Carreira

Ξ 3 comentários

A Busca do Propósito

publicado por Alexander Pinheiro

As profissões em TI eram muito bem definidas até pouco tempo atrás, hoje surgem carreiras cada vez mais específicas.

Tínhamos muito claramente funções como a de Programador,  Analista de Sistemas,  o Técnico de Suporte, o Analista de Suporte e Negócios.  Lembram-se da figura do Digitador ? Eu mesmo cheguei a fazer um curso disputadíssimo de Digitação em uma conceituada instituição.  De fato a função ainda existe com outras nomenclaturas, ou mesmo não relacionadas mais à área de informática.

O cenário atualmente é muito diferente, ao ponto de criar dúvidas em universitários de que caminho seguir.

Algumas carreiras são tão específicas que nem existem cursos formais em instituições de ensinos tradicionais, é o caso, por exemplo, dos analistas de segurança da informação, apesar de existirem certificações especificas, ainda não é comum nas instituições de ensino de nível superior convencionais.

Como já falamos, a rota da carreira em TI é traçada durante o voo e não antes de decolar, entretanto temos condições de vislumbrar inicialmente dois ou três cenários.

– A Carreira altamente técnica. O Especialista.
– A Carreira do empreendedor. O Empresário
– A Carreira especializada em Gestão ou mesmo Educacional.

É claro que isso depende do Skill de cada um, e das oportunidades de aquisição de experiência durante os primeiros anos de carreira. Lembrando que é preciso chegar rapidamente aos seus objetivos, pois nesse mercado um profissional de 30 anos já pode acumular muita experiência, o que dificilmente ocorre em outros segmentos.

Não é incomum encontrarmos Gestores de TI em empresas importantes com vinte e poucos anos de idade. Ou até mesmo empresários bem sucedidos.

Independente dos cenários que você mais se encaixar o mais importante é ter alguns requisitos fundamentais que não se aprende nos bancos da faculdade dos cursos regulares de tecnologia da informação, talvez em algumas MBA’s de Governança de TI, porém não é comum.

Todos já ouvimos falar em Missão e Valores nas empresas, mas você já se perguntou qual é a sua missão pessoal, sua visão ou seus valores ?  Se não exercitarmos essas questões no caráter pessoal é praticamente impossível colocar em prática as da sua empresa. E sabemos que qualquer profissional precisa estar alinhado e comprometido com as diretrizes de sua organização, por isso e tão importante trabalharmos esses valores no âmbito pessoal.

Procure exercitar a busca do propósito, não e fácil definir o de uma pessoa ou de uma empresa, o conhecimento do propósito possibilita as pessoas e as organizações a buscarem o fator essencial e sutil que esta por trás da forma e da aparência do que é concreto e mensurável.

Você precisa responder as questões:

1- Qual é o meu proposito de vida?
Relacione 10 competências que julgue importante, mesmo que não as tenha colocado em prática. Das 10 selecione as 3 mais importantes, das 3 selecione somente uma.

Esse será seu propósito, a “capacidade de”

Ex.: O propósito de minha vida é expressar e aplicar minha capacidade de: __Resposta__

2- Por meio de:
Use a mesma metodologia e defina 3 ações que você ama realizar.

Ex.: por meio de __Resposta__

3- Utilizando a mesma metodologia agora defina 3 valores.

Ex.: Através dos seguintes valores:__Resposta__

Ao final faça a união das questões, caso tenha dúvida nas opções de resposta veja a referência no exemplo abaixo (pronta)

O propósito de minha vida é expressar e aplicar minha capacidade de COMUNICAÇÃO, por meio de CRIATIVIDADE, LIDERANÇA DE PESSOAS E EDUCANDO GRUPOS, tendo sempre em vista A DIGNIDADE, A GENEROSIDADE E A CLAREZA.

Desta forma você começou a ser provocado e seu caminho passará a cada dia fazer mais sentido, aumentando a assertividade de suas decisões na sua carreira.

Lembrando que esse exercício deve ser contínuo, as repostas de hoje podem não ser as mesmas em outras situações ou fases da sua vida.

Um Forte abraço a todos e até a próxima.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Prof. Alexander Pinheiro (CEO - AQL Consultoria) Gestão Executiva e Pessoas, Consultor Corporativo, Governança TI, Segurança da Informação, Palestrante e Master Coach Mais de 20 anos atuando como consultor em grandes empresas. É Palestrante, Mentor, especialista em Gestão de Pessoas e Master Coach, MBA em Governança, Marketing, Tecnologia e Segurança da Informação e Consultoria em Gestão Empresarial. Docente de Cursos de MBA, Pós e Graduação, Articulista do Portal TI Especialistas, Diretor do Centro de Desenvolvimento e Inovação na AMPE do Alto Vale do Itajaí. Skill em ITIL, COBIT, PMI, SCRUM, CMMI, SARBANES OXLEY, PESI, AIM - IFS, ISO Série 2700, 9000 entre outras. Atuou em empresas como: Embratel, Xerox, Telemig e Amazonia Celular, Petrobras, Módulo Security, Victor Hugo, RM Sistemas, Datasul, IFS, Athos Farma, Vale Sul, Casa & Vídeo, Sesef, Delba Marítima, Eschola.com, Stefanini IT Solution, Glaxo, Secretaria da Fazenda da Bahia entre outras. Foi Diretor dos grupos cariocas Insight Soluções e 3W Soluções, foi Executivo de TIC e Marketing na Riomed Distribuição em Santa Catarina e atualmente dedica-se à Consultoria Empresarial AQL com sede no Alto Vale do Itajaí. https://aqlconsultoria.com Contatos: Skype: alexander.pinheiro Linkedin: https://www.linkedin.com/in/azpinheiro/ Email: azpinheiro@gmail.com

Alexander Pinheiro

Comentários

3 Comments

  • Ótimo Artigo Alexander.

  • Parabéns Alexander, mais um excelente artigo!!
    Nádia Lemos

  • Me lembrei do professor paulo falando agora …
    provocado ahuahuahuha acho que isso vai ficar na minha mente por anos…
    esse exercício é bacana mesmo por que acredito que muita gente nunca parou realmente pra pensar nos seus preceitos de vida..
    ou que quer ser pra si mesmo, ou o que quer que os outros pensem de você..

    Forte abraço

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.