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5 etapas para o sucesso do marketing na internet

publicado por Mateus Rosa

5 etapas para o sucesso do marketing na internetO crescimento da internet e todo seu impacto no dia-a-dia trouxeram para o mundo dos negócios oportunidades interessantes para alavancar. E a boa notícia é que a internet permite muitas formas para atrair e guiar o seu potencial cliente até o ato da compra. Porém não há uma fórmula mágica para obter o resultado é preciso bastante trabalho, disciplina e consistência nas estratégias de Marketing Digital.

No entanto ainda há muitos profissionais que confiam na internet apenas como um mecanismo de fortalecimento de marca e não como canal de vendas. Concordo no fator de branding esse canal vem potencializando muitas marcas, mas é possível sim aumentar as vendas com esse meio, se você conhecer os fatores básicos e utilizar de forma estratégica encontrará resultados.

É preciso muito trabalho e leva tempo. Mas quando o retorno começa a aparecer não tem volta. Temos alguns exemplos vivos na internet como o case do Ponto Frio marca que cresceu de um ótimo engajamento social na web e hoje consegue muita conversão em vendas. A Netshoes outro case de marca que hoje tem um e-commerce invejável e se fortifica vendendo só pela web.

Porém não vamos entrar na discussão de a internet é um canal para Branding ou Vendas, isso dependerá muito da estratégia e a forma que sua marca estará atuando no meio. Compartilho algumas etapas que ajudam a potencializar o Marketing Online.

  1. Entendendo o Ambiente Mercadológico:
    O primeiro passo é identificar como é o posicionamento (reputação) da sua empresa na web; As oportunidades e ameaças; Análise a sua concorrência, suas estratégias e público alvo.  A partir desse entendimento é possível nortear o seu plano de ação.
  2. Defina uma estratégia de Conteúdo:
    O conteúdo é uma das peças chaves na web, mas para definir como gera-lo é preciso saber se seu consumidor alvo quer se divertir? Ou Quer informação?  A partir disto defina se o seu canal irá utilizar conteúdo próprio, de parceiros ou terceirizado; Se este conteúdo será fechado, aberto ou pago; Os formatos, abrangência, periodicidade e outras possibilidades. Se você quiser conversão em seus produtos ou serviços, é preciso fornecer boas razões para isso.
  3. Defina os Canais para Publicidade: 
    A Publicidade te fortalece ao tornar público um produto ou serviço. No entanto planejar a forma que você tornará público a presença da sua marca no ambiente online é de suma importância por isso defina que formato sua empresa irá divulgar. Seja com publicidade on-line ou off-line, definir os formatos que serão adotados; Identifique sites e parceiros potencias para publicidade e como medir o retorno desejado.
  4. Analise as Ferramentas para executar Estratégias de Marketing Digital:
    Analisar as possibilidades e ações disponíveis (marketing direto, viral, de afinidades, de infiltração etc.) que podem ser implantadas no seu canal; definir as ações que serão implementadas (formato, periodicidade, público-alvo etc.).Ações de Marketing Direto como o e-mail Marketing se bem executados são eficientes Tenha um mailing qualificado com os seus potenciais clientes. Muitos provavelmente já façam parte da sua rede social, mas certifique-se de adicionar somente quem possa estar interessado nas suas ofertas, do contrário, seu e-mail pode ser interpretado como spam.

    A internet é mais um canal de comunicação por isso lembre-se de definir quais as formas de comunicação com o mercado (prospects, clientes, fornecedores, parceiros, imprensa etc.); definir que ações serão utilizadas nesta comunicação (criação de marca virtual, newsletter – formato, periodicidade, áreas, tópicos) e o uso do e-mail marketing nas suas mais variadas formas etc.;

  5. Mensure toda sua estratégia através das Ferramentas:
    Toda campanha na web deve ser mensurada, há muitas ferramentas que já auxiliam nessa mensuração, porém todas as plataformas possuem algum mecanismo para interpretação de dados e audiência. Esses dados serão extremamente úteis para as suas futuras ações.

[Crédito da Imagem: Marketing na Internet – ShutterStock]

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Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

4 Comments

  • Deve-se ter grande cuidado com ferramentes de e-mail marketing de mercado, pois em alguns casos apresentam falhas de segurança e o mailing, assim como toda a base de contatos, correm um risco alto de pirataria.

    • Verdade Ronaldo.
      O e-mail Marketing é uma baita ferramenta porém é preciso ter um mailing bem qualificado para evitar transtornos. O que pode ajudar para essa estratégia é um bom CRM atualizado. Obrigado pela contribuição.

  • Olá Mateus, sou seu colega aqui no TI Especialistas e recentemente escrevi um artigo sobre geração de leads, acho que faz um bom link com a sua matéria. Olha só: http://www.tiespecialistas.com.br/2014/08/landing-page-aterrissando-lugar-certo-parte-1/

    • Olá Thiago,
      Faz um bom link sim, um dos benefícios das estratégias de marketing na web e gerar leads. Obrigado.

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