Criando uma conta para empresa no Instagram: instruções, regras e recomendações para iniciantes
Como Criar e Planejar Adequadamente uma Conta para Empresa no Instagram: Instruções passo a passo
A conta empresarial do Instagram é um perfil diferente que oferece mais funcionalidades no aplicativo. Este tipo de conta é particularmente interessante para quem quer vender e monetizar através da rede social. Vamos falar sobre como criar um perfil para uma empresa, planejá-lo e começar a promover a sua marca.
A criação de uma conta comercial no Instagram é recomendada principalmente para empreendedores e empresas que:
- Desejam desenvolver e promover a sua própria marca.
- Possuem um público-alvo, a maioria dos quais usuários desta rede social.
- Vendem roupas, acessórios, cosméticos e outros produtos que possuam um componente visual atrativo.
- Criem conteúdo divertido e informativo: fotos, gráficos e vídeos.
Números e Fatos do Instagram: por que ele é atraente para os negócios
Números e Fatos do Instagram: por que ele é atraente para os negócios
Segundo os próprios dados do Instagram, mais de 1 bilhão de usuários ativos acessam o app todos os dias. De acordo com um estudo da Statista, 71% dos usuários ativos são menores de 35 anos.
De acordo com dados de julho de 2019, 110 milhões de usuários do Instagram estão registrados nos Estados Unidos.
Anteriormente, a maioria dos usuários da rede social era de meninas e mulheres, mas agora o número de homens aumentou significativamente.
Esses fatos já são suficientes para criar uma conta de empresa no Instagram. Esta é uma oportunidade para alcançar um público jovem de alto valor interessado em conteúdo e produtos de qualidade.
Como começar
Como fazer uma conta empresarial no Instagram? Primeiro, você precisa criar um perfil de usuário normal e depois transformá-la em uma conta para empresa. Se você ainda não está cadastrado nesta rede social, mostraremos como fazer.
Criando Conta no Instagram
Como criar uma conta empresarial no Instagram? Acesse o Google Play ou a App Store e instale o aplicativo do Instagram. Se você possui um computador com Windows 10, o aplicativo também está disponível na Microsoft Store.
Clique em “Criar nova Conta” e conclua o cadastro. Vincule a conta ao seu número de celular ou e-mail.
Você precisará confirmar o contato digitando um código. Depois disso, o sistema pedirá um nome e senha.
Escolhendo um Apelido para a Conta
Tudo depende do tipo de perfil que você está criando:
- perfil pessoal: use uma combinação de seu próprio sobrenome e nome;
- perfil pessoal criativo: você pode usar o pseudônimo original;
- perfil de empresa ou marca: definitivamente é necessário usar o nome original da empresa como apelido.
E se o apelido já estiver em uso? Tente grafias diferentes (nome e sobrenome juntos ou separados por um underscore, junte o nome e com o país ou a especialização). Há também um serviço interessante para gerar apelidos.
Nas próximas etapas, o sistema pedirá para sincronizar o aplicativo com os seus contatos e para adicionar uma foto de perfil (falaremos sobre os requisitos dela mais tarde).
Alterar para o Perfil de Empresa
Vamos ver como criar uma conta para empresa no Instagram. Acesse “Configurações”, depois “Conta” e clique em “Mudar para conta profissional”.
Você poderá escolher entre mudar para uma conta de Empresa ou de Criador de Conteúdo. As descrições indicam claramente qual categoria escolher para cada uso específico.
O próximo passo é selecionar a categoria (área temática) da sua conta empresarial. Você pode escolher a opção apropriada na lista suspensa.
Em seguida, será solicitado os contatos para comunicação. Atenção: esta informação será pública. Se você não deseja mostrar seu número de telefone aos seguidores, pule esta etapa.
Em seguida, você poderá vincular seu perfil do Instagram à sua página de negócios do Facebook. Se você já possui um página, poderá sincronizar os dados para facilitar o gerenciamento de ambas. Pronto. A sua conta de empresa foi criada.
Regras para Administrar a Conta
Como administrar uma conta empresarial no Instagram? Aqui estão algumas regras simples:
- não se apresse em mudar para um perfil de negócios: primeiro crie uma página e publique várias postagens;
- esta rede social foi criada para se compartilhar conteúdo visual belo. Faça o design do feed para que ele seja agradável de olhar;
- faça ofertas exclusivas para seus seguidores: aplica-se a conteúdo, serviços e produtos;
- responda perguntas e comentários, comunique-se com os seguidores;
- demonstre a “cara” da empresa: mostre funcionários, escritórios, oficina, processo de produção;
- incentive os seguidores com promoções e sorteios;
- não use trapaças: as contas do Instagram com atividades suspeitas serão banidas (por exemplo, mais de 200 seguidores por hora).
