o jogador se registre em apenas três passos simples, completamente intuitivos, e aproveite os diferentes jogos de apostas sem precisar preencher formulários complexos e com diferentes dados. Por último, também podemos citar as plataformas de cursos online. O site é especialista em tecnologia e, por isso, tem um design intuitivo para os alunos novatos e também curiosos pelos preços para novas matrículas.
Assim como tudo na internet, a interface perfeita não existe e é preciso ir evoluindo com diferentes experimentos e respostas dos clientes. É por isso que, desde 2016, nós estamos falando dos impactos que a experiência do usuário tem feito no e-commerce. É um mercado grande, e de forte concorrência. Logo, são essas pequenas ações que acabam fazendo uma empresa ter maior destaque, e cliente, do que outras.
Investir em UX Design significa ter uma atualização constante do site, e também um acompanhamento do feedback dos usuários. Essas opiniões de antigos clientes são fundamentais para aumentar o acesso e, ao mesmo tempo, o sucesso das vendas online. Uma experiência simples e eficaz é algo que todo mundo busca, seja em um site de compras ou em um jogo online.
A internet abriu a possibilidade para novos empreendedores, porém se manter e ter sucesso neste mercado não é nada fácil. É preciso estudar, mudar e se adaptar toda hora, e essa é a maior lição. A experiência do usuário é algo que se transforma rapidamente, e um botão que permite efetuar um cadastro rápido, uma uma compra em um clique, pode ser o diferencial para conseguir um cliente satisfeito.
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