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5 razões para se investir num site mobile em vez de aplicativo

publicado por Celso Hora

Como mostrei em artigo anterior, há vários motivos para se escolher desenvolver um aplicativo em vez de um site próprio para dispositivos móveis. São razões técnicas, de custo ou mesmo de experiência de uso.

5 razões para se investir num site mobile em vez de aplicativo

5 razões para se investir num site mobile em vez de aplicativo

E como dois gumes de uma faca, separei também 5 motivos para você escolher desenvolver um site mobile e não um aplicativo. Por abordar sempre o lado do negócio, do marketing, os motivos que separei são menos técnicos do que muitos gostariam, mas tenho visto muitos empresários e empreendedores ainda com dúvida do que trará um melhor resultado para sua estratégia.

Não tenho como ser um GPS, dizendo exatamente o que fazer, mas posso tentar ser uma bússola, apontando o melhor caminho.

Sua escolha deve ser desenvolver um site mobile, quando você:

1. Precisa de velocidade de update

Se o seu projeto depende de urgência e velocidade para colocar alterações no ar, certamente seu caminho será desenvolver um site móvel. As atualizações que falo aqui não são conteúdos, listas, imagens e afins. Falo mais sobre layout, mudanças estruturais ou atualização de versão. Com um app mobile, você pode ter conteúdo atualizado, sim, desde que tenha algum gerenciador de conteúdo e o app apenas “puxe” essa informação.

Para atualizar um aplicativo, é necessário subir a atualização para a loja, e ter um esforço para que os usuários atualizem; já no mobile site é só publicar os arquivos, sem precisar se preocupar em versões e updates. No próximo acesso do seu usuário, o site estará atualizado.

2. Precisa de abrangência de hardware

Na maioria das vezes, basta que o smartphone tenha um navegador para conseguir acessar um site mobile. Por isso, não é necessário criar versões para cada sistema operacional ou se preocupar com compatibilidade de hardware. Um site mobile tem um alcance muito maior que um aplicativo justamente porque você só desenvolve uma versão (tirando as adaptações de formato de tela), e ela pode ser vista por praticamente todos os smartphones.

3. Não precisa de interações mais apuradas com o aparelho

Um site mobile não consegue interagir com a agenda do telefone do aparelho, ou puxar as últimas fotos tiradas pelo usuário na câmera do aparelho. Ou seja, há limitações quando há a necessidade de se aproveitar de features dos aparelhos. Muitos sites burlam essas carências específicas fazendo uma integração com o perfil do Facebook do usuário, mas isso é outro papo.

Quando você for desenvolver um site mobile, você sabe que terá um maior alcance de aparelhos, mas tem que ter em mente que não haverá muitas possibilidades de interações mais rebuscadas com o aparelho, ou animações e jogos mais pesados.

4. Precisa ser encontrado

Um site, ao contrário de um aplicativo, é facilmente achado de dezenas de formas, e não apenas nas lojas de aplicativos. É possível inseri-lo em diretórios específicos do seu mercado, otimizá-lo para mecanismos de busca ou até desenvolver ações de comunicação para fazer com que seu público te encontre, e daí fornecer uma experiência web adequada, sem precisar de download de aplicativo nenhum para isso. Ou seja, você está no controle da publicidade, da otimização, da encontrabilidade do site de uma forma geral.

Esse cenário é muito simples de ser entendido quando falamos de sites de e-commerce. Pense no cenário do Netshoes por exemplo.

Eles possuem seu site muito bem desenvolvido para aparelhos móveis, realizam ações de mobile marketing muito bem feitas, e quando partem para desenvolver algum aplicativo, eles pensam em agregar algum tipo de serviço à venda de tênis (conheça o Netshoes Click, para Android e para iPhone). Nesse caso, o aplicativo utiliza a câmera do aparelho, e integra isso ao seu banco de dados de tênis, sapatos, sandálias etc.

Então, se você é um site de venda online, muito provavelmente seu caminho é primeiro desenvolver um excelente site mobile, e posteriormente agregar serviços e interações que façam sentido para seu público através de aplicativos, se for o caso.

5. Precisa de baixo custo de manutenção

Pensando no lado do custo x benefício, um site mobile é o melhor caminho quando você precisa disponibilizar algum serviço ou informação e não tem como arcar com um custo muito alto, caso necessite de manutenção ou updates. Além de ser mais rápido atualizar, conforme falei no primeiro item, mudar um layout por completo, muitas vezes, depende apenas de um CSS. Você não vai precisar de um programador para atualizar, programar, subir para a loja de aplicativos e esperar que seus usuários atualizem a versão.

Salvo pontos fora da curva, desenvolver um site mobile tem um custo financeiro mais baixo do que desenvolver um aplicativo nativo para qualquer que seja o sistema operacional.

Bom, como minha visão e minha abordagem são sempre olhar pela visão do marketing, do negócio em si, eu prefiro passar de uma forma mais macro o que um aplicativo e um site têm de vantagem, para que você confronte diretamente com o objetivo do seu projeto. Se você busca uma experiência rebuscada de uso, precisa interagir com as features do smartphone, e não tem “problemas” de investimento, o caminho é o desenvolvimento de um app nativo. Mas esse caminho normalmente é mais caro e tem menos alcance.

Caso você precise de alcance para o seu projeto e não é problema oferecer um serviço que dependa 100% do acesso à internet do usuário, você vai para o caminho do site mobile, abrindo mão da interatividade que o aplicativo provê.

Não tem muito mistério.

E para finalizar volto a repetir: cada cenário é um cenário. Se você vai implementar um projeto mobile agora, é preciso colocar todos os pesos na balança e ver qual é o que te trará maior retorno no final das contas.

Se precisar de ajuda para uma análise mais profunda do seu caso, entre em contato que eu ajudo melhor.

Autor

Profissional de comunicação com mais de 12 anos de experiência no mercado digital, com vasta experiência em search marketing (SEM) e criação de estratégias e ações para social media e plataforma mobile. É fundador e Diretor de Planejamento e Estratégia na Enjoy Inteligência Digital. Enjoy Inteligência Digital Meu/Mundo/Móvel

Celso Hora

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