Tecnologia

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Webwriting

publicado por Alex Silva

A constante evolução da internet, bem como o uso de mídias sociais que, aliás, se proliferam a cada dia, tem trazido ao mercado cada vez mais possibilidades e oportunidades, além de técnicas e ferramentas. Uma delas, por exemplo, é o webwriting.

Mas o que é webwriting?

É um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.

Esta distribuição se dá, por exemplo, pelas diversas camadas de um site, sendo a primeira camada a primeira página e, a segunda camada, as páginas que surgem a partir dos itens do menu principal  e assim por diante, segundo Bruno Rodrigues em Webinsider.

Quem deu a devida importância ao estudo da informação para a mídia digital foi Jakob Nielsen, mais conhecido pela ciência que ajudou a desenvolver, a usabilidade.

Foi Jakob Nielsen que, em março de 1997, publicou em seu site http://www.useit.com o resultado da aplicação de testes voltados para o comportamento do texto no ambiente online. Ao provar que o usuário exige uma boa formatação de texto para a web, ele chamou a atenção para a necessidade do estudo e dedicação à área da informação digital.

Outra pessoa importante neste processo é Crawford Kilian, autor do livro “Writing for the Web”, lançado em 1998, que é considerado o “norte” do webwriting. Desde então, muitos outros profissionais acompanharam a evolução do webwriting.

Quem trabalha com webwriting não fica preso à escrita. Pelo contrário ele se utiliza dos diversos recursos e tecnologias que a rede oferece.

O grande diferencial para quem distribui conteúdo pela internet, está nesta liberdade de escolha. Que vai desde qual plataforma divulgar o conteúdo (site, blogs etc…) à utilização ou não de determinados recursos como: imagens, áudio e diferentes tipos de linguagem. Esta é sem dúvidas a causa do sucesso da Internet e de sua crescente utilização e expansão.

Podemos dizer que o webwriting está em evolução. E a ampliação dos horizontes de trabalho traz ao webwriter novas áreas de conhecimento e de atuação.

Escrever e produzir conteúdo para a internet e mídias sociais, os principais meios de atuação do webwriter hoje, exige muito mais do que “apenas” articular bem as idéias. Na verdade, “escrever bem” é a menos importante das habilidades que um webwriter precisa ter. Antes de qualquer coisa, um bom conteúdo é aquele que gera tráfego, interação, atenção.

Um exemplo é a busca do Google. O Google dispõe de uma grande variedade de ferramentas para marketing de busca e otimização de sites; a mais básica delas é a própria busca, destaca Ian Castro do Blog Intermídias.

Definitivamente a internet é um mar de oportunidades e possibilidades, e aqueles que estiverem atentos a isto, certamente terão muito que fazer.

Fontes de pesquisa: Webinsider, Blog Intermídias e Webwriting Blog.

Autor

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v). Meu Perfil no Linkedin: Linkedin , Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNet e Siga-me no Twitter @alexsilva2012

Alex Silva

Comentários

3 Comments

  • Trabalho como webwriter e gostei muito do texto, mas discordo da ideia de que: “escrever bem” é a menos importante das habilidades que um webwriter precisa ter.
    Se um bom contéudo não estiver aliado ao escrever bem, o texto não funciona.
    Acredito que as duas coisas devem andar juntas. Sempre!
    Ainda que o conteúdo será o que atrairá o leitor, penso que o webwriter tem obrigação de escrever bem.

  • Olá Teka,

    Agradeço por seu comentário.

    Na verdade você agregou muito com seu ponto de vista, pelo fato de você ser alguém que trabalha na área e isso é muito importante.
    Não discordo de você, o que quiz dizer é que só escrever bem não adianta é preciso conteúdo, como você bem disse as duas coisas devem andar juntas.

    Mais uma vez muito obrigado.

    Abraços,

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