TecnologiaWebwriting

Webwriting

-

Publicidade

A constante evolução da internet, bem como o uso de mídias sociais que, aliás, se proliferam a cada dia, tem trazido ao mercado cada vez mais possibilidades e oportunidades, além de técnicas e ferramentas. Uma delas, por exemplo, é o webwriting.

Mas o que é webwriting?

É um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.

Esta distribuição se dá, por exemplo, pelas diversas camadas de um site, sendo a primeira camada a primeira página e, a segunda camada, as páginas que surgem a partir dos itens do menu principal  e assim por diante, segundo Bruno Rodrigues em Webinsider.

Quem deu a devida importância ao estudo da informação para a mídia digital foi Jakob Nielsen, mais conhecido pela ciência que ajudou a desenvolver, a usabilidade.

Foi Jakob Nielsen que, em março de 1997, publicou em seu site http://www.useit.com o resultado da aplicação de testes voltados para o comportamento do texto no ambiente online. Ao provar que o usuário exige uma boa formatação de texto para a web, ele chamou a atenção para a necessidade do estudo e dedicação à área da informação digital.

Outra pessoa importante neste processo é Crawford Kilian, autor do livro “Writing for the Web”, lançado em 1998, que é considerado o “norte” do webwriting. Desde então, muitos outros profissionais acompanharam a evolução do webwriting.

Quem trabalha com webwriting não fica preso à escrita. Pelo contrário ele se utiliza dos diversos recursos e tecnologias que a rede oferece.

O grande diferencial para quem distribui conteúdo pela internet, está nesta liberdade de escolha. Que vai desde qual plataforma divulgar o conteúdo (site, blogs etc…) à utilização ou não de determinados recursos como: imagens, áudio e diferentes tipos de linguagem. Esta é sem dúvidas a causa do sucesso da Internet e de sua crescente utilização e expansão.

Podemos dizer que o webwriting está em evolução. E a ampliação dos horizontes de trabalho traz ao webwriter novas áreas de conhecimento e de atuação.

Escrever e produzir conteúdo para a internet e mídias sociais, os principais meios de atuação do webwriter hoje, exige muito mais do que “apenas” articular bem as idéias. Na verdade, “escrever bem” é a menos importante das habilidades que um webwriter precisa ter. Antes de qualquer coisa, um bom conteúdo é aquele que gera tráfego, interação, atenção.

Um exemplo é a busca do Google. O Google dispõe de uma grande variedade de ferramentas para marketing de busca e otimização de sites; a mais básica delas é a própria busca, destaca Ian Castro do Blog Intermídias.

Definitivamente a internet é um mar de oportunidades e possibilidades, e aqueles que estiverem atentos a isto, certamente terão muito que fazer.

Fontes de pesquisa: Webinsider, Blog Intermídias e Webwriting Blog.

Alex Silvahttps://wordpress-1301991-4735944.cloudwaysapps.com/author/alexsilva10/
Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v).Meu Perfil no Linkedin: Linkedin, Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNete Siga-me no Twitter @alexsilva2012

3 COMMENTS

  1. Trabalho como webwriter e gostei muito do texto, mas discordo da ideia de que: “escrever bem” é a menos importante das habilidades que um webwriter precisa ter.
    Se um bom contéudo não estiver aliado ao escrever bem, o texto não funciona.
    Acredito que as duas coisas devem andar juntas. Sempre!
    Ainda que o conteúdo será o que atrairá o leitor, penso que o webwriter tem obrigação de escrever bem.

  2. Olá Teka,

    Agradeço por seu comentário.

    Na verdade você agregou muito com seu ponto de vista, pelo fato de você ser alguém que trabalha na área e isso é muito importante.
    Não discordo de você, o que quiz dizer é que só escrever bem não adianta é preciso conteúdo, como você bem disse as duas coisas devem andar juntas.

    Mais uma vez muito obrigado.

    Abraços,

Latest news

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.
Publicidade

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Must read

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you