Mercado

Ξ 1 comentário

A concorrência que vem de fora

publicado por Roberto Carvalho

Bom dia à todos!

Tenho percebido, através de contato que me são feitos, que muitas empresas do setor de Software (Desenvolvimento, mais especificamente), vem procurando por parceiros para alavancar seus negócios e expandir sua atuação. 
Como todos sabem, a India está repleta de excelentes engenheiros, técnicos, desenvolvedores e especialistas nesta área. Os custos trabalhistas, quando comparados com os nossos, são ridículos. Trabalham muito, a preços imensamente menores que os nossos. Aqui, pelo contrário, temos escassez de mão de obra qualificada, nossos custos vão às alturas, a demanda é crescente e a concorrencia, mesmo interna acirra-se a cada dia.
O modelo de negócio dos indianos, pelo menos desses a que me refiro, é o de ter alguem que faça a interface com o cliente, faça as especificações e acompanhe o projeto. Eles, fazem toda a parte de desenvolvimento, testes e homologação, além da documentação.
Este cenário entretanto traz algumas oportunidades para nós, Brasileiros. Temos a faca e o queijo na mão para utilizarmos das barreiras de mercado, largamente explorada por Porter. O desafio é mostrarmos ao mercado nossa crescente competência, e atribuir VALOR – e não custo – aos clientes. Temos a nosso favor a cultura, o idioma, domínio de tecnologia e a proximidade. Esses fatores, quando bem alinhados, atribuem valor àquilo que oferecemos. É preciso que o Cliente veja em nossa Empresa não apenas o custo que terá em determinado projeto, mas sim o valor que atribuiremos à ele. Para isto ocorrer, temos sempre que olhar ao redor e para frente (vejam um post meu da semana passada).

Temos à nossa frente um desafio ou uma oportunidade? Depende muito de voce, profissional!!

Obrigado pela leitura,

@carva45

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional de desenvolvimento humano. Atua com Coaching, mediação de grupos e de suas dinâmicas. Analista de perfil comportamental, com larga experiência no mercado corporativo. Co-autor do livro "Condicionados para o sucesso - Mudando Paradigmas"

Roberto Carvalho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes