Eu já passei por isso tudo. O objetivo deste texto é passar algumas dicas simples que irão resolver 80% dos seus problemas com o famoso “Procv”.
Está interessado? Então continue lendo e aprenda os 3 fatores que irão mudar a forma como você usa o “Procv”.
Vamos começar do começo. O que é o ‘Procv’?
O ‘Procv’ é uma das fórmulas mais utilizadas do Excel. Me arrisco a dizer que 90% das planilhas precisam desta função!
O que essa função faz?
Essa função é utilizada para efetuar buscas entre duas tabelas que contenham uma chave em comum. Por exemplo, ao criar uma planilha de controle de gastos você poderia criar uma estrutura assim:
Nesse exemplo, a coluna “Grupo” foi calculada fazendo um “Procv” na tabela de categorias. A fórmula ficou assim: =SEERRO(PROCV([Categoria];tabCategorias;2;FALSO); “Não definido”).
Agora que entendemos como funciona o “Procv”, vamos aos 3 fatores que podem atrapalhar seu uso nas suas planilhas!
Formato do Valor procurado
Você sabia que números são comparados com números, texto com texto e data com data?
Parece simples, mas este fator é pra deixar claro que a busca só vai trazer resultado se o formato do valor procurado e o formato da coluna de referência na tabela onde está sendo feita a busca forem os mesmos.
Esse erro ocorre muito quando um valor como CPF, RG ou qualquer outro código numérico é armazenado na célula do Excel no formato de texto.
Dica: Mantenha os valores referenciados na fórmula no MESMO formato.
Estrutura de onde será feita a busca
Você sabia que o valor procurado DEVE estar na primeira coluna do intervalo informado no procv? No exemplo citado acima, da planilha financeira.
A tabCategorias é a tabela com as categorias e o grupo que a mesma pertence. Perceba que a coluna “Categorias” é a primeira coluna do intervalo. O “Procv” sempre, eu disse SEMPRE, vai fazer a consulta levando em consideração a primeira coluna do intervalo.
Dica: SEMPRE posicionar a chave do intervalo referenciado no “Procv” na PRIMEIRA COLUNA.
Tratando erros
Caso o valor procurado não exista, irá aparecer algum erro como: #VALOR, #N/D, #REF. Para que esta informação não seja exibida poluindo sua planilha basta usar a fórmula SEERRO.
Como que o SEERRO funciona? Ele analisa uma fórmula e, caso a mesma retorne algum erro você diz qual valor será retornado no lugar do erro. Prático não?
Olhe a fórmula citada no exemplo: =SEERRO(PROCV([Categoria];tabCategorias;2;FALSO); “Não definido”). Caso o “Procv” retorne algum erro a célula irá mostrar o valor “Não definido”.
Dica: toda fórmula que pode retornar um erro, use o SEERRO para padronizar o retorno deixando a informação na planilha amigável. Afinal é melhor encontrar o valor “Não definido” do que “#N/D”, não é mesmo?
Resumindo, esses são 3 fatores que impactam diretamente na execução de uma busca utilizando a função “Procv”:
Deixo aqui uma planilha bem simples com exemplos da aplicação destes fatores.
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Ficou alguma dúvida? Coloca ela aqui nos comentários que irei responder todas.
Sucesso!
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2:58:04 pm
Muito bom! Passo pelos mesmos problemas! Aliás, Passava!
3:52:53 pm
Obrigado Breno! Que bom que o texto foi útil!
3:09:08 pm
[…] alguém se interessar, por favor, comente aqui mesmo no artigo. Se quiser uma cópia da planilha, clique aqui.Estou sempre à disposição.EXCEL: Como destacar valores menores e maiores em uma […]