CarreiraA geração Y e seu valor para o mercado...

A geração Y e seu valor para o mercado de TI

-

Publicidade

Pessoal,

Acompanhei nessa semana uma reportagem (no Jornal da Globo – http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/empresas-encontram-desafios-para-manter-talentos-da-geracao-y.html) sobre o perfil dos jovens profissionais, chamados de geração Y. Como tenho 24 anos, faço parte da geração Y e, claro, identifiquei-me muito com o que foi abordado pelos jornalistas.

Para nós que trabalhamos no mercado de TI, cada vez mais aquecido e com novas demandas, é ainda mais notável e aplicável o “jeitão” dos profissionais nascidos na década de 80.

Nossa geração vê com muito mais naturalidade a troca constante de empregador. Basta que alguns compromissos ou expectativas não sejam cumpridos para termos o “CV” atualizado e distribuído pelas redes de contato.

Ontem escrevi um texto aleatório sobre o aumento pela demanda de profissionais qualificados na área de TI, basicamente apontando o quão importante é o investimento em treinamentos e certificações.

Hoje li um texto muito bacana no G1, apontando as 10 áreas onde mais faltam profissionais (http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/11/veja-dez-areas-em-que-faltam-profissionais-segundo-recrutadores.html). Claro que a área de TI está lá!!

Eu acredito que a demanda por treinamentos altamente especializados, como preparatórios para o CCIE, por exemplo, tende a crescer muito no Brasil nos próximos anos. A extrema valorização dos profissionais atuais e a constante “queda de braço” entre as empresas para contratá-los, deixa claro que o mercado precisa de novos talentos.

Ainda são poucos os casos de jovens totalmente autodidatas, logo centros de treinamento especializados têm totais condições de aumentar receitas com o aumento da quantidade (e da qualidade, lógico) dos cursos oferecidos.

As empregadoras precisam investir ainda mais para manter seus profissionais atualizados e, consequentemente, motivados.

Os profissionais, por outro lado, não podem deixar que suas atualizações dependam somente do empregador. Na nossa área o investimento em educação não é opcional, é obrigatório. Todo profissional de TI precisa investir para aprender novas tecnologias, adquirir novos certificados, ganhar fluência em outro idioma, fazer novos contatos.

Afinal, se o empregador atual não der o valor a alguma especialização que você julgue importante, outro dará. Esse é o raciocínio da geração Y!!

Aos empresários, fica a dica de um nicho a ser explorado. Aos profissionais mais experientes fica a pergunta: que tal se tornarem “professores” da nova geração de profissionais?

Abraços!

João Paulo Wolfhttp://joaopaulowolf.com
João Paulo Wolf é consultor especialista em soluções de Unified Communications e Routing & Switching da Cisco.Administrador em formação, atua como Consultor Sênior em uma integradora focada em soluções de infraestrutura de redes.Possui as certificações CCNP, CCDP e CCVP, diversas especializações na área de Unified Communications, além do CCIE #22071 (Routing & Switching). Atualmente prepara-se para o exame prático do CCIE Voice.Em seu blog (http://joaopaulowolf.com) trata, também, de detalhes técnicos dos produtos de Unified Communications.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you