Carreira

Ξ 14 comentários

6 características que fazem um profissional ser a melhor opção

publicado por Priscila Stuani

6 características que faz um profissional ser a melhor opçãoHoje pensei sobre qual a diferença entre ser a primeira opção e a melhor opção na escolha de um profissional. Um é melhor que o outro? Pode parecer um tanto óbvio, mas mesmo assim, vamos refletir a respeito? O profissional opaco, que não busca aprimorar suas habilidades, desenvolver as suas competências estão com os dias contados. Não precisa ser Phd em psicologia ou ser headhunter para deduzir isso, mas esse mesmo profissional pode ser a primeira opção. Seja por uma questão de faixa salarial ou por outro motivo,  ainda assim pode estar apto para o trabalho. Há quem goste do desafio de desenvolver um profissional, mas lembre-se que formar pessoas requer paciência, conhecimento e tempo. Já o profissional que é a melhor opção é disputado pelo mercado. Não importa a sua faixa salarial,  a sua idade nem a sua formação. Quem é bom sempre será a melhor opção. Do ponto de visto prático, busquei as principais caraterísticas que contribuem para que um profissional seja a melhor opção.

  1. Aquele que suporte trabalhar sobre extrema pressão será o homem de confiança. Mas isso não se identifica numa entrevista. No dia-a-dia, no calor da operação e dos problemas é quando descobrimos quem realmente tem nervos de aço. Por isso, vigia-se. Observe seu comportamento e se auto avalie.
  2. Autocrítico: Esse ponto dói em muitas pessoas e é natural, já que ninguém gosta de ser criticado. Ainda assim, é algo necessário. Lembre-se que independente do seu posto, você sempre estará sujeito às críticas e precisa aprender a lhe dar com isso.
  3. Auto motivação: Não seja aquele profissional que só caminha com a cenoura em sua frente. Dinheiro é importante, ambiente de trabalho também, mas nada disso fará sentido se VOCÊ não estiver afim.
  4. Inovação: acredito que essa palavra seja a do milênio. Mais que uma tendência, se tornou um fato. E a inovação só vem com a treino. Quando menos esperamos, temos uma ideia e se a colocamos em prática, seja para melhora um processo ou criar opções de melhoria de um produto ou serviço que ajudará de algum modo as pessoas, estaremos inovando.
  5. Corra riscos: uma característica do brasileiro é não correr risco. Faz parte da nossa cultura. Não recomendo que você tome atitudes sem pensar e avaliar, mas isso não quer dizer que precisa ficar meses avaliando algo. As melhores oportunidades surgem de repente, e se vão na mesma velocidade.
  6. Confiança e autoestima: não confunda confiança com arrogância e auto estima com orgulho. A humildade é um ingrediente comum aos dois. Não seja tão otimista nem tão pessimista. Saiba assumir suas falhas e não se martirize com as críticas. Todos estamos sujeitos aos acertos e erros, a diferença é como você se comporta mediante a cada situação.

Agora me diz, você está pronto para ser a melhor opção? Deixe a sua opinião, ela sempre será bem-vinda!

[Crédito da Imagem: Melhor Escolha – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

mpulsionadora de negócios, instrutora no Alura Cursos Online, facilitadora do aprendizado emergente e uma social media completamente apaixonada pelo poder do bom conteúdo. Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, se tornou facilitadora do aprendizado, fazendo a interface entre o aluno e a teoria/prática. Focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais. Fazer parte de um projeto desafiador me motiva e me impulsiona a entregar o meu melhor.

Priscila Stuani

Comentários

14 Comments

  • Muito bom este post. De fato, estas características são muito importantes para qualquer profissional. Acredito, porém, que uma pessoa possa vir a desenvolver muitas dessas características se encontrar um ambiente de trabalho o mantenha engajado e motivado. Encontrar um lugar que esteja alinhado com seu perfil faz a diferença. Nós aqui no Convenia já abordamos o assunto várias vezes em nosso blog (para quem tiver interesse).

    • Olá Marcelo,

      Agradeço pela visita e comentário. Vou visitar o seu blog para ler o artigo que você recomendou.
      Esse assunto é inesgotável e é sempre bom abordá-lo com dicas para que possamos sair da inércia que nos rege em muitos momentos do nosso dia a dia.

      Um abraço,

      Priscila

  • Olá, ,

    Muito bom o post, parabens. Em relação ao post. Por mais que um profissional seja o “melhor” , acredito que exista um melhor para cada perfil de empresa. Então Lógico que exista um conjunto de qualidades que devam ser elvevadas sempre.

    Abraços !

    • Com certeza Paulo. Não existe uma receita pronta para ser o melhor, e sim um conjunto de habilidades, como vc bem comentou.

      Obrigada pela visita e comentário.

      Abraço

      Priscila

  • Olá,

    Excelentes pontos, e como você cita no primeiro ponto, estas caracteristicas não são vistas em uma entrevista e nem em um CV, digo isso pois estou sofrendo na pele estes meus pontos serem descartados sem mesmo serem avaliados.

    Abraços,

    Jean.

    • Olá Jean.

      Infelizmente isso acontece, ou porque ficamos nervosos e esquecemos de comentar algo importante ou porque não nos dão oportunidade de falar. Mas não desista, na oportunidade ideal você vai conseguir e na hora que precisar demonstrar vai conseguir.

      Obrigada pela visita e comentário.

      Abraços,

      Priscila

  • Olá Priscila,

    Gostei da parte que você cita que essas caracteristicas não são vistas na entrevista e infelizmente muito menos como conseguir coloca-las em um CV. Posso dizer que você está totalmente certa.

    Abraços,

    Jean.

  • Qual é a melhor opção?…boa pergunta, mas o dilema chega quando na mesa temos 2 ou 3 candidatos com bom nível acadêmico (cursos, diplomas, MBA, etc), possuem bom nível professional (anos de experiência para a vaga oferecida, resultados em trabalhos anteriores, etc), bom nível cultural (sabe falar e escrever muito bem o português, conhece outras línguas, países, etc)…todos eles tem o “mesmo nível”, e agora…qual deles é a melhor opção?…na minha opinião -e não me leve a mal-, sinto lhe dizer que vai precisar acreditar e confiar no seu “palpite” na hora de decidir qual candidato escolher.

  • Olá Victor.

    Nessa situação que você comentou, quando todos tem um conjunto de habilidades, conhecimento cultural e de idiomas dentro do que a empresa busca, sim, concordo que o gestor precisará “confiar no seu taco” para fazer a melhor escolha.

    Obrigada pela visita e comentário,

    Priscila

  • As 6 características é boa mais em qualquer profissão tudo que fizer faça

    com amor e não só pelo dinheiro essa é minha opinião.

  • Parabéns… um texto com bons argumentos, gostei bastante e é simples, já indiquei na minha rede de amigos.

    • Olá Sandro,

      Agradeço por ter compartilhado e pela sua visita!

  • Belo artigo Priscila! Creio que o mais difícil é receber as criticas e fazer delas as melhorias a serem propostas. Porém convivo, com uma situação, onde o “líder” da equipe, não abre espaços para inovarmos, pois parou no tempo, e não nos deixa avançarmos. O que eu faço?!

  • Conteúdo muito bom, mas corrija o Português. Aquele “lhe dar” ao invés de “lidar” está gritando.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes