Sites e profissionais de tecnologia já adotaram o termo consumerização e o usam constantemente, mas você sabe com exatidão o que ele significa? A prática é considerada positiva ou negativa?
Consumerização é o termo dado para o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Simples assim!
Tablets, netbooks, iPhones e Androids agora são usados nas empresas por colaboradores que os levam para o ambiente de trabalho, o que certamente aumenta sua produtividade. Por outro lado, com a prática também surgem alguns riscos. Todos concordam que dados armazenados em dispositivos móveis tem maior probabilidade de extravio e, além disso, esses aparelhos não são operados sob a gestão do departamento de TI da empresa, que perde o controle sobre as aplicações e atualizações de segurança que estão sendo feitas em cada dispositivo, se é que estão sendo feitas né?
A consumerização já é um fato em grandes e médias empresas.
Independentemente do âmbito pelo qual a consumerização é tratada, o fato é que ela existe e já é bem aceita no ambiente corporativo. Em um estudo da empresa especializada em segurança Proofpoint, intitulado Consumerized IT Security and Compliance Survey, 84% dos representantes de organizações entrevistados não consideram a prática problemática.
Já para os empresários que não veem a consumerização com bons olhos, a dica dos especialistas é clara: Em vez de focar a permissão ou não no uso dos dispositivos, a empresa deve concentrar seus esforços no controle e proteção da sua rede. Isso porque, segundo eles, as organizações que não permitirem o uso dos dispositivos pessoais terão suas regras burladas, já que os funcionários o farão da mesma forma.
Nesta pesquisa não foi abordado o tema “Leis Trabalhistas”, que considero importantíssimo caso a empresa queira disponibilizar ou autorizar a consumerização. Atualmente ouvimos diversos casos de ações trabalhistas devido ao uso de smartphones ou tablets que acessam sistemas ou informações corporativas a qualquer hora do dia, caracterizando trabalho fora do expediente norma, ou seja, hora extra.
O que é preciso saber antes de ingressar na era da consumerização?
Observando os aspectos técnicos, de segurança, produtividade e descartando os aspectos legais, a companhia que permitir a consumerização deve montar uma estratégia bem definida de interação entre todos os dispositivos móveis disponíveis, que precisam ter sistemas fáceis de usar e ser funcionais. Além disso, deve focar seus esforços no aprimoramento implementação e disseminação da sua política de segurança de informação, além é claro da proteção de sua rede, que a partir da consumerização será acessada por dispositivos móveis a qualquer momento.
Entendo ser importante frisar que é impossível substituir a interação humana pela digital. Continuar a promover a integração entre os setores e funcionários da empresa é fundamental. Integração é um dos principais fatores de sucesso em qualquer projeto de uma empresa.
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Vinícius Silva
@VipsilvaTI