TecnologiaViva ao serviço!

Viva ao serviço!

-

Se você assistiu ao filme “Piratas do Vale do Silício”, dirigido por Martyn Burke, você deve se lembrar de uma cena emblemática em que Bill Gates, Steve Ballmer (atual presidente da Microsoft) e Paul Allen (dono do time de basquete Portland Trail Blazers) visitam a IBM e propõem o uso de um sistema operacional de disco para ser executado nos computadores da gigante da informática. Gates explica que não quer vender o sistema e sim licenciá-lo para uso. O executivo da IBM, sem titubear, responde: “os lucros estão nos computadores e não nos softwares”. Esta é a principal reflexão deste artigo, caro leitor.

Todo comerciante da área de computação vende hardware, software ou serviço. É fato que o hardware já reinou soberano e muita gente ganhou rios de dinheiro vendendo máquinas. Nos anos 80, a Microsoft provou ao mundo que é possível faturar muito vendendo software. E agora, na virada do século, a turma encabeçada por Sergey Brin, Larry Page, Mark Zuckerberg e outros nerds mostrou ao mundo que o serviço é a bola da vez. Percebe-se hoje, portanto, uma inversão na pirâmide formada antigamente, de baixo para cima, por hardware, software e serviço.

Fortalece esta crença a explosão do software livre. Deixamos de pagar pela licença de uso, é verdade! Porém, temos que contratar gente competente para instalar, dar suporte e manter tudo funcionando a contento. Com a consolidação da computação nas nuvens, cresce ainda o conceito de SAAS (Software as a Service) ou Software como um Serviço. O ciclo de vida pujante do hardware foi curto. Do software, durou um pouco mais e do serviço, não tem previsão para acabar. Viva o serviço!

A cerca do hardware, do ponto de vista da computação pessoal, poucos progressos revolucionários ocorrem atualmente, desafiando até mesmo a famosa Lei de Moore, pela qual o poder de processamento dos computadores dobraria a cada vinte e quatro meses. Já o software tem evoluído progressivamente nos últimos anos. Interfaces bem resolvidas, estratégias inteligentes de validação de dados, interatividade e telas sensíveis ao toque são alguns dos assuntos debatidos entre os cientistas da computação.

Mas, espera aí. Hardware, software e serviço, de boa qualidade, são suficientes para fazer toda a engrenagem funcionar? Na teoria, sim. Na prática, não. Falta um elemento importante no sistema: eu, você, o usuário, o “peopleware”. E ele tem evoluído? Algumas notícias me assustam. Pesquisas apontam que a senha mais comum em muitos sites continua sendo 123456. Ou seja, o elo fraco da segurança dos sistemas web continua sendo o usuário.

Sob outro enfoque, a pergunta é: será que nós, usuários, exploramos tudo o que um software ou serviço tem para oferecer? Uma pessoa que diz dominar uma planilha eletrônica, na verdade, conhece uns dez por cento do que o produto oferece. E o que dizer de um sistema de gestão empresarial? Falta capacitação. Falta conhecimento. É isso, meus amigos. Precisamos evoluir para aproveitar o que o hardware, o software e os serviços têm a nos oferecer.

Luciano Döllhttp://www.institutodoll.com.br
Mestre em Informática Industrial e Bacharel em Informática. Professor Universitário e Consultor de Tecnologia da Informação. Diretor do Instituto Döll de Tecnologia e Educação. linkedin: http://www.linkedin.com/in/lucianodoll twitter: @lucianodoll

Latest news

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação Digital

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação DigitalNo ritmo acelerado do mundo de hoje, a combinação de inovação e empreendedorismo é fundamental para profissionais que desejam gerar impacto nas organizações. Ao longo da minha carreira, passei de funções técnicas para posições de liderança, e, nesse caminho, aprendi como a tecnologia pode ser uma força transformadora nos negócios.

IDCA – A Força Motriz por Trás da Excelência em Infraestrutura Digital

Em um mundo cada vez mais digital, a Infraestrutura Digital robusta e confiável se tornou a espinha dorsal da sociedade moderna. É nesse cenário crucial que o IDCA (International Data Center Authority) se destaca como líder mundial, moldando o presente e o futuro da indústria. Mas o que torna o IDCA tão especial?
Publicidade

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Must read

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you