Por que é Preciso de uma Conta para Empresas?
Mudar para um perfil de empresa trará as seguintes oportunidades:
- um botão de comunicação que pode ser colocado próximo ao botão “Seguir”;
- a capacidade de especificar o endereço físico da empresa na descrição do perfil;
- rastreamento das estatísticas das publicações e interação com o público;
- uso de ferramentas de publicidade, incluindo a capacidade de adicionar um link nos Stories.
Além disso, cursos de treinamento, estudos de caso e muitas informações úteis estão disponíveis em na plataforma especial para empresas.
O Design da Conta Empresarial
Vamos descobrir como fazer o design de uma conta para empresa no Instagram. Elementos do Perfil:
- Foto.
- Descrição.
- Destaques das Histórias.
- Conteúdo da marca.
Foto
O tamanho da foto do perfil é 110×110 pixels. Você pode enviar uma imagem quadrada: ela será arredondada automaticamente. Os requisitos para as fotos são:
- elemento principal centralizado e um fundo neutro;
- não adicionar textos (nem abreviações);
- logo – para marcas e empresas;
- retrato – para contas de pessoas públicas.
Você pode criar um logo exclusivo e fazer o download em um tamanho adequado para sua conta usando o gerador de logotipo Logaster. O logo poderá ser baixado com um plano de fundo transparente para que possa ser usado como marca d’água para proteger seu conteúdo.
Descrição
Faça uma descrição do perfil no idioma do seu público-alvo. Mostre a sua Proposta Única de Venda: sua especialização, vantagens competitivas e recursos exclusivos.
Você pode colocar uma oferta na descrição: oferecer um desconto, download gratuito, etc. Insira informações de contato reais para a comunicação. Insira o endereço do seu site. Utilize o Bitly para encurtar o link e poupar alguns dos 180 caracteres permitidos na descrição. No site Sprezz Keyboard é possível escolher uma fonte exclusiva que destacará seu texto.
Destaques das Histórias
As histórias que não desaparecem após as 24 horas são chamadas de destaques. Eles são colocados abaixo da descrição da conta. Você pode criar capas exclusivas para seus destaques. Isso ajuda no branding do seu perfil. Nos Destaques do Histórias você poderá colocar:
- informações sobre entrega e pagamento;
- catálogos de serviços e produtos;
- avaliações de clientes;
- informações sobre promoções e descontos;
- notícias e anúncios da empresa;
- responder dúvidas.
Criação de Conteúdo: Regras e Recomendações Básicas
Sua tarefa não é apenas vender um produto ou serviço, mas criar uma atmosfera saudável. É isso que a GoPro faz, por exemplo.
Requisitos para conteúdo do perfil para empresas do Instagram:
- Um único esquema de cores para o conteúdo. A melhor maneira de conseguir isso é usar os mesmos filtros (1 ou 2 filtros) para todas as fotos.
- Colocar o logo da marca em cada imagem.
- Alta qualidade e valor artístico.
- Uma combinação de publicações de relações públicas, informações e entretenimento.
Processando Fotos e Vídeos para o Instagram: 5 Ferramentas Úteis
Perfect365
É um editor de fotos para corrigir fotografias (em particular, retratos). Oferece muitas ferramentas para o trabalho.
Snapseed
É um editor de fotos profissional desenvolvido pelo Google. Ajuda a ajustar, cortar, aplicar filtros, escrever texto e eliminar falhas.
MOLDIV
É um aplicativo com duzentos filtros para fotos e uma grande coleção de fontes, além de padrões, molduras e vinhetas. Existem ferramentas para a correção rápida das fotos.
Boomerang
É um serviço para criar um efeito de bumerangue: um vídeo que vai e volta.
Lomotif
É um projeto para adaptar qualquer vídeo ao formato do Instagram. Você pode adicionar músicas, legendas e efeitos ao vídeo. Você pode fazer um vídeo usando uma coleção de fotos.
Conclusão
Como configurar uma conta empresarial no Instagram? Acesse o perfil para empresas, insira uma descrição, adicione uma foto com a sua marca e crie um conteúdo de alta qualidade para o seu público. Acompanhe as estatísticas e use as ferramentas de publicidade para promoção. Milhões de usuários ativos usam a rede todos os dias. Você tem a oportunidade de atraí-los e transformá-los em clientes.